TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização da Robótica Educativa nas Escolas Publicas

Por:   •  26/9/2016  •  Artigo  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

A utilização da robótica educativa nas escolas públicas.

Giuliane Anelize Pereira Duarte | Universidade Federal de Santa Catarina | giulianeanelize@gmail.com

Luciana Bolan Frigo | Universidade Federal de Santa Catarina | luciana.frigo@ufsc.br

Eliane Pozzebon | Universidade Federal de Santa Catarina | eliane.pozzebon@ufsc.br

 

O artigo propõe descrever o uso da robótica como ferramenta de ambientação e inserção da programação para alunos do ensino médio de escolas públicas, utilizando como auxilio o programa Lego da Mindstorms. As oficinas são ministradas por acadêmicos participantes do projeto Meninas Digitais – Regional Sul da Universidade Federal de Santa Catarina.

O objetivo inerente do artigo é esclarecer a função e a importância da robótica educativa como meio de aprendizado para os alunos já imersos neste mundo de tecnologia. Ajudando-os a desenvolver habilidades importantes como a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, desenvolver uma lógica sequencial na programação e na construção dos robôs, estabelecer relações com práticas ligadas a assuntos que já fazem parte do seu cotidiano e obter conclusões.

Os kits de robótica programável  Lego da Mindstorms são de fácil manuseio, ajudam a despertar a criatividade e o lúdico do usuário. A linguagem de programação em blocos(linguagem de programação pré definida) é de fácil compreensão, requer apenas uma lógica sequencial, específica para a área educacional e para iniciantes em programação.  

É importante ressaltar que aulas interativas atraem mais o interesse dos alunos, a partir da robótica eles conseguem ver em equipamentos físicos o que lhes é dado na teoria; professores podem desfrutar da robótica também como ferramenta demonstrativa para experimentos de física, matemática, geografia, etc.

Portanto, a robótica permite que os alunos passem a pensar de uma forma mais sistemica. Desse modo, despertar possivelmente seus interesses por áreas voltadas à engenharia e tecnologia, muitas vezes pouco exploradas nas instituições de ensino.  

Palavras-chaves: Robótica, tecnologia, educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com