TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGAÇÃO DA QUALIDADE NUTRICIONAL DO FRUTA-PÃO E CARACTERÍSTICAS DE CONSUMO

Por:   •  18/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.396 Palavras (18 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 18

SOCIEDADE ROLIMOURENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA FACULDADE DE ROLIM DE MOURA

ATAINE KÁLITA DE ALMEIDA APOLINÁRIO BEATRIZ ARAÚJO QUINHONES JULIAMARA PORTO SILVEIRA

SUANY MAIDA DOS SANTOS COSTA TAIS CASTELANI SANTOS

THAIS ALVES SILVA

INVESTIGAÇÃO DA QUALIDADE NUTRICIONAL DO FRUTA-PÃO E CARACTERÍSTICAS DE CONSUMO

ROLIM DE MOURA, RONDÔNIA 2017

SOCIEDADE ROLIMOURENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA FACULDADE DE ROLIM DE MOURA

ATAINE KÁLITA DE ALMEIDA APOLINÁRIO BEATRIZ ARAÚJO QUINHONES JULIAMARA PORTO SILVEIRA

SUANY MAIDA DOS SANTOS COSTA TAIS CASTELANI SANTOS

THAIS ALVES DA SILVA

INVESTIGAÇÃO DA QUALIDADE NUTRICIONAL DO FRUTA-PÃO E CARACTERÍSTICAS DE CONSUMO

Ensaio monográfico realizado como pré- requisito total para a obtenção de nota na atividade interdisciplinar no curso de Nutrição na Faculdade de Rolim de Moura – FAROL.

ROLIM DE MOURA, RODÔNIA 2017

RESUMO

A fruta-pão (Artocarpus altilis) pertence à família Moraceae, originária de certas ilhas do sul do Pacífico, estando hoje espalhada por todas as regiões tropicais e subtropicais do mundo. O fruto é considerado como um insubstituível recurso alimentar em alguns países. Porem esse conceito não parece válido para grande parte da população brasileira que faz uso da fruta apenas ocasionalmente, sendo desconhecida para um grande percentual. Há duas variedades de fruta-pão; Variedade Apyrena conhecida popularmente como fruta-pão de massa, podendo ser utilizada fresca, congelada, em forma de biomassa ou farinha panificável, é consumida assada, cozida, frita ou crua quando madura, já a variedade seminífera conhecida popularmente por fruta-pão de carroço a qual se consome apenas as semente, assadas, torradas ou fervidas em agua e sal. A fruteira-pão é uma planta de fácil cultivo, com vários picos de floração durante o ano seu fruto tem forma globosa atinge até 4kg de peso.

A fruta-pão é vista com interesse por seu elevado valor nutricional, possui baixo teor de gorduras, rica em fibras e carboidratos, fonte de vitaminas, proteína e minerais, além de ser uma ótima opção aos doentes celíacos, pois não contem glúten. O fruto apresenta ampla versatilidade culinária sendo utilizada em diversos pratos da gastronomia brasileira e também é considerado como um alimento funcional por além das funções nutricionais básicas, produz efeitos metabólicos e fisiológicos benéficos à saúde.

Este trabalho teve como objetivo apontar os seus benefícios e descrever suas características de modo geral, tendo como método de pesquisa informações encontradas na literatura. No entanto, constata-se que há grande necessidade de pesquisa e promoção deste fruto para conhecimento e introdução do mesmo nas refeições de mais brasileiros, devido seu alto potencial nutritivo e abundância em diversas regiões do país.

Palavras chave: Fruta-pão, Alimento, Benefícios, Funcional, Valor Nutricional, Saúde.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 JUSTIFICATIVA 6

3 OBJETIVOS 7

3.1 OBJETIVO GERAL 7

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICOS 7

4 REVISÃO DE LITERATURA 8

4.1 METODOS DE CULTIVO E PRODUÇÃO 8

4.2 BENEFICIOS DO CONSUMO DA FRUTA-PÃO 10

4.3 VERSATILIDADE CULINARIA 12

4.4 FARINHA DA FRUTA-PÃO 13

4.5 BIOMASSA DA FRUTA-PÃO VERDE 14

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

6 REFERÊNCIAS 18

1. INTRODUÇÂO

O novo conceito de alimentos promotores de boa saúde está emergindo como uma nova fronteira no desafio dos profissionais de nutrição e introduzindo a necessidade dos nutrientes tradicionais, como estabelecido ao longo de todos os anos de estudos da Nutrição, mas muito ampliada para o conceito nutrientes preventivos, que são necessários para o desenvolvimento e crescimento normal do indivíduo. Obviamente, que não se proíbe o consumo de alimentos menos recomendados, mas é necessária moderação. É neste ponto que outros componentes dos alimentos, não somente os nutrientes tradicionais, devem também, fazer parte da alimentação (ANGELÍS, 2001).

Partindo do entendimento de que o alimento não só tem a função de nutrir como também de fornecer outros benefícios ao indivíduo, temos o conceito de alimentos funcionais, que surgiu no Japão durante a década de 1980. Segundo a portaria nº 398 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde brasileiro (1999), a definição para alimento funcional é: “todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido na dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos à saúde, devendo ser seguro para o consumo, sem supervisão médica” (ALMEIDA, 2015).

Com a evolução do conceito de nutrição, a dieta passou a não ser somente entendida como suficiente, no sentido de evitar déficits de nutrientes, mas também sendo vista como uma nutrição ótima que objetiva a qualidade de vida. A alimentação ganha um enfoque terapêutico e preventivo e atua na promoção da saúde. Atualmente, a preocupação com saúde e qualidade de vida tem se tornado estímulo para pesquisas na área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com