TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos: conceitos e relevância

Seminário: Projetos: conceitos e relevância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Seminário  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Projetos: Conceitos e suas relevâncias.

O projeto nada mais é do que um método a ser trabalhado, isso quem relata é um grande autor Fernando Hernandez, que classifica de método entre duas etapas: Método passivo (expositivo) e Método ativo (exposição dialogada; trabalho em grupo; estudo do meio; unidades didáticas e projetos).

O projeto lança uma ideia de que tudo ainda faz parte do planejamento, de uma possibilidade ou de uma realidade que irá acontecer.

A palavra projeto vem do latim projectus, que significa algo que se deseja tornar real.

Para elaborar um projeto têm que pesquisar vários métodos, grandes estudiosos foram: Frobel (métodos dos cantinhos na educação infantil), John Deuley (estudar o aluno que precisa da ação).

Um projeto tem todas as características sociais, construtiva, elaborativa econcreta. Para que aconteça realmente é necessário que o professor seja um transmissor de seu conhecimento, um avaliador, um mediador e principalmente que diferencie tipos de conhecimento que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre a aprender.

O ato de projetar estreita a relação professor e aluno por definições e motivos como: aprendendo e ensinando é um dos caminhos percorrido em que o aluno aprende-fazendo e o professor aprende-ensinando.

É preciso conhecer o ambiente que irá ser trabalhado, através das possibilidades de cada um, da posição cultural, das necessidades e principalmente das estratégias a serem utilizadas durante o projeto.

Estudar as disciplinas e romper as barreiras é uma das etapas, o projeto não abandona as disciplinas, ele estabelece articulações horizontais na relação recíproca, entre eles, tornado as um conhecimento em construção. Unir as disciplinas sem fazer com que elas percam sua identificação, já é uma auto avaliação no contexto geral, formando assim uma interdisciplinaridade, que nada mais é do que uma integração de disciplinas que contém sua individualidade. É fato que nem todo conteúdo curricular previsto para serem estudados numa determinada série/nível deescolaridade são possíveis de serem abordados em um mesmo projeto, mas uma situação mostra que o projeto não poderá ser concebido como uma camisa de força, pois existem momentos em que outras estratégias pedagógicas precisam ser colocadas em ação para que os alunos possam aprender determinados conceitos.

Nós futuros pedagogos temos que estar bem envolvidos com atualidade, com os assuntos do cotidiano, como: televisão, rádio, internet, etc., para possibilitar uma compreensão bem apurada dos fatos e no final obter um projeto com pensamento amplo e original.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com