TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A perspectiva de crescimento econômico

Tese: A perspectiva de crescimento econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 8

1

Com base nos conhecimentos adquiridos na aula 5 sobre as imperfeições de mercado conhecidas por Monopólio e Oligopólio Concentrado, respectivamente, é correto afirmar que:

Valor da Questão: 0.3888889

Gera uma ineficiência do ponto de vista social, pois a quantidade produzida e vendida é inferior ao nível socialmente eficiente / Existência ou não de diferenciação de produto.

É uma estrutura de mercado eficiente, pois atende na totalidade a demanda do mercado / Baixos montantes exigidos para entrar no mercado.

Em monopólio não existe desvios de eficiência, pois não há descompassos entre preços e quantidades / Esforço competitivo em P&D e inovação.

É uma estrutura de mercado em que a entrada e saída de novas firmas são permitidas facilmente e de forma transparente / Elevadas barreiras a entrada.

O mercado é atomizado / Os produtos são homogêneos.

2

O Ministro da Fazenda disse que o governo poderá adotar medidas impopulares (contracionistas) para controlar a inflação, que rompeu o teto da meta ao acumular em março de 2013 alta de 6,59% em 12 meses. Podemos citar como medidas impopulares envolvendo política monetária no combate a inflação:

Valor da Questão: 0.3888889

Aumento da taxa de juros e redução do crédito, estas duas medidas estimulam os empréstimos e consequentemente aumentam o nível de investimentos das empresas e o consumo das famílias (as vendas à prazo), estimulando os mercados mas contribuindo para diminuir a pressão inflacionária.

Diminuição da taxa de juros e diminuição do crédito, estas duas medidas estimulam os empréstimos e consequentemente aumentam o nível de investimentos das empresas e o consumo das famílias (as vendas à prazo), estimulando os mercados, controlando os níveis de inflação.

Aumento da taxa de juros e redução do crédito, estas duas medidas desestimulam os empréstimos e consequentemente diminuem o nível de investimentos das empresas e o consumo das famílias (as vendas à prazo), desestimulando os mercados e contribuindo para diminuir a pressão inflacionária.

Aumento da taxa de juros e aumento do crédito, estas duas medidas desestimulam os empréstimos e consequentemente diminuem o nível de investimentos das empresas e o consumo das famílias (as vendas à prazo), desestimulando os mercados e contribuindo para diminuir a pressão inflacionária.

Diminuição da taxa de juros e aumento do crédito, estas duas medidas estimulam os empréstimos e consequentemente aumentam o nível de investimentos das empresas e o consumo das famílias (as vendas à prazo), estimulando os mercados, controlando os níveis de inflação.

3

A tabela ao lado mostra alguns países com IDH (índice de Desenvolvimento Humano) elevado, dentre eles o Brasil, assinale a melhor alternativa para que o país melhore sua posição no ranking:

Valor da Questão: 0.3888889

Deve prevalecer somente a perspectiva do crescimento econômico para o país melhorar seu IDH, pois o bem estar da sociedade depende exclusivamente dos seus recursos e da renda que ela pode gerar através do PIB.

Como é impossível um país crescer sem se desenvolver, o crescimento do bem estar econômico medido pelo PIB é suficiente para melhorar os três pilares do desenvolvimento humano, renda, educação e saúde.

Não precisa haver uma mudança de perspectiva para o desenvolvimento humano, ou seja, transferir o foco do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano, já que o próprio crescimento econômico garante a apropriação de riqueza pelo conjunto da população, e o nosso país sempre foi um exemplo de como crescer distribuindo renda.

Como o PIB e o IDH são fiéis indicadores de desenvolvimento, é suficiente ao país estimular a ampliação da capacidade produtiva para gerar bem estar social e melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano.

Três pilares fundamentais devem ser estimulados para a geração de bem estar e qualidade de vida na sociedade, permitindo um vigoroso progresso a longo prazo e um olhar direcionado para as pessoas, suas oportunidades e capacidades, são eles; renda, educação e saúde.

4

"Cade e PF apreendem documentos de 13 empresas acusadas de fraudar concorrência em SP e Brasília, companhias são suspeitas de formar cartel. O conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Polícia Federal realizaram, ontem, uma megaoperação de busca e apreensão de documentos na sede de 13 empresas suspeitas de organizar cartéis, fraudando concorrências públicas para a construção e para a manutenção de linhas de metrô na capital paulista e em Brasília, a suspeita é que uma das empresas fazia determinado serviço, como, por exemplo, a extensão de um trecho de metrô, enquanto a outra fazia o seguinte, como a instalação das redes elétricas, e todas saíam com algum lucro ao final da concorrência pública, que, seria, dessa forma, fraudada".

Valor Econômico, sexta-feira e fim de semana, 5, 6 e 7 de julho de 2013.

De acordo com o enunciado acima aponte a alternativa CORRETA em relação a essa suspeita de cartel:

Valor da Questão: 0.3888889

Nesse tipo de formação de mercado há concorrência preço e produto, mesmo havendo conluios ou conchavos.

Se for comprovado que as empresas infringiram os princípios constitucionais de liberdade de iniciativa, livre concorrência e abuso do poder econômico, o cartel investigado trará ônus à sociedade e ao orçamento público, alavancando custos e minimizando repasses sociais.

Para evitar que se formem mercados muito concentrados e até mesmo monopólios naturais, os governos buscam medidas para a organização de um sistema de defesa da concorrência, dividindo cotas de participação de mercado entre as empresas e a fixação de preços para potencializar a maximização do lucro das empresas.

No oligopólio podemos encontrar duas formas de atuação das empresas: as empresas concorrem entre si, ou as empresas formam conluios ou conchavos para fixar cotas de participação de mercado, determinando uma política de favorecimento para todas as empresas participantes.

O cartel não pode ser entendido como uma forma nociva de atuação no mercado por parte de um grupo de empresas, uma vez que os consumidores e o poder público

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com