TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida Por um Fio

Por:   •  24/8/2016  •  Dissertação  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

A vida por um fio

Cogita-se, com muita frequência sobre os perigos da eletricidade, dentre seus riscos que podem causar morte dos trabalhadores e das pessoas ao seu redor. Mais afinal do que se trata a nr10 ? Esta norma tem como natureza a regulamentação dos serviços que implica eletricidade como suas ameças,com a finalidade de garantir o bem estar e proteção dos envolvidos expressamente ou indiretamente nesta atividade e serviços, aplicada em edificações residenciais e prediais como casas e prédios, instalações da rede pública de energia entre outros.

Com a implementação desta norma em dezembro de 2004,logo surgiu a necessidade de melhoria da mesma, pois ainda se era notável perceber que inúmeros acidentes continuavam a ocorrer depois do seu lançamento, principalmente após a privatização do setor elétrico no país, visto que as empresas passaram a terceirizar serviços, contratando trabalhadores que nem sempre possuíam qualificação ou o treinamento adequado. Outro fator são as tecnologias, que foram surgindo com o passar do tempo.

No que tange quanto aos risco que estes profissionais estão expostos durante seu trabalho, pode citar-se por exemplo situações que podem colocar em perigo a vida destas pessoas e das ao redor como um risco de queda, risco no transporte com equipamentos, ataque de insetos, riscos de choque elétrico etc. Entretanto estes perigos são acompanhados de acontecimentos que envolvem condições poucos prováveis de ocorrerem, pra profissionais já experientes na área, sejam de distração, sejam de erro humano, mesmo em baixas tensões a eletricidade poderá vir a causar danos ao trabalhador como em sua saúde e completude.

Além disso as instalações elétricas realizadas no local de trabalho dos mesmos deverão oferecer condições suficientes pra realização, uma vez para que exerçam as atividades programadas.Com isso são utilizados equipamentos de proteção individual e coletiva a fim de protege-los dos perigos os quais a eletricidade possui. Todavia para proteção coletiva (EPC’S) são empregados a banqueta isolante, manta isolante, tapete isolante, dentre outros, seguidos da demarcação da área a ser trabalhada, em contrapartida os trabalhadores se utilizam de EPI’S que visão sua proteção individual, os EPI’S são usados como última forma de proteção, isto quando não se e possível reduzir ou acabar com o perigo, norma disposta na NR 06.

Em menção dos fatos mencionados pode-se mencionar a importância da NR10 na legislação e segurança do trabalho bem como que atualmente se e possível perceber mudanças nos profissionais sendo forma positiva, pois estão preocupados com a segurança seja do próprio ser humano ,como do grupo envolvido na atividade de elétrica. Fator que se deve também ao avanço das tecnologias como citado anteriormente, bem com uma fiscalização mais rigorosa por parte das empresas e a própria atualização da norma visando a criação de ambientes mais saudáveis e protegidos pro trabalhado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com