TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoricos Piaget Vygostky Wallon

Artigos Científicos: Teoricos Piaget Vygostky Wallon. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 3

Jean Piaget

A aprendizagem só ocorre mediante a consolidação das estruturas de pensamento, sendo assim, a aprendizagem sempre se dá após a consolidação do esquema que o suporta, da mesma forma a passagem de um estágio para outro estaria dependente da consolidação e superação do anterior. Para que ocorra a construção de um novo conhecimento é preciso de desorganização para que possam novamente começando do contato com novos conceitos se reorganizarem, estabelecendo um novo conhecimento. Piaget revolucionou a educação, derrubando várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem. Implantou nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos.

Lev Vygotsky

A intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente. Ao formular o conceito de zona proximal. Vygotsky mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, puxando dela um novo conhecimento. O psicólogo considerava ainda que todo aprendizado amplia o universo mental do aluno. O ensino de um novo conteúdo não se resume a aquisição de uma habilidade ou de um conjunto de informações, mas amplia as estruturas cognitivas da criança. Vygotsky atribui muita importância ao papel do professor como impulsionador do desenvolvimento psíquico das crianças. É de fundamental importância o educador apresentar as crianças, formas de pensamentos, não sem antes detectar que condições elas tem de absorvê-las. Saber identificar essas duas capacidades e trabalhar o percurso de cada aluno são as principais habilidades que o professor precisa ter.

Lawrence Kohlberg

Apesar de assumir-se um admirador das teorias de Piaget, rejeita a noção de que o conhecimento seja o produto da cultura ou do inatismo. Acredita que o conhecimento se constrói diante da interação do sujeito com o objeto, do organismo com o meio, não fazendo sentido algum a separação de um e do outro. Kohlberg através do estudo do desenvolvimento da moral,a medida que o trabalho foi se desenvolvendo foi se adaptando a realidade, utilizando dilemas morais do cotidiano escolar. Para ele, com estas situações reais os indivíduos começavam a apresentar novas maneiras de comportamento, se mostrando de maneira mais responsável, enfrentando as consequências e observando o contexto social em que o sujeito está inserido.

Henri Wallon

O maior objetivo da educação no contexto da psicologia genética estaria posto no desenvolvimento intelectual. A inteligência é uma parte do todo em que a pessoa de constitui. Pedagogicamente a reflexão a partir de tais concepções exige uma prática que atenda na necessidade das crianças nos planos afetivos, cognitivo e motor, além de promover o seu desenvolvimento em todos os níveis.

Estudo de Caso

Em uma sala de 1.º ano de Ensino Fundamental, uma sala ampla, o professor que conta com uma turma de 25 alunos na faixa etária de 06 a 07 anos, entre eles um aluno com Síndrome de Dow e um outro aluno com Paralisia Cerebral Leve, o mesmo começa a introduzir o plano de aula do dia, falando sobre higiene pessoal, a importância da escovação dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com