TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria e Metodologia da Natação e Atividades Aquáticas

Por:   •  18/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO: Educação Física – Licenciatura e Bacharelado                                

DISCIPLINA: Teoria e Metodologia da Natação e Atividades Aquáticas        

Trabalho Exercícios Educativos para o Nado Crawl e Costas

Cada aluno deverá desenvolver 3 atividades para cada uma das fases necessárias ao desenvolvimento do Nado Crawl e Costas - Posição do Corpo, Ação dos Braços, Ação das Pernas e Respiração. Utilizem os livros e materiais disponível na biblioteca virtual ou pesquisas na internet.

Nado Crawl

Fase

Correção observada

Atividade

Materiais

Posição do Corpo

Corpo horizontal - cabeça alta. 

  1. O corpo fica ligeiramente imerso na linha da superfície, o aluno segura uma prancha e em decúbito ventral se desloca pela piscina.
  2. Boiando segurando a prancha, o aluno fica imerso na linha da superfície e a cada 5 segundos gira a cabeça para o lado que soltar da prancha o braço. Manter a água na linha da testa.
  3. No raso da piscina e com o tronco inclinado para frente e segurando na borda, o aluno olha para o lado direito e esquerdo, mantendo a água na linha da testa e sem tirar a cabeça para fora da água.

 

Prancha

Ação dos Braços

Levar o braço com o cotovelo muito baixo

  1. Com o espaguete entre as pernas e o tronco, os alunos devem se deslocar na piscina, com a mão se movimento para baixo e ligeiramente para fora para a posição de pegada. Com alguns objetos espalhados na piscina, o objetivo é pegar 3 objetos e trazer para a borda da piscina.
  2. De pé na piscina rasa e com o tronco inclinado, com os braços tocando a beirada da piscina, levando o braço para trás, por dentro da água, até tocar-te a perna com a mão.
  3. Boiando e segurando na borda da piscina, o aluno deve executar a braçada e no final encostando na borda da piscina, importante sempre manter a distância correta, sem deixar o cotovelo muito baixo.

Espaguete

Ação das Pernas

Batida muito no fundo

  1. segurar na borda da piscina e executar as pernadas, fazendo muita espuma e não deixando afundar
  2. Segurando na borda da piscina ainda, utilizar um pullbuoy para executar as pernadas
  3. Segurando uma prancha, execute as pernadas, cada vez que for afundar, voltar a borda da piscina e sair novamente.

Pullbuoy, prancha

Respiração

Respirar a cada braçada

  1. Segurando na borda da piscina e o aluno executa o movimento dos braços e a cada duas vezes que executar o movimento do braço virar para o lado da braçada e respirar.
  2. O aluno segura na beira da piscina, submerge e executa um salto ao sair com a cabeça da água, respira e desce novamente. O aluno deve ficar por 10s submergido, para poder voltar a superfície para respirar, faz uma respiração e volta.
  3. O aluno pega impulso na parede da piscina, executa o movimento do nado Crawl mas com uma variação, tem que bater as pernas sem fazer o movimento dos braços e quando fazer o movimento dos braços, não pode movimentar as pernas. Nadar até chegar na bola que está na beira da piscina no lado oposto. O aluno só pode respirar quando for bater as pernas.


Nado Costas

Fase

Correção observada

Atividade

Materiais

Posição do Corpo

Quadris baixos

1.O aluno deve por espaguete, abaixo dos quadris. Eles devem se deitar tentando estender o corpo, olhando para o céu de maneira relaxada. 

2.Aluno se segura em uma bola na borda da piscina, utiliza o impulso para se deslocar, em decúbito dorsal sem mover as pernas e os braços, o corpo fica ligeiramente imerso na linha da superfície, objetivo é chegar até o fim do impulso, mantendo o quadril na linha da superfície.

3.Os alunos ficam em decúbito dorsal com os braços e pernas abertas, olhando para o teto, sem auxílio de nenhum material.

Espaguete, Bola

Ação dos Braços

Manter o braço contraído

1.Importante do nado costas é compreender o movimento a ser feito. Fora da piscina, executar as braçadas, por ser um movimento diferente, alguns alunos podem apresentar dificuldades. Assim que estiverem prontos, colocar na piscina.

2.Alunos ficam em decúbito dorsal, usarão um espaguete para colocar na região da lombar e dar as braçadas, com ajuda de um colega para se deslocar.

3.Espalhar vários objetos pela piscina, o objetivo do aluno é ir em busca destes objetos no nado costa. Assim que alcançar o objeto, deve-se voltar a borda da piscina, entregar o objeto e ir em busca de outro.

Espaguete, brinquedos.

Ação das Pernas

Movimento de pedalar

1.Alunos ficam em decúbito dorsal, usará uma prancha para segurar e mantendo os braços estendidos, com ajuda de um colega para se deslocar ele dará as pernadas

2.Deitado na piscina em decúbito dorsal, segurando na borda da piscina, o aluno deve bater os pés 1 de cada vez, fazendo muita espuma.

3.Segurando uma prancha, o aluno deve se deslocar na piscina em decúbito dorsal, sem movimentar os braços, apenas as pernas. Na beira da piscina, deve-se dar o impulso com os pés.

Prancha

Respiração

Respirar sempre.

1.O aluno fica boiando na piscina em decúbito dorsal sem executar nenhum movimento, apenas focando na respiração, caso não consiga boiar, pode utilizar um espaguete para auxiliar.

2.No nado costas, o aluno deve respirar quando o braço estiver no ponto mais alto fora da água, e segurar a respiração quanto tempo conseguir, o aluno se desloca pela piscina em decúbito dorsal, segurando uma prancha nas mãos e executando apenas o movimento dos pés, deve respirar, segurar a respiração por 5 segundos e respirar novamente, até o fim da piscina.

3.O aluno deve submergir na piscina, e ir em busca de um brinquedo que se encontra no fundo da piscina, ao encontrar, voltar para a superfície e entregar o brinquedo e ir em busca de outro.

Prancha, brinquedo, Espaguete

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com