TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terceira Idade

Por:   •  6/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

 

Terceira Idade

  Terceira idade nada mais é do que envelhecer com o passar dos anos, ou seja, é uma etapa da vida de todo ser humano, que encontra-se nessa fase da vida chamada de envelhecimento, ou mais popularmente chamada de terceira idade.

   “Envelhecimento é a consequência de alterações, que o ser humano demonstra, de forma característica, com o progresso do tempo, da idade adulta até o fim da vida”. (MEIRELLES, 1997).

  A terceira idade segundo a (OMS) Organização Mundial da Saúde tem seu inicio a partir dos 60 anos de idade.

  O processo até chegar a essa idade chama-se Gerontodologia que estuda o processo de envelhecimento em suas dimensões biológica, psicologica e social.

  1. Aspectos Psicológicos e Sociais da Terceira Idade

A atividade física vem ao longo dos anos mostrando que é o melhor remédio para a terceira idade, tanto no fator físico, quanto no fator psicológico e social, exercícios que estimulam o corpo e a mente ao mesmo tempo tem o poder de dar sentido a vida das pessoas nessa idade. (LIMA, 2000).

Partindo deste principio podemos afirmar que as atividades físicas em grupo contribuem muito no aspecto psicológico de um idoso, dando sentido a sua vida e mostrando que existem vários amigos que estão nessa fase da vida também, mostrando que a terceira idade, pode ser sim chamada de a melhor idade, a idade que tem pessoas alegres e gratas a Deus por ter chegado a tal. (LOPEZ E CIANCIARULLO,1999)

  1. Saúde na Terceira Idade

É visível que exercícios físicos regulares aliados a uma mudança de hábitos tem o poder de melhorar componentes funcionais de uma pessoa, tais como independência e autonomia que nessa fase da vida são essenciais. (ANSARAH E GOBBI,1992)

Além disso como já foi citado anteriormente a atividade física além de contribuir com a saúde da terceira idade, também contribui em aspectos sociais e psicológicos.

Logo se chega a conclusão que a saúde na terceira idade vai muito além de exercícios físicos, porque ela está direcionadamente ligada a vida em si, ou seja, a saúde na terceira idade se dá 24 horas por dia e não somente em alguns minutos de exercícios durante a semana!

É evidente que os exercícios físicos ajudam e muito, mais a motivação em de simplesmente sentir que ainda pode fazer alguma coisa e seja isso um exercício ou um conselho de vida ao seu educador físico que com certeza é na maioria das vezes muito mais jovem, tem o poder de estimular a vida e quando falo vida, falo da saúde 24 horas por dia de uma pessoa que se encontra na terceira idade, ou seja, saúde nessa fase da vida não é simplesmente exercício, e sim um conjunto diário de pequenas coisas que motivam uma pessoa que se encontra na terceira idade, que pode ser com toda a certeza do mundo a melhor fase da vida de uma pessoa.

1.3- O Exercício Físico na Terceira Idade

Partindo do principio que saúde na terceira idade não está diretamente ligada somente a exercícios físicos, podemos considerar que as atividades de lazer e a convivência em grupo tem grande importância nessa fase da vida. (LOPEZ e CIANCIARULLO, 1999)

É claro que os exercícios físicos são e muito indicados a terceira idade, principalmente os de ganho de força, porém esses exercícios podem ser passados de uma forma dinâmica e ao mesmo tempo correta, o que quero dizer é que o momento do treino nessa idade deve ser uma coisa prazerosa e não uma obrigação, deve-se ao mesmo tempo em que estimulam a força, estimular a volta e a continuidade do idoso aos treinos, assim ele terá resultados tanto físicos quanto psicológicos e sociais juntos, partindo do principio que o treino tem ao mesmo tempo seriedade e lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com