TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO - TGA

Trabalho Escolar: ADMINISTRAÇÃO - TGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  2.953 Palavras (12 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CURSO: ADMINSTRAÇÃO

PROFESSOR: Mônica F. Satolani

TITULO: AS TEORIAS CLÁSSICAS DA ADMINISTRAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE.

INTRODUÇÃO

O propósito deste trabalho e apresentar o quanto as Teorias da Administração foram essenciais para o desenvolvimento humano tanto nas áreas sócias, naturais e econômicas. Montamos uma estrutura de fácil compreensão onde a equipe procurou expor suas informações baseando-se em teses de alguns estudiosos sobre o assunto.

Trazemos também um conjunto de informações de onde se pode elencar sob várias óticas o longo caminho e as dificuldades que as organizações ainda encontram quando o assunto é ADMINISTRAÇÃO.

DESENVOLVIMENTO

Atualmente estamos vivendo um período em que as empresas surgem a todo o momento e isso também é resultado dos estudiosos sobre Administração que descobriram, externaram e colocaram em prática as Teorias das Organizações é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral.

Em tese podemos dizer que:

Organização - combinação intencional de pessoas e tecnologias para atingir um objetivo.

Administração - condução racional das atividades de uma organização.

Administração hoje é uma das mais complexas áreas do conhecimento humano, cheia de desafios e complexidades, pois lida com produção, Finanças, Pessoal, Marketing, etc.

Planejar significa definir antecipadamente os objetivos a serem alcançados e as ações a serem desenvolvidas. Os planos são as linhas mestras pelas quais a organização obtém e aplica os recursos necessários ao alcance dos seus objetivos e os membros da organização realizam atividades consistentes com os objetivos escolhidos. O progresso na direção dos objetivos é monitorado e medido, a fim de permitir correções necessárias, onde devemos. A organização ou processo de “arrumar” a casa e alocar os recursos de modo a alcançar eficientemente os objetivos em função de estes serem almejados com sucesso, pode-se organizar a empresa (estruturá-la) de formas diferentes.

A Teoria Geral da Administração (TGA) surgiu no momento em que as organizações alcançaram certo tamanho e complexidade (no inicio do século xx).

Podemos chamar de um conjunto orgânico e integrado de teorias, hipóteses e idéias a respeito da administração como a ciência, técnica e arte.

Em prática essas teorias oferecem aos dirigentes das organizações modelos e estratégias adequadas para a solução de problemas empresariais. A Teoria Geral da Administração (TGA) atravessou diversas fases diferentes em que elas se entrelaçam.

Cada fase realça e enfatiza um aspecto importante da administração, que podemos chamar de variáveis da administração. São basicamente cinco variáveis da teoria geral da administração (tarefas, estruturas, pessoas, tecnologias e ambiente). Todas as teorias administrativas são válidas, embora cada uma valorize uma ou algumas destas variáveis da teoria geral da administração.

Na verdade, podemos dizer que cada teoria surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época, mas todas são ainda aplicáveis às situações atuais, e o administrador precisa conhecê-las bem para ter a sua disposição uma série de alternativas adequadas para a situação.

O comportamento das variáveis é sistêmico e complexo: cada um influi e é influenciado pelos outros de seu conjunto que é diferente da soma dos comportamentos de cada componente separado.

Na realidade, a adequação e integração dessas cinco variáveis constituem o desafio da administração.

Empresas como Organizações Sociais;

As empresas são organizações sociais nas quais ocorrem os fenômenos da produção de bens ou serviços, visando o lucro. Elas empregam pessoas, utilizam tecnologias, competência, requerem recursos e necessita de administração. Funcionam como sistemas abertos, importam insumos do ambiente externo e são convertidos em saldos ou resultados que retornam ao ambiente e proporcionam a retroação necessária capaz de fornecer a indicação de como a empresa precisa se adaptar ao seu ambiente.

È sabido que o processo de globalização provocou grandes mudanças no comportamento dos consumidores, que por sua vez, passaram a exigir das organizações mais qualidade nos produtos e serviços, melhor atendimento, melhores preços e ainda, que elas se antecipassem no atendimento de suas demandas futuras.

Como resposta, as organizações buscaram a excelência no atendimento interno e externo, fazendo um trabalho direcionado à conquista do mercado e seus consumidores mais exigentes.

A empresa pode ter três diferentes níveis de atuação: nível institucional (nível mais alto da empresa), compostos dos diretores, proprietários, acionistas e altos executivos. É o nível responsável pela definição dos objetivos e das estratégicas da empresa. Temos o nível operacional, (nível mais operacional da empresa) composta por chefes e supervisores e é encarregado de programar e executar as operações básicas da empresa, como, máquinas, equipamentos, linhas de montagem, escritório, balcões, instalações físicas, etc., cujo funcionamento deve atender as rotinas e procedimentos programados dentro de uma regularidade para assegurar a plena utilização dos recursos disponíveis e a máxima eficiência das operações. Já o terceiro e último nível é o intermediário (com um mediador entre ambos), cuida dos dois níveis respectivamente, do topo e da base da empresa. Compostas por pessoas ou órgãos que transformam as estratégias elaboradas para atingir os objetivos em programas de ação, pois o nível institucional costuma estar ligado ao operacional.

Esse nível também cuida da distribuição e da colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado.

Ambiente das empresas;

Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão.

Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com