TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natureza de Um Projeto e Desenvolvimento do Conceito

Por:   •  10/4/2015  •  Dissertação  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

A Natureza de Um Projeto e Desenvolvimento do Conceito

Um projeto é algo que idealizamos construir ou executar, de caráter único, pessoal ou de qualquer outra natureza, que possui início, meio e fim para sua conclusão., além de um escopo previamente definido

Ao projetarmos um produto novo , principalmente, se este tiver como finalidade a sua implantação e colocação no comércio, temos que analisar a sua viabilidade perante o nicho de mercado , ou seja, nossos potenciais consumidores, se haverá ou não vantagem competitiva em relação a concorrência, em que segmento social este poderá ser implantado,ou seja, para as classes baixas, médias ou altas se haverá ou não ameaças, sejam elas no ambiente interno ou externo, atentando sempre, para os processos que gerenciam um projeto.

Para tanto, a gestão de um projeto requer uma pesquisa minuciosa, um gerenciamento focado em técnicas mais modernas que viabilizam a execução do projeto dentro dos prazos e das condições previamente estabelecidas ou estipuladas, com margens mínimas ou zero de erro, o que geralmente não ocorre quando não levado em consideração tais técnicas, o que geralmente ocasiona atraso na execução e os custos elevam-se.

De acordo com o PMI (Project Management Institute), há nove ares de conhecimento a serem observadas ao implantarmos e executarmos um projeto para que este obtenha sucesso:

. Gestão de escopo: trata da implantação até a finalização do escopo do projeto:

. Gestão de custos: está relacionado a parte orçamentária e financeira do projeto:

.Gerenciamento de riscos: tem como principais características a identificação, classificação e priorização dos risco, e definir estratégias aplicáveis a cada situação envolvida naquele risco:

. Gestão de prazos: como o próprio enunciado diz, normatiza os prazos a serem decorridos no projeto, tais como, início, meio e fim em datas previamente definidas:

. Gestão de recursos humanos: vem a ser o potencial humano a ser empregado no decorrer do projeto:

. Gestão da qualidade: neste quesito, agregam-se a qualidade da mão de – obra, dos materiais a serem utilizados, a qualidade na execução do projeto, entre outros recursos:

. Gestão da comunicação: envolve os stakeholders, ou seja, a parte envolvida no processo que irá gerenciar desde a coleta, armazenamento, distribuição, recuperação e destinação das informações relativas a todo o processo do produto final do projeto.

Esta gestão é tão importante que acaba por desencadear alguns processos facilitadores da comunicação os quais podemos citar:

a) Planejamento das comunicações:

b) Distribuição das informações:

c) Relatório de empenho: e

d) Gerenciamento das partes interessadas.

. Gestão das aquisições (procurement:) é a aquisição de aplicativos e ferramentas a serem utilizadas no decorrer do projeto a exemplo dos Pacotes Microsoft Projject, Timecontrol, ABT.

. Gestão integrada: buscam integrar informações, adaptações sejam de caráter ambiental, funcional, ou de execução.

O projeto a ser apresentado pela equipe será uma palestra que abordará o tema “ Como Ficar Rico Até os 35 Anos”, com ênfase a finanças pessoais e com o objetivo fazermos refletir de como o planejar em nossas vidas e atitudes podem modificar ou interferir em nosso futuro.

Passo - 2

1 – Qual a descrição do projeto proposto no desafio?

“Como Ficar Rico em 35 Anos”

O projeto será desenvolvido e apresentado, pelo Professor Fernando Silva Cavalcante Mota, , por meio de uma Palestra Motivacional que abordará temas relacionados a área financeira , de forma enfática e discursiva , em que propõe e estabelece meios de como utilizar racionalmente os recursos financeiros que temos hoje e o que desejamos futuramente adquirir , ou em como convertê-los em retornos ainda mais favoráveis.

Tratará de forma leve e dinâmica, a abordagem sistêmica de todo o processo que envolve a arte de administrar bem , com eficiência e capacidade não só as finanças pessoais ,mas principalmente, buscando converter valores motivacionais e agregando-os aos conhecimentos compostos pelos quatro ícones da Administração , que são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com