TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cultura de segurança

Artigo: A cultura de segurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  Artigo  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

A cultura de segurança

Em nossa vida os aspectos de segurança são muito presentes, desde o nascimento, quando os pais promovem para as crianças um ambiente confortável e seguro. Um berço confortável com proteções laterais e com mosquiteiros, carrinhos de bebê com cintos, presilhas e proteção contra os raios solares. Essa é uma postura intuitiva dos pais para a proteção e difusão da cultura de segurança na mente de seus filhos segue por toda a vida, com frases clássicas do tipo: “Desce daí menino, você pode cair e se machucar”, “não corra na escada, use o corrimão”, “cuidado com a faca, você pode se cortar”, “olhe para os dois lados ao atravessar a rua”, “Não use drogas”, “ande em boa companhia”, “dirija com cuidado, vá devagar, use o cinto de segurança”, dentre outras centenas de expressões que demonstram a necessidade de nos mantermos seguros.

Outro aspecto importante é evidenciado pela expressão que todos os pais difundem entre os irmãos, “Cuide de seu irmão”. Essa atitude procura imprimir um reforço positivo em nossa cultura, que é capaz de desenvolver nas pessoas a capacidade de perceber quando o outro necessita de nós.

Manter-se seguro, e manter nossos pares seguros, são fundamentos ensinado pelos pais ao redor de todo o mundo para garantir que seus filhos estarão sempre bem, mesmo fora dos olhares de seus pais. Certamente, quando nos tornamos pais, praticamos isso intuitivamente.

Na vida profissional esses aspectos também estão muito presentes, existe uma enormidade de leis, procedimentos, programas de conscientização e orientações diárias quanto aos diversos aspectos em que a segurança deve ser observada no ambiente de trabalho. Contudo, apesar dos fundamentos de segurança, estarem impressos na vida das pessoas desde muito cedo, muitas vezes são negligenciados no dia a dia, tanto no ambiente doméstico quanto no ambiente profissional.

Promover a cultura de segurança trata-se de um esforço para resgatar na mente das pessoas os fundamentos apreendidos, criando gradativamente um processo em que os trabalhadores se comportem de maneira segura, simplesmente por ser a coisa certa a se fazer. O que se deseja no ambiente profissional é que o comportamento seguro se transforme numa forma de agir incorporada ao cotidiano dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com