TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇAO DE RECURSOS HUMANOS II

Artigo: ADMINISTRAÇAO DE RECURSOS HUMANOS II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  3.088 Palavras (13 Páginas)  •  6.133 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

ATIVIDADE 01

01. O que é Administração de Recursos Humanos? Qual sua importância no contexto organizacional? Justifique

R – É uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e praticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações, sua importância se deve por ela possuir uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional, ou seja, primeiro deve-se compreender o comportamento humano e também o conhecimento de vários sistemas e praticas de recursos humanos.

02. Caracterize a visão Tradicional de RH; Essa visão existe nos dias de hoje? Justifique sua resposta; Quais políticas foram agregadas a visão tradicional? Como você avalia essas ferramentas? Elas são essenciais para que as organizações atinjam resultados?

R – A visão tradicional desconsidera a dinâmica organizacional e a ação dos membros da organização, a evolução da função AR é vista como resposta a mudanças no contexto externo, visando a funcionalidade do sistema ou da organização. Não, atualmente priorizam-se as pessoas e seus conhecimentos, habilidades mentais e estruturas emocionais, suas novas políticas são de gestão de competência e de talentos, de desenvolvimento de carreira de qualidade de vida, de relações com o mercado, de captação de talentos, dentre outros e sim, são fundamentais nas organizações que queiram se manter no mercado.

03. Dentre os diversos objetivos da ARH nas organizações, caracterize pelo menos 03 dos apresentados na aula. Argumente sua visão sobre eles;

R – A administração de recursos humanos é um papel do administrador e de profissionais aptos para planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades desse sistema organizacional, ou seja, esses profissionais devem ter interesse pelas relações humanas, e alem de tudo, se interesse por ajudar os outros, como carisma, paciência, sensibilidade, etc, enfim, esses profissionais é que coordena e desenvolve estratégias de atuação e trabalho para os colaboradores de uma empresa.

04. Quais as observações em relação ao perfil, atuação, responsabilidade do ADMINISTRADOR DE RECURSOS HUMANOS? Argumente sua resposta;

R – A área de gestão de pessoas faz parte de um ambiente em constates mudanças, competitivo e com grande velocidade de informações, no qual se valoriza cada vez mais o conhecimento e o fator humano nas organizações, as empresa são incapazes de funcionarem sozinhas, pois elas necessitam de pessoas para poder concretizar seus objetivos, então esses gestores necessitam adaptar-se para manterem-se ativos no mercado, suas responsabilidades é focar no cliente, tanto externo quanto interno, ou seja, eles são responsáveis pela aplicação e desenvolvimento das políticas das empresas, pelo planejamento e assessoria a administração geral, direcionando seus esforços para atingir seus objetivos.

ATIVIDADE 02

01. O que é uma Organizacional Empresarial? Conceitue, caracterize e Exemplifique;

R – É um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente, com vista a atingir objetivos, liderados ou não por alguém com as funções de planejar, organizar, liderar e controlar, ou seja, consiste em um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos, orientado para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços, suas características são divisão do trabalho, especialização, hierarquia, distribuição e da responsabilidade e racionalismo. Ex: é a razão entre o esforço e o resultado, entre a despesa e a receita, entre o custo e o beneficio resultante.

02. Quais os desafios da Administração de Recursos Humanos, frente à diversidade de ambientes organizacionais? Justifique sua resposta

R – Seus desafios é seu ambiente singular de operação, administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso empresarial, tais como produção, materiais, produtos, finanças, a tecnologia, enquanto que ARH, lida com meios, com recursos intermediários e com fins, lida também com recursos vivos, extremamente complexos, diversificados e variáveis, que são as pessoas, dentre outros.

03. Como se dá ou se caracteriza um Ambiente Organizacional? A gestão de Pessoas varia de ambiente para ambiente? JUSTIFIQUE

R – Se caracteriza em tudo que envolve uma determinada organização interna ou externa, constituído por organizações que tem como função ajudar na sociedade. Sim, pois esta é uma área sensível que predomina numa organização, com as rápidas mudanças que ocorrem nas organizações, a alta competitividade do mundo globalizado e os constantes avanços tecnológicos, as organizações devem estar preparadas para lidar com imprevistos e incertezas e ao mesmo tempo, tomar decisões rapidamente e corretamente.

BOM TRABALHO!

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

ATIVIDADE

01. Qual a visão, atuação da ARH na pequena, média e na grande organização? Como se dá o desenvolvimento das Políticas;

R – A visão e atuação da ARH fazem parte de um processo que tem como objetivo estabelecer um caminho que será seguido pelos colaboradores durante a execução de um projeto, que conseqüentemente, outros indicadores tais como organização, direção e controle serão agregados, nas pequenas empresas as políticas são desenvolvidas e empregadas pelo próprio dono, na média, o dono tem auxilio de assessoria externa ou de profissionais, como financeiro e o administrativo e a grande, o dono já está mais distante das pessoas e já não consegue tomar decisões de RH pessoalmente e sozinho.

02. Na aula 03, referenciamos Antonio Carlos Gil (2002, p.30), e destacamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com