TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A classificação de processos de corrosão

Seminário: A classificação de processos de corrosão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Seminário  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo da corrosão de superfícies é necessário para a solução de problemas de peças e equipamentos. Ter o conhecimento dos tipos de corrosão existentes, compreender suas causas é importante para se saber que medidas devem ser tomadas para prevenir a sua ocorrência ou minimizar os impactos gerados.

Classificação dos processos de corrosão

Corrosão Eletroquímica: Este tipo de corrosão metálica ocorre na presença de água. Nesse processo corrosivo estão envolvidos um condutor (metal) e um condutor iônico (eletrólito) em uma solução, tendo assim a formação de uma pilha com a circulação de elétrons na superfície metálica.

Corrosão Química: Esse processo de corrosão é também conhecida por oxidação. Ela acontece quando existe a ação de um agente químico sobre a superfície metálica. Nesse mecanismo de corrosão não há a necessidade da presença de água nem da troca de elétrons de uma superfície para a outra. Esse tipo de corrosão é favorecido em ambientes com temperaturas elevadas.

Corrosão Eletrolítica: Pode ser considerado também um processo de corrosão eletroquímica. Esse tipo de corrosão acontece quando há uma fuga de corrente proveniente de deficiências de isolamentos ou aterramentos.

Principais tipos de corrosão

Corrosão Atmosférica: A corrosão atmosférica acontece quando a superfície do material está exposta ao ar e seus poluentes.

Corrosão atmosférica

Corrosão Galvânica: Ocorre quando um metal está conectado eletricamente a outro metal e ambos estão no mesmo eletrólito. Um dos metais vai ser corroído devido a diferença de potencial de corrosão, sendo o outro protegido. Podemos citar como exemplo o zinco e o ferro, que quando conectados um ao outro o zinco vai ser degradado mais rapidamente por estar transferindo elétrons para o ferro. Por esse motivo é utilizado como metal de sacrifício em cascos de navios, plataformas marítimas, guindastes, etc.

Corrosão por sais e metais fundidos: Ocorre pela dissolução de um metal em outro que está fundido (corrosão por metal fundido) e ataque do sal na estrutura do metal, dissolvendo determinados elementos. A corrosão por sais é encontrada normalmente em tratamentos térmicos realizados em banhos de sais, recipientes de sais fundidos e em usinas de queima de lixo. Já a corrosão por metais fundidos ocorre principalmente em moldes de injeção de metais.

Corrosão por pites: A corrosão por pite normalmente acontece em superfícies metálicas com películas protetoras passiváveis. Ela caracteriza-se pela formação de cavidades no material, conforme pode ser visto na foto abaixo. A foto mostra uma haste polida revestida com uma camada de cromo duro que sofreu um grave processo de corrosão por pite.

Corrosão por pite

Corrosão por frestas: Esse tipo de corrosão acontece em frestas nas quais a solução consegue penetrar. As condições estagnadas e o empobrecimento em oxigênio favorecem o enriquecimento em íons cloreto, que conseguem romper a camada passiva.

Corrosão por frestas. Na foto acima a tela de proteção encostada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com