TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Artigo: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  2.943 Visualizações

Página 1 de 5

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Exercício 1:

Há dúvidas sobre as diferenças entre Planos Estratégicos, Táticos e Operacionais. Russell ACKOFF (1966) esclarece que o Plano Tático é pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Estratégicos estão relacionados com as diversas áreas da organização. Por exemplo, um Plano Financeiro e um Plano de Marketing são Planos Estratégicos. Para operacionalizar os Planos Estratégicos, são preparados os Planos Operacionais, que orientam a alocação de recursos para cada parte dos Planos Táticos.

A - Verdadeiro

B - Falso

Resposta: Alternativa(B)

Comentários:

B - Russell ACKOFF (1966) esclarece que o Plano Estratégico é pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Táticos estão relacionados com as diversas áreas da organização. Por exemplo, um Plano Financeiro e um Plano de Marketing são Planos Táticos.

Exercício 2:

Com a estabilidade dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores positivos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores. Questões como alto crescimento econômico, globalização, desregulamentação governamental, inflação, abundância de alguns recursos bem como a escassez de outros, custo do petróleo e protecionismo internacional deverão alertar as organizações para a utilização e aperfeiçoamento do Planejamento de Longo Prazo.

A - Verdadeiro

B - Falso

Resposta: Alternativa(B)

Comentários:

B - Na verdade existe mudança constante dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores negativos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores como, o reduzido crescimento econômico, globalização, regulamentação governamental, inflação, escassez de alguns recursos, alto custo do petróleo e protecionismo internacional deverão alertar as organizações para a utilização e aperfeiçoamento desse Planejamento.

Exercício 3:

De acordo com o texto "Planejamento Estratégico dentro do conceito de Administração Estratégica", para o conceito de Administração Estratégica:

I.São necessários indivíduos capacitados tanto na tarefa de planejar como de projetar o futuro. Requerem-se executores que dominem ambas, tanto planejar como projetar o futuro.

II.É preciso tanto planejar quanto projetar o futuro para tornar uma empresa bem-sucedida.

A - FF

B - FV

C - VF

D - VV

Resposta: Alternativa(B)

Comentários:

B - É preciso tanto planejar quanto projetar o futuro para tornar uma empresa bem-sucedida. São necessários indivíduos capacitados nas duas tarefas. Requerem-se líderes que dominem ambas as práticas. Enquanto projetar o futuro é um processo que envolve decidir como agir com base no que está ocorrendo no ambiente imediato e no futuro próximo, planejar é a tradução dessa decisão em ações gerenciáveis.

Exercício 4:

Em geral, para realizar com êxito o controle estratégico, os administradores devem compreender _____________.

A - Os papéis das auditorias estratégicas.

B - O processo de pesquisa estratégica.

C - Os sistemas de informação baseados em computador.

D - O planejamento operacional.

E - O plano financeiro e a alocação de recursos dos planos de ação.

Resposta: Alternativa(A)

Comentários:

A - O controle organizacional se concentra na monitoração e avaliação do processo de administração estratégica no sentido de melhorar, utilizando sistemas de informação e assim assegurar um funcionamento adequado.

Exercício 5:

Quem deve ser envolvido num processo de planejamento e de gestão estratégica?

I. Somente os controladores e proprietários da empresa, pois os assuntos estratégicos são sigilosos.

II. Somente os proprietários da empresa, pois os assuntos estratégicos são sigilosos.

III. Somente os consultores contratados, pois eles têm um conhecimento geral do mercado e das práticas utilizadas por outras empresas do setor.

IV. Somente os supervisores, gerentes e superintendentes, pois são eles que, efetivamente implementarão as decisões e responder pelo resultado da implementação.

A - Somente a alternativa II está correta

B - Somente as alternativas II e IV estão corretas

C - Nenhuma alternativa está correta

D - Somente a alternativa III está correta.

E - Somente a alternativa I está correta

Resposta: Alternativa(C)

Comentários:

C - O presidente, administradores, gerentes e supervisores devem estar envolvidos num processo de planejamento estratégico, pois todos estão relacionados e são interdependentes por mais que executem funções distintas.

Exercício 6:

Uma 'atitude estratégica' se caracteriza por:

A - Olhar o futuro com os olhos postos no presente.

B - Olhar o futuro como se os olhos estivessem postos no passado.

C - Olhar o futuro como se os olhos estivessem postos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com