TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADOÇÃO DA “TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS” COMO ESTRATÉGIA PARA MINIMIZAR PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS E DE APRENDIZAGEM DENTRO DA SALA DE AULA

Por:   •  29/5/2017  •  Artigo  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 7

ADOÇÃO DA “TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS” COMO ESTRATÉGIA PARA MINIMIZAR PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS E DE APRENDIZAGEM DENTRO DA SALA DE AULA

INTRODUÇÃO

A utilização de animais dos mais diversos tipos, aparências e temperamentos, como gatos, cães, pequenos roedores, pássaros, répteis e até mesmo o escargot tem-se mostrado eficiente para integrar e consolidar os ensinamentos tradicionais da educação, como português, inglês, matemática, biologia, etc., fazendo as correlações necessárias entre estas matérias, reforçando os laços da interdisciplinaridade, além de permitir a inclusão de temas não tão curriculares, como trabalhar com as emoções, sentimentos e personalidade dos educados e educadores, reforçando ou mesmo desenvolvendo fatores tão importantes como noções de responsabilidade, respeito e convívio social.

A atuação dos animais como coeducadores e coterapeutas permite, através de monitoramento antes, durante e após o contato com os animais, verificar as mudanças de postura no tocante aos aspectos sociais, afetivos e de aprendizado, propiciado por este contato entre as crianças e os animais, que muitas vezes são até adotados pelas crianças que acabam por criar um vínculo difícil de ser dissociado.

Neste sentido, os animais atuam como facilitadores, uma vez que conseguem, muitas vezes de maneira espontânea, sem a necessidade de treinamento, como o caso da utilização do molusco escargot, além de outros animais, despertar habilidades e características essências, não só para a vida estudantil e acadêmica dos alunos, mas despertar e desenvolver habilidades essenciais para garantir o convívio social harmônico do indivíduo formado, que carrega e dissemina esses valores entre os membros de sua família e pessoas com as quais convive.

Em consonância com o descrito, este trabalho se destina a elaboração de um projeto de introdução de animais como coeducadores em uma escola municipal, com monitoramento e acompanhamento dos alunos submetidos a tal experiência, com o intuito de verificar se os objetivos gerais e específicos tais quais mudanças comportamentais e de aprendizado são alcançados.


MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA

Nome da escola: Escola Fonte do Saber

Ano ou série: 3º ANO

Número de alunos: 16

Meninos: 07

Meninas: 09

Descrição do perfil da turma: Uma turma relativamente pequena de alunos, mas com alguns que apresentam problemas comportamentais de brigas e desrespeito às regras estabelecidas pelos regulamentos escolares e ordens diretas emanadas pelos professores.

Devido à localização e características do local em que a escola está situada, uma comunidade carente, sem opções de lazer e diversão, com as crianças oriundas de famílias sem amparo e sem estrutura, além da constante violência a que são submetidas, algumas crianças apresentam certa agressividade.

O rendimento escolar da turma fica sempre abaixo do esperado, com médias inferiores às estabelecidas.

        


ALUNOS QUE APRESENTAM PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS:

JONATHAN DOS SANTOS

Idade: 08 anos.

Jonathan é indisciplinado não atendendo de maneira plena as ordens tanto de convívio quanto às estipuladas pelos professores, demonstrando certa rebeldia e sempre causando discórdia e brigando com os demais alunos e professores. Além do mais, o asseio pessoal de Jonathan não é dos melhores, quando não vem com o uniforme sujo, este sempre acaba se sujando durante as aulas. Ocorre também que Jonathan apresenta falta de assiduidade.

ESTEFFANY MARIA DO CARMO

Idade: 09 anos.

Esteffany, sendo mais velha que os demais alunos e apresentando compleição física avantajada, é agressiva e mandona, tentando impor-se sobre os demais, além de não querer participar das atividades propostas em sala. A mesma sente-se deslocada e recusa-se a obedecer regras como não comer em sala de aula, além de não se alimentar de maneira correta, apresentando um sobrepeso evidente para uma criança de sua idade.

ALUNO QUE APRESENTA PROBLEMA DE APRENDIZAGEM

KELLEN CRISTINA RIBEIRO

Idade: 08 anos.

        Kellen é uma menina franzina, que pouco fala, sempre sentada no canto da sala, pouco se expressa ou se comunica com as demais crianças, em virtude disto, sempre é a última a ser escolhida para as atividades em grupo. Tem dificuldades em expressar as ideias e fazer amigos. Nas poucas vezes em que fala, apresenta Dislalia, o que é motivo de chacota, deixando a mesma constrangida e introspectiva.


DEFINIÇÃO DO PROJETO

ANIMAIS UTILIZADOS PARA A INTERAÇÂO PEDAGÓGICA

Para que haja a interação pedagógica de forma a tentar “atacar” os problemas constatados, foram escolhidos um pássaro (canário) e um roedor do tipo ramster, que ficarão sob os cuidados dos alunos Jonathan e Esteffany, que apresentam problemas comportamentais.

Para “atacar” os problemas de aprendizagem, que se manifestaram de maneira mais evidente com a aluna Kellen, o animal escolhido foi um cachorro Labrador de nome Billy.

DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS

As crianças com problemas comportamentais serão responsáveis pela limpeza diária das gaiolas dos animais, e pela alimentação dos bichos. Para que possam realizar as tarefas, será reservado um período entre trinta minutos e uma hora, que pode ser encaixado em horário que antecede ou que ultrapasse o do período letivo, desta maneira não atrapalha ou prejudica a frequência em outras aulas.

Como cuidadores e conhecedores da rotina dos animais, os alunos serão auxiliares dos professores na organização das atividades que envolvam a presença dos animais com exposição destes aos demais alunos, bem como atuarão como monitores e darão explicações aos demais alunos sobre os cuidados necessários para com os animais.

Outro aspecto importante, é que com o passar da primeira semana, os alunos que são o foco da atividade, levarão para casa os animais, sendo que estes cuidarão dos animais e os alunos serão responsáveis pelo ensinamento de seus familiares, sobre as peculiaridades e cuidados apresentados por cada animal, zelando pela saúde do animal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com