TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A pesquisa

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Fernanda Barros Martins

Leitura do texto: Noites de Insônia. Mirian Goldenberg

Síntese: A pesquisa na nossa vida acadêmica.

Ao ingressarmos no espaço acadêmico torna-se extremamente necessário a habilidade em pesquisar tanto para sabermos realizar a pesquisa como para produzirmos conhecimento, entretanto até adquirir essa aptidão o estudo provoca muita angústia na vida do pesquisador.

A primeira dificuldade é escolher o objeto de investigação, saber qual tema explorar em meio a tantos assuntos, formular o problema e a pergunta de partida, é uma etapa de grandes dúvidas, mas constitui-se como passo inicial para o desenvolvimento da pesquisa.

O segundo obstáculo enfrentado é a decisão do tipo de pesquisa que será produzida: exploratória, descritiva e explicativa, terá uma abordagem qualitativa, quantitativa ou os dois, se haverá pesquisa de campo ou será apenas bibliográfica, quais instrumentos serão utilizados: entrevista ou observação. São várias possibilidades para extrair o máximo de informações a respeito do objeto de estudo.

Por fim, temos a etapa de análise dos dados coletados, articulação entre teoria e prática, selecionar aquilo que fará a diferença na síntese da pesquisa, e apresentando os resultados obtidos.

Enfim, como uma pesquisadora iniciante percebo que elaborar uma pesquisa requer minuciosidade, pois exige delimitação do tema, definição de objetivos e métodos, são várias etapas. E sobre mim incide uma grande responsabilidade, desde o início da investigação a mente, por vezes, não consegue descansar, os empecilhos que emergem em cada fase colocam em risco a concretização desse processo, é um sofrimento que parece não ter fim, todavia anseio pela sensação de “missão cumprida” que será gerado ao término da pesquisa; acima de tudo tenho a consciência de que meu tema escolhido poderá ser novamente pesquisado apresentando diferentes resultados, afinal, nós (acadêmicos) enquanto pesquisadores estamos sempre submetidos ao método dialético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com