TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A noção de família na perspectiva neotomista e a intervenção do Serviço Social.

Por:   •  2/10/2015  •  Abstract  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

1- A noção de família na perspectiva neotomista e a intervenção do Serviço Social.

No período neotomista, a igreja e o estado se fundiam e se automizavam em relação à família. Tentava-se impor um modelo de família, como uma norma de estabilidade, civilidade e moralidade, para eles existiam apenas um modelo exemplar de família, onde o homem era o chefe e assumia uma postura dominadora em relação à mulher, essa por sua vez assumia uma postura submissa, e de confinamento em seu lar, era também responsável pelo cuidado com os filhos e também por causa da restrição de seu acesso ao mercado de trabalho. Segundo REICH essa foi uma estratégia básica para a construção de um novo modelo de família “a família dessexualizada” que melhor promove a supressão da rebeldia. A concepção de lar como lugar feminino por excelência. E seria a família que ligaria o estado ao indivíduo, transformando-o em novo trabalhador-cidadão.

A questão da família ocupava lugar de destaque nos discursos dos alunos concluintes do curso de Serviço Social na época. “o discurso dos alunos tinha as marcas da doutrina social da igreja”, mas ao mesmo tempo carrega traços do período no qual houve ascensão do Serviço Social. O Serviço Social da época ratificou um padrão funcional a configuração capitalista e também ao momento político autoritário, conservador e elitista. Nesta perspectiva o Serviço Social tinha uma postura preconceituosa elitista e discriminatória, desprezando o modo de vida das classes populares.

2- Pontue as divergências e convergências entre positivismo e neotomismo e o impacto na implementação do Serviço Social.

Divergência:

O positivismo, parte do pressuposto de que a sociedade humana é regulada por leis naturais invariáveis que independem da vontade e da ação humana, no positivismo as leis que regulam o funcionamento da vida humana, social, econômica e política são do mesmo tipo das naturais. Para o neotomismo essa força que regula o funcionamento da vida econômica, política etc. é o poder de Deus. O positivismo exalta sobretudo os fatos e considera que devemos nos limitar ao conhecimento positivo, após 1891 ano da fundação da igreja positivista do Brasil, a igreja católica se coloca radicalmente contra os idéias positivistas, diferentemente do neotomismo no positivismo a doutrina da humanidade é substituída pela crença na existência objetiva de todos os seres, fenômenos sobrenaturais e o entendimento da trindade: humanidade, terra e espaço os três seres supremos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com