TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de um sistema de Gestão Ambiental

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA EMPRESA.

Josiane Micaela Moreira

Nathália de Andrade e Silva

Reinaldo Scaramboni

Roseli Ferreira Ameduri

Rubia Barboza Tonelo

Indústria de derivados de mandioca MANI.

Nome Fantasia: MANI

Estrada Vicinal João Silva – Assis SP

Memorial Descritivo do Processo Produtivo: A indústria recebe matéria prima vinda das propriedades rurais dos produtores de mandioca, esta depois de passar por pesagem e controle de qualidade do produto in natura, passa por lavagem e descascamento, processo este todo feito por máquinas. Logo após, é feita a moagem e em seguida, a massa é prensada para retirada do máximo possível de água do produto. Em seguida ao processo de prensagem, a massa crua passa por peneiras e só então será torrada em grandes chapas de aço, aquecidas por fornos a lenha. Na próxima etapa, mais uma vez, o produto já torrado, passa novamente por peneiras para assim, ser colocado em bags para então ser encaminhado para a área de tempero, onde é devidamente processada para em seguida seguir para o setor de embalagem do produto acabado e só então ser armazenado, aguardando transporte para o mercado.

Em todo o processo, da matéria prima, até o produto final, há o uso de água, vinda de um poço semi artesiano, nas dependências da indústria, este por sua vez passa por controle periódico de qualidade, feito por laboratório terceirizado e credenciado para tal análise; lenha; energia elétrica para o funcionamento de maquinário, necessário em todo o processo, desde a lavagem da matéria até o empacotamento do produto acabado e o combustível utilizado nas empilhadeiras que transportam os produtos dentro da indústria.

Aspectos e Impactos Ambientais: Os principais impactos ambientais identificados na indústria são:

  • cascas de mandioca, os resíduos gerados pela prensagem da massa de mandioca;
  •  madeira utilizada como combustível dos fornos, utilizados para torrar a farinha;
  • fumaça proveniente destes fornos;
  • embalagens que têm que ser inutilizadas durante o processo de empacotamento por falhas no fechamento destas;
  •  produtos que retornam do mercado por problemas com embalagens ou vencimento do prazo de validade.

Soluções adotadas para os problemas identificados:

  • Construção de lagoas de decantação em vários níveis para os resíduos líquidos, água e líquido gerado na prensagem da mandioca;
  • Lenha somente proveniente de reflorestamento devidamente autorizado;  
  • Utilização de filtros nas chaminés dos fornos, minimizando a emissão de fumaça e gases poluentes;
  • Manutenção periódica de maquinários para evitar desperdício desnecessário de energia elétrica,
  •  Empilhadeiras, somente aquelas movidas a GNT, um combustível mais limpo;
  • Encaminhamento para a reciclagem de embalagens que já não podem ser utilizadas;
  • Encaminhamento dos produtos impróprios para o consumo humano, para que sirvam como alimento de animais.

Implementação de um SGA: Para que todas essas soluções sejam atendidas e implantadas satisfatoriamente, um Sistema de Gestão Ambiental deve ser implementado na empresa, buscando sempre minimizar os impactos ambientais, para isso, a empresa tem que se comprometer a alcançar um desempenho superior ao exigido pelas leis ambientais. Porém, espera-se que o SGA contribua para que a empresa atue em conformidade com a legislação, sempre se comprometendo em promover melhorias que a levem a alcançar as exigências legais, sem esquecer que os recursos naturais são limitados e estão sendo afetados por processos de utilização, exaustão e degradação decorrentes de atividades públicas e privadas.

Educação Ambiental: A educação ambiental é um processo que deve ser feito através da implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa,. Porém, é preciso destacar que as pessoas dentro da organização precisam estar alinhadas a estes princípios de conservação ambiental. Elas precisam pensar e agir de forma comprometida com o meio ambiente e, principalmente, com os impactos que suas atitudes equivocadas podem gerar no ecossistema em que vivem. Alguns setores. Qualquer programa de educação ambiental deve estar baseado no desejo da empresa em se comunicar francamente com seus diversos públicos; como funcionários, compreendendo a Diretoria, o corpo técnico e os operários. Esse público é o melhor multiplicador de opinião. É bom realizar a conscientização através de seminários internos adequados a cada nível da empresa, engajando todos na nova responsabilidade com o meio ambiente. Implantação de coleta seletiva interna do lixo pode ser uma boa ferramenta para a nova mentalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com