TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terra

Seminário: A Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Seminário  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

A Terra

De todo o Sistema Solar, nosso planeta é o único a manter as formas de vida como as concebemos. As condições da Terra se equilibram harmoniosamente, permitindo que os seres vivos se alimentem e respirem, desenvolvendo-se, vivendo e multiplicando-se.

Uma vez rompidas essas condições, é impossível a ocorrência de vida. Como exemplos, podemos citar os desertos, que, contudo, ainda não estão totalmente desprovidos de condições vitais, e as águas poluídas, onde a vida pode tornar-se completamente ausente.

A distância entre a Terra e o Sol é um dos fatores necessários para a ocorrência da vida. Fosse menor esta distância, e o excesso de calor não permitiria que a vida existisse. O oposto, ou seja, se a distância fosse muito grande, o calor do Sol não seria suficiente para aquecer o nosso planeta o necessário para o surgimento da vida, que depende, ainda, de muitas outras condições.

A Terra mede 12.757 quilômetros de diâmetro; mantém uma distância média de 149 milhões de quilômetros do Sol; completa um giro em torno do seu eixo em 23 horas, 56 minutos e 4,095 segundos, arredondados para 24 horas, movimento este chamado de rotação. O movimento de translação (em redor do Sol) é completado em 365 dias e um quarto. Como o ano é de 365, a diferença de um quarto é compensada de quatro em quatro anos com um dia de acréscimo. É o ano bissexto, de 366. Bissexto quer dizer duas vezes seis.

A superfície da Terra é de aproximadamente 510.000.000 Km². Cerca de três quartos são ocupados pelos oceanos.

A órbita da Terra (distância que percorre em um ano) é de aproximadamente 965 milhões de quilômetros, e ela o faz à razão de 29,8 quilômetros por segundo.

Nosso planeta possui apenas um satélite natural, a Lua.

O Sistema Solar compõe-se dos seguintes planetas, em ordem de distancias: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com