TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MULHER NO AMBIENTE DE TRABALHO ATUAL

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

A MULHER NO AMBIENTE DE TRABALHO ATUAL

Para abordar este tema é necessário pensar nas dificuldades que as mulheres passaram para chegar onde chegaram. Por décadas elas sofreram preconceito diante de diversas situações, visto que antigamente quase todo trabalho era visto como que exclusivamente masculino.

A introdução da mulher no ambiente de trabalho foi durante a revolução industrial, tendo em vista que as mulheres aceitavam salários inferiores aos dos homens, porém com as mesmas funções. Por consequência elas se sujeitavam a jornadas de trabalho de 14 a 16 horas por dia em trabalhos que muitas vezes eram prejudiciais à saúde. Além destes pontos mencionados a mulher ainda deveria cuidar dos afazeres domésticos e dos filhos.

A legislação brasileira hoje assegura a mulher segurança e liberdade perante a sociedade para que ela possa exercer seus direitos e obrigações. É fácil perceber a importância da Constituição Federal de 1988, que confere igualdade entre os gêneros em todos os níveis, inclusive na questão do trabalho.

O direito do trabalho da mulher atualmente estimula a igualdade legal entre os gêneros, apenas admitindo diferenciação onde ela, de fato, tem lugar, como nos casos de diferenças biológicas entre os sexos, a maternidade e as diferenças sociais, nas situações em que a mulher é discriminada, e a lei procura coibir esta mesma discriminação.

Embora tenham ocorrido mudanças significativas, ainda é possível ver hoje cargos em que é raro ver mulheres atuando, ainda é possível ver que a mulher é desvalorizada, em especial ao observar mulheres que exercem o mesmo cargo e função que um homem porem com um salário inferior.

Hoje, o que se busca é a promoção da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho entre homens e mulheres. Não há como negar que ainda existem inúmeras barreiras a serem rompidas, porém podemos ter uma visão otimista, que se justifica pela grande influência que a mulher já possui na sociedade e no mercado de trabalho atual, desta forma elas poderão ter ainda mais destaque nas relações trabalhistas e vencer os preconceitos através de sua capacidade laborativa que é independente de gênero. Afinal, com a igualdade, não são só as mulheres que ganham, mas todos, que de forma direta ou indireta todos somos afetados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com