TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tradição Do Mito

Ensaios: A Tradição Do Mito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

Mito como forma de conhecimento.

O mito é considerado como forma de conhecimento no sentido religioso, de origem do mundo, sobre os fenômenos da natureza e a vida do ser humano.

Quando surgiu e durante muito tempo era considerado por todos, uma verdade total, desta forma era um exemplo de conduta, todos tinham plena confiança no que era dito.

“Um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem a narrativa como verdadeira porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador”. (CHAUÍ 2002, p. 35).

Finalidade do mito.

Por finalidade o mito tem a descrição, a lembrança, explicar as origens do homem e do mundo e traduzir o jeito como as pessoas ou civilizações explicam o sentido da existência. Na época foi uma forma de responder as perguntas da população. O desejo de saber de onde as coisas vieram e de que jeito foram criadas. Uma forma de tranqüilizar suas idéias mostrava a ira dos deuses como uma forma de castigar, provocando certo medo e, como conseqüência, respeito aos que ocupavam posições mais elevadas.

Mito nos dias atuais.

Atualmente com os meios de comunicação algumas personalidades (artistas, políticos, esportistas), são transformadas em mitos, trabalhando os desejos e os anseios inconscientes e primitivos do ser humano.

Um casal de atores que serve como modelo exemplar é Tarcísio Meira e Glória Menezes, não é possível falar sobre um, sem que se lembre do outro. Eles são exemplos de beleza, de status e de sucesso na vida profissional e pessoal; na vida a dois, eles tem uma união sólida, quase como em um conto de fadas. Por isso os cito em meu trabalho como exemplo de mito, não só individualmente, mas, como casal. O casal tornou-se um exemplo de casamento feliz, o ideal. Com certeza eles devem ter tido dificuldades ao longo da vida a dois, mas estão aí, juntos, passando para nós; que o amor, o carinho, o respeito, o companheirismo e o romantismo não acabaram com o passar dos anos.

Na sociedade atual os valores sociais e morais estão "fora de moda”. Hoje em dia e cada vez mais, as pessoas dão menos valor a quem esta ao seu lado e as pessoas se separam com as primeiras dificuldades, não dão valor a família e se preocupam somente com o “eu”.

“Quando fui receber o prêmio em Cannes pelo filme O Pagador de Promessas, ele, aqui do Brasil, me mandou um telegrama com flores onde estava escrito: volte, volte, volte...”. (GLORIA MENEZES).

conclusão

O mito pretende explicar o mundo ou a realidade absolutamente, sem necessidade de provas, podemos dizer que foi a primeira tentativa de explicação do real.

Ainda hoje necessitamos “ler o mundo”, na atualidade os meios de comunicação são parecidos com os antigos poetas, transformam pessoas em mitos.

REFERÊNCIAS

http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI75129-9531,00.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com