TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia em Recursos Humanos

Por:   •  16/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA

GESTÃO DE PESSOAS

Tecnologia em Recursos Humanos

ANDRE JUNIO DA SILVA – RA: 6199734015

ELISÂNGELA LOPES RODRIGUES DE ARAUJO – RA: 3095298846

EMILLY OLIVEIRA DE CASTRO SANTOS – RA: 3097319185

SAMUEL XAVIER OCELI – RA: 5432743390

Tutor Presencial: Rosemary de Oliveira Miranda

Tutor a Distância: Juliana Fabricia Bonora

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia III (PROINTER III)

Belo Horizonte – Unidade II

Belo Horizonte

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................2

2  EMPRESA OBJETO DE ESTUDO...............................................................3

3 RELATÓRIO...................................................................................................4

3.1. Necessidades primárias para implantação dos Recursos Humanos.........4

3.2. Cronograma de aplicação...........................................................................5

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................6

REFERÊNCIAS.................................................................................................7

 


1 INTRODUÇÃO        

Chiavenato (2010) afirma que a metodologia de organizar, dirigir, planejar e administrar os recursos com a finalidade de alcançar objetivos define administração, tendo como tarefa básica a realização de maneira eficaz e eficiente por meio das pessoas. Com a valorização do capital humano, através da mudança de visão e tratamento, as empresas perceberam uma vertente para se tornarem competitivas e se destacarem no mercado.

Diante desse contexto observou-se a necessidade de uma estrutura que ofereça aos gestores um suporte para empregar as políticas e práticas fundamentais para administrar talentos, com objetivo de ter colaboradores mais envolvidos e motivados nas decisões da empresa. A área de Recursos Humanos (ARH) é multidisciplinar abrangendo toda organização, sendo uma responsabilidade de linha e uma função de staff.

Organizações focadas no crescimento e desenvolvimento buscam uma moderna gestão de pessoas com mentalidade e discernimento para desenvolver, gerir, monitorar e acompanhar as pessoas, guiando-as com o intuito que cada uma contribuía com suas competências e habilidades no trabalho em equipe.

O principal objetivo deste trabalho é sistematizar com base em uma pesquisa qualitativa a viabilidade da implantação do setor de Recursos Humanos em uma empresa privada, demonstrando sua aplicabilidade.

2 EMPRESA OBJETO DE ESTUDO

Segundo Liebscher (1998) a ferramenta indicada para uma pesquisa qualitativa é o estudo de caso, quando a situação é abstrusa e não aspira quantizar, sendo de natureza social, este processo visa analisar, observar e registrar o convívio entre pessoas e a relação entre sistema e pessoas. Para Yin (1989) o estudo de caso é um dos métodos qualitativos, configurado pela competência de operar com uma diversidade de fundamentos como entrevistas, documentos e observações.

Para realizar o estudo em questão entrevistamos o proprietário e alguns colaboradores, da Transportadora MLA Cargas Expressas, inaugurada em 09 de março de 1995, localizada à Rua Alberto Silva, Nº 131, Nova Floresta – Contagem/MG, visando diagnosticar a área e assim verificarmos o clima organizacional, identificando as insatisfações e demandas, focando nas principais dificuldades para melhorar o ambiente de trabalho. A percepção dos colaboradores adquirida através da experiência em processos, sistemas, práticas, estruturas e políticas em relação à empresa são de extrema relevância. Segundo Chiavenato (2011) o clima organizacional influência o comportamento dos colaboradores pela qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada, tendo relação direta com a motivação.

Com empreendedores experientes no setor de transporte, a empresa cada vez mais vem conquistando espaço no mercado através do planejamento estratégico, ou seja, mais amplo e abrangendo toda a empresa, tornando-se uma empresa qualificada, com base na missão, valores, visão e objetivos da mesma.  Emprega atualmente noventa (90) colaboradores distribuídos em administrativo, operacional, comercial e departamento de pessoal. Visando a valorização do capital humano, bem como ganhar ou manter uma vantagem competitiva em relação à concorrência, identificou-se a viabilidade da implantação do setor de Recursos Humanos.

3 RELATÓRIO

3.1. Necessidades primárias para implantação dos Recursos Humanos.

Com base nos resultados obtidos na pesquisa sobre o clima organizacional, elaboramos um relatório com sugestões de ações e os pontos de atenção identificados para auxiliar a empresa no projeto de implantação do setor de Recursos Humanos.

A empresa possui o departamento de pessoal o qual realiza a parte burocrática entre o colaborador e a empresa, como suporte administrativo, registro de pessoal, processamento da folha de pagamento, admissão e demissão, ou seja, responsável pela legislação trabalhista. Com o atual modelo de gestão, estabeleceu-se um novo binômio “liderança versus colaboração”, sendo imprescindível um setor para cuidar de pessoas, alinhando ações a necessidade diagnostica e ao planejamento estratégico junto à administração, dando suporte a cada setor, qualificando o profissional internamente para superar os desafios da empresa, sendo a Área de Recursos Humanos (ARH) uma aliada na satisfação de clientes e colaboradores e deve ser integrada a área estratégica da empresa segundo Bauer et al (2011).  A Transportadora MLA Cargas Expressas possui tendência de crescimento contínuo e anseio de sobrevivência que requer uma moderna gestão de pessoas, para desenvolver, gerir, acompanhar, monitorar e conduzir as pessoas para o trabalho em equipe.  Em todos os setores foi solicitada uma vasta análise quanto à capacidade de cada colaborador, com programas de cargos e salários. Não houve insatisfação dos colaboradores a respeito do ambiente de trabalho, bem como dos gestores e colegas no setor administrativo, Outro pedido comum entre os setores foi treinamentos, palestras e cursos referentes à capacitação e programas voltados ao crescimento para os colaboradores antigos, pois ficam em desvantagem em relação aos novatos no que se refere à troca de funções. No setor operacional o pedido apresentado pela maioria foi à intensificação à prevenção de acidentes de trabalho e um local apropriado para descanso e lazer para os motoristas enquanto aguardam o próximo carregamento. No setor comercial foi sugerida a criação de políticas de recompensa para aqueles que ultrapassarem a meta do mês, assim incentivando suas competências e habilidades. Outro ponto observado é a necessidade do programa de orientação ao novo colaborador que entra na empresa. Lacombe e Heilborn (2003) afirmam que em uma organização as pessoas estão ligadas aos gestores através de relações subsequentes e ininterruptas do nível mais alto da hierarquia até o mais inferior. Os resultados são obtidos quando há a incorporação dos processos de RH, de acordo com Gramigna (2007), o que torna o ambiente de trabalho um local onde a estratégia da organização e as necessidades humanas são alinhadas, ocorrendo assim troca de experiências e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com