TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional como um diferencial competitivo para as empresas

Seminário: Comportamento organizacional como um diferencial competitivo para as empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Seminário  •  4.422 Palavras (18 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 18

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA AS ORGANIZAÇÕES

JOÃO PAULO GONÇALVES DE ARRUDA

Psicologia Organizacional

Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ

Professor (a) Orientador: Me. Marcos Alexandre Lima de Oliveira

Resumo: O presente artigo tem como tema o comportamento Organizacional, Onde este é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Este artigo trata das diferentes maneiras de fazer com que as pessoas através da obtenção do conhecimento possam influenciar no comportamento da organização, levando-a a ter um diferencial competitivo. Foram utilizados para fazer essa pesquisa livros de autores renomados, textos clássicos e artigos que tratam da abordagem do comportamento humano nas organizações. O trabalho foi elaborado com o objetivo geral de explorar os principais comportamentos organizacionais, relacionando-os com o desempenho profissional e a satisfação dos colaboradores no exercício de suas tarefas.

Palavras-chave: Comportamento Organizacional. Motivação. Desempenho Profissional.

Abstract: This article focuses on the behavior Organizational Where this is the field that investigates the impact that individuals, groups and structure have on behavior within organizations for the purpose of using this knowledge to improve organizational effectiveness. This article discusses the different ways to get people through the acquisition of knowledge may influence the behavior of the organization, leading her to have a competitive edge. We used to do this research books of renowned authors, classical texts and articles dealing with the approach of human behavior in organizations. The work was developed with the aim of exploring the main organizational behaviors, linking them with professional performance and employee satisfaction in performing their tasks.

Keywords: Organizational Behavior. Motivation. Work performance.

1. INTRODUÇÃO

Hoje estamos vivendo em um mercado onde existe um alto grau de competitividade, onde ter uma vantagem competitiva é um passo a frente das outras organizações. As organizações precisam saber da importância das pessoas e das necessidades de gerenciar de maneira constante os processos de mudanças através de um novo comportamento organizacional.

Essa mudança ocorre de forma acelerada e desenfreada, o que é característico do mundo globalizado, onde o mundo exige cada vez mais respostas rápidas a seus questionamentos. Então a um mundo dinâmico e em constante desenvolvimento encontram-se as organizações, que estão diretamente ligadas a tais mudanças, produzindo e satisfazendo as necessidades do mundo globalizado, necessidades nas quais estão sempre mudando e tornando-se cada vez mais complexas e que cada dia torna-se mais competitivo.

Hoje a perspectiva deve ser mais voltada para o lado humano, visto que as empresas começam a agregar valor ao capital humano. Dessa forma, deixou-se de pensar mais no capital financeiro e passou-se a dar mais atenção ao capital intelectual, utilizado hoje como importante elemento de competitividade nas empresas.

Sendo assim, as organizações começam a entender a importância de se investir no capital humano para o seu crescimento, deste modo para se estudar o fator humano, é necessário conhecê-lo, saber lidar com pessoas diferentes, saber se relacionar e se comunicar com elas. Para tal façanha, é necessário compreender o comportamento humano como meio de se alcançar a eficiência e eficácia das empresas.

O estudo de indivíduos e grupos em organizações é definido como comportamento organizacional, esse comportamento organizacional pode-se dizer uma contínua interação entre pessoas e empresas que se influenciam de modo que o comportamento organizacional está relacionado com a forma como as pessoas reagem, ou se comportam no trabalho.

O comportamento organizacional é uma área que trata do comportamento individual, isto é de tópicos como personalidade, atitudes, percepção, aprendizado, motivação. Além disso, o comportamento organizacional também está relacionado com o comportamento grupal, incluindo normas, papéis, construção de equipes e conflitos. O comportamento organizacional é uma área do conhecimento humano importante para o entendimento do funcionamento das organizações, focando no estudo das ações e atitudes humanas, com a intenção de obter produtividade, diminuir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Segundo Chiavenato, há três níveis diferentes de comportamento nas organizações que podem ser explorados, a macroperspectiva do comportamento organizacional que discute, o comportamento do sistema organizacional como totalidade, tem também a perspectiva intermediária do comportamento organizacional no qual aborda o comportamento de grupos e equipes na empresa, e por fim o microperspectiva do comportamento organizacional que trata do comportamento individual de cada colaborador ao trabalhar sozinho na corporação.

O Comportamento Organizacional é uma área interdisciplinar que utiliza conceitos oferecidos por várias ciências sociais, recebe contribuições de várias áreas:

Começando pela contribuição da Psicologia, onde prioriza o estudo sobre alguns aspectos como a fadiga, aprendizagem, percepção, personalidade, emoções, treinamento, eficácia de liderança, necessidades e forças motivacionais, satisfação no trabalho, processos de tomada de decisão, avaliação de desempenho, mensuração de atitudes, técnicas de seleção de pessoal, estresse profissional.

Contribuições da Sociologia, que vem abordando sobre o comportamento dos grupos dentro das organizações. Contribuições sobre dinâmica de grupo, desenho de equipes de trabalho, cultura organizacional, poder, comunicação e conflitos.

Contribuições da Psicologia Social, que atua na área de mudança, entendimento e mudança de atitudes, padrões de comunicação, processo de tomada de decisão em grupo.

Contribuições da Antropologia, focando entender as diferenças nos valores, atitudes e comportamentos fundamentais entre povos de diferentes países ou de pessoas em diferentes organizações, sobre cultura organizacional, ambiente organizacional.

Contribuições das Ciências Políticas, como um olhar sistêmico na estruturação de conflitos, alocação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com