TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contribuição do lúdico para a construção de conhecimento e prática de ensino de crianças

Tese: A contribuição do lúdico para a construção de conhecimento e prática de ensino de crianças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Tese  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 7

Contribuição do lúdico na construção do conhecimento infantil e na prática docente

Aline Ferreira de Andrade

Faculdade de tecnologia equipe Darwin departamento de pós-graduação contribuições do lúdico na construção do conhecimento infantil e na prática docente Aline ferreira de Andrade Brasília, 2012 contribuições do lúdico na construção do conhecimento infantil e na prática docente Aline Ferreira de Andrade, Angélica Crispim.

Resumo

O trabalho desenvolvido tem como intuito análise de como as atividades lúdicas favorecem a construção do conhecimento das crianças na educação infantil e também a contribuição de tais estratégias à prática educativa. Sendo assim, permeia os estudos e estratégias psicopedagógicas que fazem o uso de brincadeiras para a condução do processo educativo e, por conseguinte o estudo de particularidades dos indivíduos que auxiliam na produção do conhecimento de maneira mais consistente e atrativa. São citados alguns objetos influenciadores do processo bem como, a interação social da criança com o meio, as influencias culturais e emocionais e prevenção de dificuldades. Trata-se, portanto, de um estudo com alternativas significativas ao trabalho docente por promover aos professores da educação infantil um embasamento necessário à prática educativa que considera os sujeitos da aprendizagem como seres únicos e dotados de saberes específicos.

Palavras-chave: Aprendizagem. Prática docente. Lúdico. Educação infantil.

ABSTRACT The work has as objective analysis of how the play activities favor the construction of knowledge of children in kindergarten and also the contribution of such strategies for educational practice. Thus, studies and permeates psychopedagogical strategies that make use of play for driving the education process, and therefore the study of special individuals of which assist in the production of knowledge more consistently and attractive. Some objects are cited as well as influencing the process, the child's social interaction with the environment, cultural influences and emotional difficulties and prevention. It is, therefore, a study with meaningful alternatives to promote the teaching of early childhood education teachers need a foundation for educational practice that considers the subject of learning as beings endowed with unique and specific knowledge. Keywords: Learning. Teaching practice. Play. Preschool.

Graduada em Pedagogia pela Faculdade UNIMONTES. Especializanda em Educação Infantil pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin. Professora orientadora. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas.

Introdução

Estudos psicopedagógicos retratam contribuições que o lúdico pode propiciar ao processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Busca-se dessa maneira, uma análise sobre as reais contribuições que os jogos e brincadeiras podem proporcionar ao avanço da aprendizagem no início da vida escolar das crianças, afinal, sabe-se que nesse período é possível encontrar muitas dificuldades quanto aos métodos de ensino e também quanto à assimilação pelas crianças dos esquemas de aprendizagem.

Objetiva-se, portanto, um estudo de meios capazes de favorecer a uma aprendizagem significativa e prazerosa, capaz de promover a construção de aspectos reflexivos e críticos, além de possibilitar ao educador a elaboração de uma proposta didática eficaz.

O trabalho realizado além de pretender analisar as contribuições do lúdico no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil, busca também promover um ensino natural e prazeroso, promover por meio da atividade lúdica fatores diagnósticos do nível de aprendizagem ou de eventuais dificuldades de aprendizagem e proporcionar novas experiências afetivas, social e cognitiva, tudo dentro de uma perspectiva psicopedagógica, portanto, os relatos giram em torno de como o uso das atividades lúdicas podem contribuir para a produção do conhecimento. Verifica-se a possibilidade da utilização de tais procedimentos didáticos fornecerem um embasamento teórico para uma prática envolvente, natural, que permita o desenvolvimento da autoconsciência do educando, a interação social, além de outros como o cognitivo e afetivo. Para tanto, são citados alguns autores da psicologia do desenvolvimento humano que realizaram estudos e experimentos envolvendo brincadeiras durante o processo de ensino-aprendizagem em uma visão interacionista e socioconstrutivista. Complexiodade da prática docente na educação infantiu.

Muitos estudos já desenvolvidos relatam dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem, e uma dessas dificuldades estão voltadas para a complexidade e dinamicidade do processo de ensino em si no qual exige o trabalhar individual com os sujeitos da aprendizagem.

Contudo o trabalhar individual aqui referido não se trata de dar atenção como uma mãe assim o faz, mas conhecer melhor o aluno, afinal, sabe-se que os indivíduos não são homogêneos quanto à absorção do conhecimento, pois cada um carrega uma particularidade necessária à compreensão do que lhe é ensinado. No início da vida escolar das crianças torna-se, portanto, essencial a transmissão do conhecimento de acordo com a capacidade individual, conquanto que o profissional seja capaz de produzir um ambiente propicio a apresentação do “novo” de forma agradável e prazerosa respeitando as necessidades particulares. Contudo, é notório que muitos profissionais da Educação Infantil muitas vezes encontram dificuldades na elaboração do seu método de trabalho por não detectar tais particularidades e consequentemente não saber posicionar as crianças frente ao objeto de estudo. Acaba que a execução do seu trabalho torna muito mais complexo para si próprio do que para o aprendiz. Em vista disso, é fundamentalmente necessário que os docentes da Educação Infantil busquem alternativas que promova no seu método de ensino a eficácia do trabalho desenvolvido. Para (Caiado, 2011): A criança tem um jeito próprio de encarar novas etapas que vão surgindo em sua vida. Muitas vezes pais e educadores encaram esses acontecimentos com maior dificuldade que a própria criança que está passando por determinada vivência. O ideal é que o professor tenha algumas atitudes, estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com