TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teologia e a Política

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

Agora que passou a eleições é o melhor momento para começar o debate sobre política e economia. Sem precisar defender político x ou y, fica mais fácil explicar as coisas.

Tenho estudado a política e economia na esfera cristã, foi uma situação muito interessantes pois a maioria dos argumentos que eu sabia era exatamente contraria com visão bíblica. Caso comum no meio cristão. O primeiro ponto importante é que o cristianismo é contrário a ideologias dos democratas, esquerdistas, progressistas, liberais e etc e do conservadorismo, direita, republicanos e etc que se encontram totalmente fora da visão cristã.

O cristianismo é uma visão completamente diferente da esquerda pois acreditamos que Deus é soberano sobre tudo, e todas as outras áreas da vida são subordinadas por Deus (esferas), tanto o estado, a família, a economia e etc, com isso não tem como o estado ser soberano sobre os povos e assumir o papel de Deus para implantação dos serviços sociais (diminuir a desigualdade), no caso a ideia de ajudar o próximo que a ideologia da esquerda defende teria que partir do indivíduo, pois está escrito que “devemos amar o próximo” e não pagar para o estado amar por nós.

É contra o conservadorismo ou políticas de direita por elas focarem no indivíduo. Meritocracia, realização pessoal, “sonho americano” que também foi transferido para nossa cultura e até a teologia da prosperidade que surgi em meios cristãos deturpados por essa ideologia, vão contra o pensamento cristão que em todas nossas ações devem visar a Deus e não a realização do pessoal de fama, poder e vaidades. Apesar do cristianismo concordar com alguns elementos da direita, isso não quer dizer que os objetivos de ambas são iguais.

E então como funciona? Só existem duas passagens da bíblia que falam sobre o papel do estado na sociedade que são Rm 13.1,4 e 1Pe 2.17, e elas falam sobre o estado ter a responsabilidade de punir aqueles que cometem injustiça e exaltar aqueles que são justo e isso que falta principalmente no Brasil, em provérbios o rei Salomão também fala sobre o problema de cobrar muitos impostos do povo, acarretando num desagrado com a vontade de Deus e por último em 1Tessalonicenses, Paulo exorta o povo para que eles produzam o que eles consomem.

Juntando todas essas informações e fazendo um paralelo com o livro “Chutando a Escada” do economista Chang, percebemos que isso é presente nas sociedades que se desenvolveram e hoje possuem menor desigualdade social. Percebemos que países que investiram em segurança, procuraram produzir o que consomem e diminuíram os impostos da população civil se desenvolveram e assim hoje conseguem aplicar as ideais socialistas em seus governos.

Essas explanações foram bem superficiais e são uma introdução ao pensamento, minhas referências foram “Política Segundo a Bíblia” do Wayne Grudem, “Contra a Idolatria do Estado” do Franklin Ferreia, “Chutando a Escada” do economista Ha-Joon Chang e os pensamentos de Abraham Kuyper, citado por Franklin Ferreira que deve ser aprofundado para quem se identifica com o tema.

Aceito sugestão sobre temas a ser debatido e ser abordado, estou fazendo um paralelo do livro do Chang com o cristianismo. Abraços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com