TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A organização do espaço na sala de aula e suas conseqüências na aprendizagem cooperativa

Resenha: A organização do espaço na sala de aula e suas conseqüências na aprendizagem cooperativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Resenha  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

A seguir, destacamos um trecho do texto de Madalena Telles Teixeira e Maria Filomena Reis, com o título A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa, disponível em:

http://metaavaliacao.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138/pdf (Acesso em 24/10/2013)

O grupo deverá ler e realizar uma discussão a partir das três imagens, que exemplificam três diferentes organizações do espaço em sala de aula (abaixo). Os resultados dessa discussão deverão ser registrados em um texto, refletindo-se sobre os seguintes pontos:

- a importância da organização do espaço em sala de aula para a aprendizagem por parte dos alunos;

- a organização do espaço da sala de aula como reflexo de concepções de ensino;

- as estratégias de ensino como referência para a organização do espaço em sala de aula.

Observação: tomem como base as aulas do bimestre.

“Num caderno editado pelo Brasil (2006, p. 3), que tem como objetivo refletir sobre a sala de aula como ‘espaço de vivência, experimentação e construção’, é abordada a organização do espaço físico e a sua relação com a dinâmica de trabalho. Neste sentido, são sugeridas algumas estratégias que podem contribuir para a construção de vínculos, para a facilitação do diálogo e do encontro entre as alunas e alunos de uma turma, entre as quais, são apresentadas e comentadas imagens de várias disposições de organização do espaço na sala de aula, afirmando que não há uma forma única e correta de organizar o referido espaço. Neste sentido, apresentam carteiras dispostas em filas, mesas agrupadas e disposição das cadeiras em círculo, como se pode observar nas Imagens 1, 2 e 3:

Carteiras dispostas em filas – os alunos sentam-se, uns atrás dos outros, voltados para o quadro. Se imaginarmos o primeiro dia de aulas de um grupo nesta sala, poderemos deduzir que eles irão encontrar algumas dificuldades para se conseguirem ver, olhar, reconhecer. A sala está voltada para o quadro, para o (a) professor (a), possivelmente, mas não para o grupo (Imagem 1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com