TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM Organizacional

Monografias: ADM Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  3.113 Palavras (13 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 13

OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

Objetivo é um resultado desejado que se pretende alcançar dentro de um determinado período, a visão organizacional proporciona o foco no futuro e oferece as bases para definição dos objetivos organizacionais a serem alcançadas. Os objetivos devem atender simultaneamente a 6 critérios, que são:

1º- ser focalizado em um resultado a atingir e não em uma atividade;

2º - ser consistente, ou seja, precisa estar amarrado coerentemente a outros objetivos e demais metas organizacionais;

3º - ser especifico, isto é, circunscrito e bem definido;

4º - ser mensurável, ou seja, quantitativo e objetivo;

5º - ser relacionado com um determinado período, como dia, semana, mês e número de anos;

6º - ser alcançável, isto é, os objetivos devem ser perfeitamente possíveis.

ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

A estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Quase sempre, estratégia significa mudança organizada, toda organização precisa ter um padrão de comportamento holístico e sistêmico em relação ao mundo de negócios que a circunda e onde opera.

A estratégia parte dos objetivos estratégicos da missão e da visão que se pretende realizar e é balizada por dois tipos de análise.

De um lado, a análise ambiental para verificar e analisar as oportunidades que devem ser aproveitadas e as ameaças que devem ser neutralizadas ou evitadas. Trata-se de um mapeamento ambiental para saber o que há no entorno.

E do outro lado, a análise organizacional para verificar e analisar os pontos fortes e fracos da empresa. Trata-se de um levantamento das habilidades e capacidades da empresa que precisam ser aplicadas plenamente e de seus pontos nevrálgicos que precisam ser corrigidos ou melhorados. De um levantamento interno para saber qual a vocação da empresa e no que ela pode ser melhor sucedida.

Etapas da administração estratégica:

1º definir o negocio e desenvolver o sentido de missão

2º definir uma visão e estabelecer os objetivos

3º formular a estratégia para alcançar os objetivos estratégicos

4º implementar a estratégia

5º avaliar os resultados e fazer as correções necessárias

Na atualidade o Recursos Humanos é também chamado de Gestão de Pessoas (conjunto de princípios, estratégias e técnicas que visa contribuir para os treinamentos, motivação, manutenção e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer organização seja ela pequena, grande, pública ou privada).

Com várias mudanças o Recursos Humanos estruturou várias áreas como:

Administração de Pessoal: conhecida como Departamento Pessoal administra as relações entre empregador e colaborador, cuidando da parte de admissão, permanência e demissão dos funcionários conforme a legislação, onde cuida da parte burocrática como horários, férias,fundo de garantia, rescisões entre outras.

Recrutamento e Seleção: Conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. O recrutamento deve atrair um numero suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção. Pois sua função é suprir a seleção de candidatos para seu funcionamento. Ele é feito através das necessidades presentes e futuras do Recursos Humanos da organização.É uma atividade que tem por objetivo imediato atrair candidatos, dentre os quais serão selecionados para organização.Com isso requer um cuidadoso planejamento que constitui uma seqüência de três fases, a saber: o que a organização precisa em termos de pessoas, o que o mercado de RH pode oferecer, e quais as técnicas de recrutamento aplicar.

Treinamento e Desenvolvimento: Fundamental para a área de Recursos Humanos, é um processo de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. O treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidades.

Cargos e Salários: Tem a responsabilidade de administrar as ações pertinentes à política de cargos e salários como:

 Pesquisa salarial;

 Controle do organograma da PMJ;

 Análise de estruturas organizacionais e de cargos;

 Elaboração de estudos de impacto salarial em folha de pagamento;

 Análise e atualização de planos de carreira e implantação das alterações legais;

 Aplicação e controle das políticas de avaliação de desempenho e estágio probatório;

 Processamento de alterações salariais em folha de pagamento;

Elaboração e controle de descrições de cargo.

Higiene e Segurança do Trabalho: Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Com medidas de higiene e conforto: banheiro, lavatórios, vestiários, armários, bebedouro, refeitório.

A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com