TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética nos conduz a buscar o conceito de liberdade

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste trabalho é evidenciar o enfoque no ser humano enquanto pessoa, devidamente reconhecida, respeitada e valorizada em seu papel profissional, desempenhado no ambiente empresarial em que atua, faltou ética nas ações da empresa violando a honra e a dignidade de seus colaboradores.

O sistema de informação está diretamente ligado a como as organizações tomam as decisões para atingir seus objetivos na empresa, elas são claras e precisas e tem um valor significativo na tomada de decisões.

Para se ter o conhecimento é necessário inteligência e sabedoria, pois o conhecimento é o entendimento de um conjunto de informações tornando-se úteis para tomar uma decisão. A ação de inovar se torna cada dia mais vital para as empresas que querem se manter no mercado. De certa maneira as empresas que querem ser inovadoras dentro do seu ramo de atuação precisam antes de tudo promover um ambiente interno que proporcione a seus colaboradores incentivos a criação e a inovação.

No Brasil, quando se fala em direitos, apenas um lado é ressaltado e a carência da proporcionalidade. A justiça precisa ter uma balança, não existe o mais forte e o mais fraco, o rico e o pobre, mas sim o correto, o justo! Se todos utilizassem o bom senso a sociedade seria mais harmoniosa e justa.

2 DESENVOLVIMENTO

No caso do banco HSBC, que direito tem a instituição bancária de invadir a privacidade de seus funcionários da forma como é relatado no artigo. Quantas desmoralizações e ofensas foram causadas para centenas de pessoas, não só para seus funcionários, mas também para seus familiares. De acordo com o Ministério Público do Trabalho, documentos comprovam que a instituição financeira contratou uma empresa de inteligência empresarial para realizar investigações privadas devido ao alto número de trabalhadores afastados por motivos de saúde. Os funcionários do banco eram seguidos e abordados com disfarces, como por exemplo: de entregador de flores ou de pesquisador, e também acabavam entrando na casa filmando e fotografando, controlavam horários de saídas e de volta à residência, local de destino, meio de transporte, informações sobre a família e entre outras coisas.

Tudo bem que nos dias de hoje é tão fácil, mas tão fácil conseguir um atestado médico, “forçando” com que a empresa pague para seu funcionário ficar em casa, muitas vezes da acontece da pessoa afastada estar viajando e se divertindo no período de afastamento. Mas, casos como este deve se ter a absoluta certeza, pois há um processo para constatar a existência ou não da doença ocupacional, como a perícia médica. O que leva um funcionário a ter tal atitude? Não estar satisfeito com seu serviço, falta de reconhecimento da empresa, talvez de um muito obrigado, um simples agradecimento? São ações pequenas, mas que valem muito para a autoestima do funcionário, e até para que funcionário renda mais, de o melhor de si. Do ponto de vista social, o trabalho é o principal regulador da vida humana, pois orienta os horários e hábitos. Isso pode ser conferido quando a pessoa chega perder o emprego, muitas ficam desorientadas, sentindo-se inúteis, o que pode levar ao adoecimento, ou ainda, fazendo com que passem a procurar outras coisas para preencher o espaço ocupado pelo trabalho. Segundo Soratto, “através do trabalho que se provocam modificações no mundo, mas também no homem que o executa do reconhecimento de si mesmo no trabalho”.

O banco não pode utilizar de seus poderes e sujeitar seus funcionários a situações constrangedoras, como no caso das investigações, sem ao menos que os mesmos possam se defender. Houve sim Dano Moral Coletivo. O dano moral caracteriza-se como a ofensa ou violação dos bem de ordem moral de uma pessoa, tais sejam o que se refere à sua liberdade, à sua honra, à sua saúde (mental ou física), e a sua imagem. O Código Civil (CC) em seu art. 932, inciso III, dispõe que o empregador também é responsável pela reparação civil, por seus empregados, quando no exercício do trabalho que lhes competir ou em razão dele. No art. 5º, V e X, diz os seguintes termos: “é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem", e "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação". O banco HSBC foi condenado a não mais realizar investigações particulares ou qualquer outro ato que viole o lar, a intimidade ou a vida privada de seus empregados ou trabalhadores terceirizados, sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 1 milhão por empregado.

A ética nos conduz a buscar o conceito de liberdade, onde o livre-arbítrio define a humanidade. Segundo Japiassu; Marcondes: “Ética é a parte da filosofia prática que tem por objetivo uma reflexão sobre problemas fundamentais da moral (finalidade e sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever, natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral).” O Banco praticou claramente a violação do princípio da ética e igualmente da moral que proporcionam a condição do desenvolvimento do comportamento organizacional. A ética e o comportamento organizacional tem que se mostrarem grandes aliados realçando a relevância de ambos na organização. A ética, opera no plano da reflexão e das indagações, estuda os costumes das coletividades e as morais que podem conferir-lhes consistência, sendo a moral uma das ferramentas da ética. Para Schelling: “A moral em geral coloca um imperativo que só se dirige ao indivíduo, e exige apenas a absoluta personalidade do indivíduo; a Ética coloca um imperativo que supõe uma sociedade de seres morais e assegura a personalidade de todos os indivíduos através daquilo que ela exige de cada um deles.”, e para Hegel, a ética seria o reino da moralidade.

Estamos vivendo numa época de mudanças ou numa mudança de época? Como caracterizar as profundas transformações que acompanham a acelerada introdução na sociedade da inteligência artificial e as novas tecnologias da informação e da comunicação? O mundo contemporâneo se caracteriza pela excessiva oferta de informações e cada vez mais é necessária desenvolver a capacidade de transformar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com