TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais na Educação.”

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LETRAS

NOME COMPLETO DO ALUNO: SANDRA LOPES DA SILVA

 RA:  9720277732

Psicologia da Educação

Fundamentos Filosóficos da Educação

 

Projeto: “Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais na Educação.”

Tutora Priscila Lourenço

OSASCO/EAD

 2014

Introdução

Como sabemos a ligação homem-animal, é antiga desde os primórdios e essa interação cada vez mais vem sendo evidenciada em diversas áreas entre elas a psicologia.

Apesar da terapia com animais seja pouca conhecida no Brasil. O animal funciona como um objeto mediador no tratamento, com objetivos claros e dirigidos (PEREIRA et al, 2007).

Zooterapia ou Terapia Assistida por animais (TAA) vem trazendo inúmeros benefícios aos seus pacientes, como: melhorar as habilidades motoras finas; aumentar as habilidades de atenção (ou seja, prestar atenção, permanecer na tarefa); ajudar na memória de longo ou curto prazo; e partindo dessa mesma premissa que a zooterapia traz consigo inúmeros benefícios aos seus pacientes.


Passo1 - Perfil da turma/ características gerais

Nome da Escola (fictício) EMEF CONSTRUINDO O FUTURO

Ano ou série: 3 ano / 2 série

Número de alunos: 20

Meninos: 12

Meninas: 8

Descrição do perfil da turma: A turma é composta de 8 meninas e 12 meninos. O grupo é bem heterogêneo, possui 01 caso de inclusão e 02 de comportamento a ser melhorado. As crianças apesar de serem bem hiperativas o aprendizado condizem com o ano em questão, com exceção dos casos de inclusão que requer um pouco mais de atenção. Os meninos mesmo sendo um número maior interagem bem entre sim dividindo os brinquedos e ajudando os colegas, diferente das meninas que acabam sempre se divido em grupos.


Passo 2 - Análise de problema comportamental

Nome do Aluno (1): Kelvin Rodrigues

Idade: 08 anos

Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais: O aluno tem dificuldade de respeitar aos colegas e professores, quando tem vontade participa das atividades dadas em sala, porém frequentemente precisa de mais atenção, pois se distrai facilmente das suas atividades.

Nome do Aluno (2): Maria Eduarda Ferreira

Idade: 08 anos

Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais: A aluna sobre bullying dos colegas por ter pais separados e por eles não terem um bom convívio, a menina desenvolveu um sobrepeso significativo que atrapalha em algumas atividades o que leva os colegas fazer brincadeiras de mau gosto.

Passo 3 - Análise de problema de aprendizagem

Nome do Aluno (1): Francisco Lisboa

Idade: 10 anos

Descrição Detalhada dos Problemas de Aprendizagem: O aluno está em fase de inclusão possui síndrome de Down, tem um temperamento dócil, sua dificuldade está em aprender e compreender as coisas.

Passo 4 - Implementação do Projeto

1 – Definição do(s) animal (is) com perfil adequado às necessidades pedagógicas dos alunos.

Escargot.

Por ser um animal de ritmo lento, não fazer barulho.

2 – Definição das estratégias de tratamento e utilização dos animais em sala de aula, espaço escolar ou familiar.

A ideia é utilizar o escargot de 01 a 03 vezes por semana na sala de aula, dependendo do comportamento da turma, pois os alunos terão que desacelerar ir ao ritmo dele, vai ajudar em questão de respeitar o próximo; e mesmo sendo diferente ele tem seu valor e no seu ritmo ele faz tudo que quer.

3 – Definição da proposta pedagógica relacionada ao conteúdo.

Usar como exemplo de ensino o paradigma Skinner ‘qual seja o animal responde a estímulos  ambientais’, e com isso ensinar de forma mais fácil os alunos.

4 – Definição das estratégias de acompanhamento e avaliação.

Observar como os alunos, principalmente os 03 mais delicados se por a cada aula com o escargot, através de anotações e de feedbacks dos próprios alunos.

5 – Definição dos objetivos gerais e específicos o projeto.

Objetivos gerais ao longo prazo espero que se tornem pessoas mais flexíveis, pacientes e que aprenda a respeitar o próximo.

Objetivo específico que a cada aula os alunos aprendam a lidar com as diferenças, como o animal não vai obedecer aos gritos, as ofensas, que eles aprenda o autocontrole, respeitando o animal eles vão aprender a respeitar o próximo. Que apesar dele ser diferente isso não quer dizer que ele não seja importante, nem todos podem aproveitar a presença do animal e com isso fazer que cada um aproveite o tempo e se sinta especial.

Passo 5 – Apresentação dos resultados esperados

Problemas Comportamentais

Resultados Esperados - Aluno (1): Que o aluno aprenda a respeitar o próximo desenvolvendo autocontrole, que aprenda ter atenção no que está fazendo, se tornando uma pessoa mais tranquila.

Resultados Esperados - Aluno (2): Que a aluna aprenda que apesar da diferença ela é importante, que apesar da sua dificuldade de participar de algumas atividades ela pode fazer no tempo dela.

Problemas de Aprendizagem

Resultados Esperados - Aluno (1): Que a aluna comece a se comunicar mais, se torne independente, desenvolva amizades e se preocupe com os outros.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Levando em consideração a interação dos alunos com o Escargot o aprendizado foi maior, devido o animal atrair a atenção para suas particularidades e com a redução de barulhos, introduzir a matéria foi mais dinâmico.

Os alunos têm muito a melhorar, mas estão em um ótimo caminho que e com o tempo com certeza vão melhorar.

       

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SciELO, A Scientific Eletronic Library Online. Disponível em : . Acesso em: 17 set. 2014.

ATEAC – Instituto para Atividades, Terapias e Educação Assistida por Animais de Campinas. Disponível em http://ateac.org.br/zooterapia-caes-cavalos-peixes-aves-e-repteis-tratando-enfermidades/. Acesso em: 15 set. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (165.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com