TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos escritórios de RH e das empresas de comunicações

Pesquisas Acadêmicas: A importância dos escritórios de RH e das empresas de comunicações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

ALINHAMENTO DE DISCURSO................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1.

A comunicação é de fundamental importância para as empresas, pois as informações contidas nestas comunicações podem gerar tanto o sucesso quanto a derrota de uma organização. Atualmente as empresas, instituições e organizações vêm se despertando para essa necessidade. Não é possível nos dias de hoje, as empresas ficarem alheias a estes fatos, pois o mercado como um todo passa por processos constantes de mudanças, em consequência das alterações políticas, econômicas e sociais. Portanto, se faz necessário que as empresas criem novas perspectivas, incentivos e interesses aos colaboradores de aperfeiçoamento constante.

Os departamentos de RH e comunicação das empresas devem funcionar como um suporte, sugerindo as melhores ferramentas de trabalho para incorporar o método mais adequado para levar as informações dos negócios e benefícios. Executivos que querem obter sucesso organizacional, devem dirigir sua atenção para as necessidades com o público interno, em primeiro lugar, assim, a comunicação interna é determinante para o sucesso das organizações pois se torna fundamental para os resultados do negócio e age como humanizador das relações do trabalho. O gestor, portanto, tem papel preponderante como o "primeiro comunicador" entre sua equipe e a organização. Hoje é mais importante que as pessoas sejam parte integrante do negócio, estejam em sintonia com o que a empresa espera delas e saibam o que podem esperar da organização. O gestor pode reforçar as mensagens institucionais bem como atualizar as orientações do mercado em que a empresa atua.

A comunicação eficaz deve fazer parte do repertório dos gestores e não há comunicação efetiva sem que haja a participação de lideranças envolvidas no processo. Gestores que não compreendem o papel e a importância da comunicação no atual ambiente de negócios e no relacionamento com seus funcionários, são predadores do equilíbrio ambiental que os funcionários prezam para a manutenção do espírito de trabalho em time. E finalmente é importante lembrar que a excelência passa necessariamente pela humanização da empresa e essa humanização pode começar na gestão do seu próprio departamento.

2.

O gestor tem um papel muito importante em tudo isto. Precisa direcionar as tarefas de cada membro explorando seu talento, estimular a cooperação e o feedback, ter um comportamento assertivo e gerenciar os conflitos que certamente surgirão em função de diferentes personalidades, opiniões e crenças, sabemos que a construção de uma equipe eficaz começa na seleção dos membros mas isto é apenas o começo.

Uma vez que o grupo esteja reunido, é preciso fazer com que passem a confiar, conhecer, agregar e interagir uns com os outros e só então serão de fato uma equipe. Esta tarefa não é fácil para o líder ou gestor mas é um desafio que vale a pena. O resultado é qualidade, crescimento e produtividade. A equipe precisa aprender a se comunicar de forma eficiente descobrindo e entendendo seu próprio ritmo, respeitando as diferenças entre os membros, percebendo os diferentes talentos e eliminando preconceitos. É um processo que requer dedicação, comprometimento e estímulo a novas ideias que precisam ser discutidas e, sendo viáveis, aprimoradas e implantadas.

Uma armadilha comum é o gestor deixar de monitorar os processos quando percebe que a equipe está independente. Resistir a esta tentação significa não se surpreender com desajuste de foco e objetivos que precisam estar sempre claros para garantir que as pessoas direcionem seus esforços na mesma direção. As pessoas em geral sentem-se mais seguras e confiantes quando estão bem informadas e no ambiente de trabalho não é diferente. A interdependência exige transparência. A comunicação dissemina a informação, dilata a tolerância, estimula a criatividade, auxilia na construção da confiança, é fundamental a transparência, aumenta a produtividade, otimiza a qualidade e traz significativas melhoras ao ambiente de trabalho.

Alinhamento de discurso

A empresa organiza um planejamento estratégico em equipe, todos interagem com ideias e opiniões e, ao final, há o resultado que irá, ao longo dos anos seguintes, nortear os colaboradores da empresa a agirem da mesma forma e buscarem os mesmos objetivos. Assim, gestores e colaboradores adquirem um alinhamento de discurso – algo fundamental para uma organização. Com discursos alinhados entre colaboradores e gestores, o segundo passo é investir na motivação dos funcionários para serem os maiores “advogados da marca. Para isso, ações de endomarketing podem ser feitas, como eventos internos ou até campanhas de valorização do capital humano que sua empresa possui. Os beneficiados ficam satisfeitos com o trabalho e as chances de falar bem da marca aumentam.

Um exemplo: se a sua organização quer ser conhecida pelas inovações que ela gera, é importante que o discurso da inovação permeie todos os comunicados, mensagens e conversas dentro e fora do ambiente empresarial, há casos em que a falta de comunicação com colaboradores é geradora de divergências. Os famosos falatórios, ou rádio corredor, prejudicam a imagem de sua empresa e tiram o foco da equipe do que interessa. Para evitar que isso ocorra, esteja atento às ações de comunicação promovidas internamente. Com colaboradores bem informados, não há espaço para desinformação. Essas são algumas das estratégias competitivas possíveis ao investir na gestão da comunicação. Para isso, é fundamental um plano de comunicação que busque alinhar objetivos de uma organização com toda equipe de trabalho.

Alguns componentes importantes que fazem parte da gestão comunicação.

Essa é a comunicação oral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com