TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia do gerenciamento de risco

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE RISCO

RESUMO

Para a construção desse trabalho foi realizada um estudo sobre a importância do gerenciamento de risco. O objetivo foi reconhecer os riscos que aparecem nas organizações em geral e mostrar a relevância do correto gerenciamento destes riscos para um crescimento continuo, de modo que os riscos não a afete, e caso isso venha ocorrer os impactos sejam os menores possíveis. A pesquisa foi realizada em pesquisa a vários trabalhos sobre o tema, bem como algumas publicações de profissionais que dominam o assunto. O Trabalho proporcionou um considerável crescimento e ampliou a visão no que tange ao conhecimento dos riscos e com certeza será de grande valia conhecer mais do assunto.

PALAVRA - CHAVE: Gerenciamento; Riscos; Organizações.

INTRODUÇÃO

A gestão de riscos deixou de ser, há muito tempo, uma novidade aos líderes empresariais. Nunca se falou tanto em riscos nas organizações e já é muito improvável encontrar um individuo que não tenha pelo menos noção dos estragos que possam ser causados à sua organização por um tratamento mal feito de situações potencialmente perigosas, podendo ser de natureza financeira, operacional ou estratégica. Em meio a uma onda de regulamentações pró-governança corporativa e de preocupações crescentes com a sustentabilidade dos negócios, a maneira como as organizações gerenciam seus riscos passou a incidir diretamente nas decisões de investidores e no potencial de geração de valor aos acionistas. Sendo assim se pode compreender o crescente esforço em se prover informações precisas sobre os pontos críticos do negócio e principalmente sobre o modo como são administrados. Agora, com a importância do risco já incorporada nas mentes e ações daqueles que definem as estratégias das organizações, uma nova visão sobre o tema começa a se delinear. Pessoas ligadas à gestão de riscos mostram, em todo o mundo, que já chegou o momento de se dar um novo passo para se atualizar em relação às exigências de um mercado em constante mudança.

Entretanto uma nova visão traz para as organizações o desafio de aprimorar a maneira pela qual elas identificam, avaliam e tratam os seus riscos. Como saber se um risco representa uma oportunidade efetiva ou um perigo gigantesco às metas estabelecidas. A necessidade de melhorar os parâmetros de avaliação de riscos está na ordem do dia, especialmente quando se tratam dos chamados riscos não financeiros aqueles que envolvem aspectos operacionais e estratégicos.

A inteligência no tratamento dos riscos requer hoje, que novas ferramentas de gerenciamento ofereçam agilidade e precisão. O processo de gerenciamento de riscos deve estar suportado por ferramentas que possibilitem o estabelecimento de critérios para classificar a natureza do risco e a identificação de quais áreas da organização ou que processos de negócios abrigam esses riscos. Para estruturar uma política de gerenciamento de riscos adequada, a organização necessita ter acesso a uma ampla base de dados, que reúna o que existe de mais atualizado sobre as melhores práticas no tratamento de riscos. O gerenciamento de risco é além de uma alternativa, mas sim um fator primordial para minimizar os mais diversos contratempos encontrados quando se deseja ter um custo beneficio satisfatório.

1 ATIVIDADES ASSOCIADAS A RISCOS

As atividades associadas ao risco podem ser dividas em duas vertentes, técnicas e gerenciais.

• Gerenciais: São as que estão ligadas diretamente ao planejamento e ao processo como: planejamento, organização, seleção de pessoas, controle, direção, garantia da qualidade e gerência da configuração.

• Técnicas: Atividade que influencia tanto no processo como no produto e englobam: requisitos, códigos.

1.1 PROPRIEDADES DE RISCO

Os riscos podem também ser divido em quatro propriedades principais para melhor os caracterizar, probabilidade de ocorrência, impacto, proximidade e acoplagem.

1.1.1 Probabilidade de Ocorrência

É a chance de que o evento do risco venha a acontecer, pode ser medido baseando-se em fatos anteriores onde será analisada a percentagem dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com