TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natureza de um Projeto e desenvolvimento do conceito

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1 – Passo 1

Realizar uma pesquisa sobre as aulas-temas: A natureza de um Projeto e desenvolvimento do conceito e elaborar um relatório sobre o artigo lido e discutir o conceito que deve ter o projeto que a equipe pretende realizar. Lembrem-se de dar um nome ao seu projeto. Para isso leiam o artigo:

PIETRO, Alcides. O que é Gestão de Projetos? Disponível em:

<https://docs.google.com/fileview?id=0B5YA-

yGuF_VHYjk1ZTE1ZTgtMTMxZi00ZTAxLTk3ZTUtNDU3NTk3MDhkNjMw&hl=pt_BR>. Acesso em: 29 set. 2012.

O que é gestão de projetos?

Para definirmos como agir e entender o que é gestão de projetos, precisamos ter clara a diferença entre projeto e negocio/atividades em curso. O projeto tem um objetivo claro que quando atingido determina o seu fim, ou seja, todo projeto tem um inicio, meio e um fim. Podendo ser de curto, médio e longo prazo e requer recursos financeiros e humanos.

Segundo PMI (Project Management Institute) – Instituto de Administração de Projetos – define projeto como:

“Um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço único”

E negocio/atividades em curso, são aquelas em que as perspectivas e objetivos são amplas relacionados à sobrevivência do mesmo, o planejamento, estratégia e funções são ao longo prazo e possuem flexibilidade nas estratégias e utilização de recursos, ou seja, têm poucas restrições comparadas á um projeto, que precisa ter objetivos e planejamentos precisos, total controle e tem uma duração fixa.

Agora já com os conceitos claro em mente, a gestão de um projeto, segundo Alcides Pietro, PMP:

“E a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que o projeto tenha sucesso”.

Ele pode ser gerenciado a partir de conhecimentos vividos ou herdados através de colegas e também utilizando ferramentas de gerenciamento, como Microsoft Project e o PMBOK.

Todo projeto possui um ciclo de vida, que são divididos em quatro fases:

1. Conceituação – ideias, prazos, se terá custo ou não;

2. Planejamento – tempo do projeto, planejamento formal;

3. Implementação/Execução – Onde os planos são colocados em operação;

4. Conclusão – Entrega final do projeto.

Essas fases ao ser aplicada dentro do projeto garantem que a probabilidade de atingir o objetivo esperado, dentro dos prazos e custos estipulados, aumente de forma significativa uma vez que você estará acompanhando de perto todas as etapas, evitando assim que o seu projeto fracasse como muitos outros.

        Outro ponto importante também ressaltado no artigo são as áreas do conhecimento que lida com o gerenciamento de riscos no projeto, ela define as estratégias a serem tomadas para cada situação que envolve risco, incluindo as áreas de conhecimento: gestão integrada do projeto, gestão de prazo, gestão de recursos humanos, gestão de qualidade, gestão da comunicação e gestão da aquisição.

E por fim lembremos que o gerenciamento de projeto envolve lidar com pessoas á todo momentos e isto requer habilidades que vão além do uso de um simples software (que também ao ser manuseado de forma incorreta, nos fará cair no risco mensurado no artigo chamado de GIGO – Garbage in, Garbage out – ou seja, se entrar lixo, sai lixo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com