TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E SEGURANÇA DO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  18/4/2017  •  Artigo  •  3.865 Palavras (16 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 16

QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E SEGURANÇA DO TRABALHO

 NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Alfredo Robson Nogueira Souza

Breno Nunes da Silva

Rafael Santos da Costa

Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Ciências Exatas e da Terra I.

Rua Silveira Martins, n. 2555 - Cabula.

41195-001 – Salvador – Bahia

Resumo: O artigo apresenta instruções e alguns dados de como é praticado o estudo da construção civil, voltado principalmente, para a segurança do trabalho e para o desenvolvimento da sustentabilidade, pesquisando e utilizando novos materiais. Com isso, no intuito de eliminar algumas falhas e de inibir a perda de materiais e mão-de-obra, foram elaborados alguns estudos, contempladas no conteúdo deste documento, focados para o ganho através da profissionalização e da inovação tecnológica. Por fim, foram mostrados também os impactos causados pela agressão da construção civil e pela extração de materiais, focando o alvo da responsabilidade social e o respeito à segurança e à preservação da vida humana.

Palavras-chave: Construção Civil, Qualidade, Segurança do Trabalho, Responsabilidade, Produtividade.

Abstract: The article presents instructions and some data from the study is performed as the building, focusing mainly to the work’s security and sustainability of the development, researching and using new materials. Therefore, in order to eliminate some errors and to inhibit the loss of materials and labor, some studies were made, included in the content of this document, addressed to the gain through the professionalism and technological innovation. Finally, we also show the impacts caused by the aggression of construction and the extraction of materials, focusing on the target of social responsibility and respect for security and preservation of human life.

Key-words: Construction, Work’s Security, Responsibility, Productivity

  1. INTRODUÇÃO

A Construção Civil é um ramo da prestação de serviços que engloba a execução de edifícios, estradas, pontes e outros, nas quais sempre possuem profissionais de outras áreas para colaborar nas diversas necessidades. Ela tem crescido nos últimos tempos, buscando utilizar novas tecnologias, garantido a preservação, economia, a segurança do trabalho e a preservação do meio ambiente.

Com os aprimoramentos, os conceitos e métodos utilizados foram reavaliados e com isso, contribuiu para o aumento da competitividade e modernização produtiva, que a cada dia se dedica mais aos estudos das melhores práticas, na utilização de materiais e métodos. Toda mudança impulsionou à inovações e novas temáticas para a racionalização de todos os processos construtivos, que por meio da avaliação e do desenvolvimento de componentes, técnicas e processos, evolui tecnologicamente.

As “frentes de serviços” são os locais que mais absorvem os primeiros impactos das novas tecnologias, dos novos estudos na área de segurança e das inovadoras visões em responsabilidade social. E é nesse clima de ascensão que também está incluída a elaboração dos projetos, no qual são trabalhados novos modelos de gestão e coordenação de equipes de trabalhos.

Os construtores só então perceberam a importância do aprimoramento nas construções e estão cada vez mais ligados a qualidade, mão de obra, metodologia, máquinas, material, meio ambiente.

Na gestão da cadeia produtiva os processos estão cada vez mais ligados e dependentes dos indicadores nas tomadas de decisões, no planejamento, na orçamentação e na racionalização dos meios utilizados na obra. Além disso, novos estudos mostram a possibilidade de utilização de materiais sustentáveis, beneficiando a redução de perdas e impactos no meio ambiente, claro que, atualmente, a proporção de redução é mínima, mas o resultado somente será satisfatório se todos mudarem a linha de pensamento quanto à concepção de novas obras.

  1. QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A qualidade expressa, principalmente, o desejo de mudar, e segundo Juran apud Souza, (2001), “Qualidade é adequação ao uso”. Já no conceito de Falconi (apud Souza, 2001), “Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”.

Inicialmente, o projeto de implantação de um sistema de qualidade em qualquer empresa ou indústria deve obedecer ao principal critério, que deve ser o controle de todo o processo produtivo, utilizando-se de pessoal devidamente treinado e consciente de todos os seus objetos dentro de cada atividade. Além disso, deve-se seguir também o critério de aplicação de procedimentos e, principalmente, a busca incessante pela melhoria contínua em todas as atividades desenvolvidas.

Apesar dos diversos programas de qualidade a serem aplicados no setor de construção civil, os alvos a serem atingidos sempre são os mesmos: melhoria no fornecimento e funcionamento da cadeia de suprimentos, qualidade intermediária dos produtos, melhoria no conhecimento de mercado consumidor, aumento da qualidade visual e estrutural das construções, utilizando-se de novos produtos e novos conceitos sustentáveis, a redução das perdas de material e tempos e, principalmente, a melhoria na capacitação técnica dos funcionários.

Ao contrário do que ocorre em diversos países, no Brasil, ainda existe um “clarão” enorme entre a universidade e o mercado de trabalho. Parte do princípio que são poucas as empresas que destinam uma parte da verba para o treinamento de pessoal. Por outro lado há o fato de que muitos profissionais não proliferam seus conhecimentos para os recém-chegados no mercado e tornam tais habilidades como “propriedade particular” e isso acaba implicando, principalmente, na qualidade de formação desses novos profissionais como também na qualidade das construções elaboradas e fiscalizadas.

Há muito se vê uma enorme progressão em função da qualidade no setor da construção civil com a intenção de eliminar todos os prováveis erros, desperdícios e falhas em projetos. Com isso, foi criado em 1998, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat - PBQP-H na intenção de corrigir alguns erros bastante comuns nas frentes de serviço: falta de organização e de interação entre projeto e execução, falhas de planejamento, condições inadequadas de segurança nos canteiros de obras e ainda baixa capacitação dos operários. Além do PBQP-H, houve no Brasil a criação de outros programas de qualidade, tais como o QUALIHAB - Programa da Qualidade da Construção Habitacional do Estado de São Paulo e o QUALIOP - Programa da Qualidade das Obras Públicas da Bahia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (262.2 Kb)   docx (336.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com