TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Administração

Por:   •  7/6/2015  •  Seminário  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO SEMINÁRIO DE ATUALIDADES – 2014

UNOESC CHAPECÓ

[pic 2]

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Unidade de Chapecó

Projeto Seminário de Atualidades

Curso: Sistemas de informação

Componente Curricular: Teoria geral da administração

Professor: Charlson José de Albuquerque Maranhão

Jorge Pablo Marquesan Figueira

        

VIOLÊNCIA: AINDA HÁ TEMPO

SCHMITZ, A. R. Trânsito: um palco para a violência. In: Maria da Graça Blaya Almeida. (Org.). A Violência na Sociedade Contemporânea. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010, v. p. 121-137.

        

        Aurinez Rospide Schmitz graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Psiquiatria pela UFRGS. Diretora do Ande Bem - Instituto de Psicologia do Trânsito. Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) e do Núcleo de Pesquisa em Trânsito e Álcool (NEPTA) do Hospital de Clínicas do Rio Grande do Sul (HCPA) /UFRGS. Especialista em Psicologia Clinica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia Psicanalítica IEPP e Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Especialista em Psicologia do Trânsito pelo CFP. Docente no curso de aperfeiçoamento em técnicas para fiscalização do uso de álcool e outras drogas no trânsito brasileiro (SENAD-UFRGS) e no curso tópicos especiais de policiamento e ações comunitárias do projeto "crack é possível vencer" da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça Área de atuação: clínica, trânsito.

No primeiro parágrafo a autora faz uma explanação sobre as violências as quais somos

expostos em nossa sociedade: assaltos, seqüestros, homicídios, o trafico de drogas e de armas, o que certamente, nos trás um sentimento de total insegurança.

        A mesma apoiou os estudos de sua obra, nas pesquisas da psicologia do trânsito e no Código de Trânsito Brasileiro. O enfoque teórico da obra é violência no trânsito: relações, histórias de vida, direitos e deveres. O que nos remete a violência no trânsito? Que medidas preventivas podem tomar para melhorar? Todas as emoções que são liberadas pelos condutores. A agressividade inata que os seres humanos evidenciam e como controlá-la.

Trata-se em síntese dos direitos e deveres dos cidadãos em relação à violência contra a vida.

O trabalho realizado pela psicóloga nós leva a uma reflexão sobre a participação dos seres humanos na violência que ocorre no tráfego e sobre a valorização da vida, bem mais precioso que temos. Ela afirma que o trânsito tem como principal característica a mutação, está em constante movimento, nunca as mesmas pessoas ou trajetos e nunca os mesmos horários. Por tal motivo, torna-se mais árduo controlar a violência que a todo minuto presenciamos.

        Atualmente, o trafego é um dos maiores agentes de violência e morte no Brasil. A agressividade inerente aos homens, leva a uma constante preocupação. O carro nas mãos de uma pessoa sem equilíbrio emocional, em um nível de stress elevado (o que ocorre com freqüência, devido ao fluxo vertiginoso de nossa vida atual) transforma- se em uma arma letal.

        Nas considerações finais a psicóloga evidência os traumas, as tragédias e as conseqüências da irresponsabilidade no trânsito. Enfatiza a necessidade do apoio psicológico, da conscientização e da educação. Ela afirma que encarar os acidentes de trânsito como fatalidades, somente nos distancia das soluções do problema.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (189.9 Kb)   docx (93.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com