TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÁGUA NO COTIDIANO

Trabalho Escolar: A ÁGUA NO COTIDIANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.

O trabalho com o tema “água, no cotidiano” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

A importância da água no cotidiano

A água é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos, desde plantas até os seres humanos. Sem ela não haveria vida, por isso devemos conscientizar as crianças da sua importância e de como usá-la corretamente, sem desperdícios. A água é essencial á vida como fonte de energia.

Praticamente todas as atividades do cotidiano evolvem a água, a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos é um exemplo disso. A preparação de grande parte de alimentos também exige água, aliás, se não fosse a água, muitos alimentos importantes como frutas e verduras, não existiriam, pois dependem da água para seu crescimento. Assim, é impossível imaginar o planeta Terra sem a água!

Outro fator que mostra a importância da água é o fato do nosso corpo ser formado por 70% de água... Dá para acreditar? A água em nosso organismo tem dois papéis importantíssimos: participar do metabolismo, ou seja das reações químicas que ocorrem no organismo e controlar a temperatura, assim, através do suor há perda de calor e nosso corpo “esfria”, controlando a temperatura.

Atualmente a escassez de água já é um problema mundial, devido a fatores que tem relação direta com a ação do ser humano no meio ambiente: desperdício, poluição, mudanças climáticas, tudo isso interfere no ciclo da água, fazendo com que diversos países já sofram as conseqüências de forma bem grave.

Objetivo geral

Refletir sobre as relações entre a humanidade e a água, no sentido da preservação ambiental e da sobrevivência humana, bem como produzir sínteses a respeito das investigações das crianças.

Objetivos específicos

• Utilizar a água potável para consumo com responsabilidade, evitando o desperdício como a lavagem de carros, quintais e higiene pessoal entre outros afazeres domésticos.

• Conscientizar de que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.

• Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;

• Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;

• Compreender os estados físicos, o ciclo e os caminhos percorridos pela água;

• Realizar campanhas para conscientizar a comunidade sobre a importância do cuidado e conservação dos reservatórios de água;

• Conhecer as formas de utilização da água na história da humanidade;

Metodologia

1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema;

2ª Etapa: trabalhar com a música Turma da Mônica - Clipe Musical: "Água! Vamos Economizar!" onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;

3ª Etapa: pesquisar em revista sobre o tema, cada aluno poderá confeccionar um livro com figuras e produções de texto individuais dando sua opinião sobre o assunto;

4ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com