TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADS 4 semestre unopar

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto de Arquitetura - 11

Projeto de arquitetura são importantes.

Em todo o sistemas sempre a subsistemas que estão interligados.

O ponto principal é identificar os subsistemas e fazer um framework para que todos possam trabalhar em conjunto, isto é chamando de projeto de arquitetura.

Existem algumas vantagens a o se projetar e documentar uma arquitetura de software.

1 – Comunicação de Stakeholders – É feita uma apresentação em alto nivel para que se tenha um enfoque maior em discuções.

2 – Análise de sistema  -  Tem um foco inicial na arquitetura porém necessita de uma análise maior no sistema. Isso leva um olhar mais a fundo sobre algumas funcionalidades do sistema, como seu desempenho, confiabilidade e facilidade da sua manutenção.

3 – Reuso em Larga Escala – O modelo de arquitetura de sistema é um sistema que esta organizado e de como os componentes opream entre si. Em alguns casos pode ser posto o plano de reuso de software, em casos no qual o desenvolvedor ja tenha visto um sistema igual anteriormente. O sistemas de arquiteturas pode ser reutilizados em vários casos.

Hofmeister, sugere que um projetista tem que ficara atento  ao seu projeto desde do inicio dele. Pois, é no inicio do projeto que ira ser definido as metas do software.

Dentro da arquitetura de software pode se destacar alguns pontos, para qual o desenvolvedor tome cuidado ao realizar o software.

1 – Desempenho. O desempenho do software deve ser o esperado pelo cliente, para qual possa satisfazer total desempenho sobre o produto.

2 – Proteção.  A proteção do sistema é de grande importancia para que ele não sofra ataques ou fique vulneravel a qualquer brecha. Pode ser aplicada a proteção dividida  em camadas.

3 – Segurança. Segurança deve estar localizada em subsistemas ou em um pequeno número de subsistemas. Isso ira reduzir os custos e futuros problemas de segurança do software.

4 – Disponibilidade. A disponiblidade do sistema tem de ser total, sendo possivel incluir componentes, substituir ou atualizar ferramentes no sistema, sempre que for necessario.

  1. – Manutenção. A manutenção do software tem de ser agendada com o cliente, para que não tenha risco de invasões ou de problemas com o software. Para isso devera sempre haver uma comunicação entre o cliente e o desenvolvedor.

Diagramas de caixas e linhas não são bem vistos pela arquitetira. Mas eles tem um grande valor visto pela sua eficiencia na comunicação com os stakeholders de sistemas e para o planejamento de projetos.

Normalmente os stakeholders tem uma visão muito abstrata do sistema que esta sendo criado. Nesse modo os subsistemas são criados independente, assim os designer de pessoas ja podem dar inicio ao desenvolvimento do sistema.

11.1 Decisões de Projeto de Arquitetura

Projeto de Arquitetura faz estabelecer quais são so requisitos funcionais e não funcionais do sistema a ser criado. Na criação de projeto de arquitetura não ha um padrão estabelecido para a criação, ficando a cargo do criador desenvolver e analisar o produto que ira ser feito, podendo ser diferente de projeto a projeto.

Muitas vezes os arquitetos tem de pensar muito sobre o trabalho que estão desenvolvendo pois, isso ira afetar futuramente sobre o desenvolvimento do sistema.

Existem perguntas básicas a serem respondidas pelos arquitetos ao se desenvolver um projeto:

1. Existe uma arquitetura anterior da qual possa funcionar nesse novo modelo ?

2. Como o sistema ira funcionar com alguns tipos de processadores ?

3. Quais os tipos de arquitetura eu posso escolher para esse sistema ?

4. Qual abordagem escolher para o sistema ?

5. Como as unidades de um sistema serão decompostas em módulos ?

6. Qual o melhora caminho para se ter controle das unidades no sistema ?

7. Como o projeto de arquitetura será avaliado ?

8. Como documentar a arquitetura do sistema ?

É comum encontra arquiteturas de sistemas parecidas umas com as outras, pois isso leva a pensar que ha um conceito fundamental de domínio. Ao projetar uma arquitetura de sistemas, o desenvolvedor pode procurar uma arquitetura similiar a de um projeto ja pronto, e apenas a modificar para deixar como o cliente deseja, fazendo algumas alterações.

Para casos a onde há somente um único processador, você tera que fazer um sistema diferente dos demais, focado para aquele sistema mais fragil.

A arquitetura de um software pode ser em um modelo ou estilo de arquitetura específico, como no caso de uma organização cliente-servidor ou uma arquitetura em modelo de camadas. Conheçer os seus estilos é importante ao se desenvolver. Mas a maioria dos sistemas não são produzidas em estilos únicos. Partes de diferentes sistemas podem ser integradas em apenas um único sistema, em varios casos um sistema de arquitetura, pode ser composto de outros sistemas.

O produto do processo de projeto de arquitetura, pode incluir gráficos com textos descritivos, mas ele deve ser descrito como que o sistema é estruturado tratando de seus subsistemas, a abordagem adotada e como o subsistema está estruturado em módulos.

Alguns modelos que podem ser desenvolvidos podem apresentar as seguintes caracteristicas:

1. Um modelo do qual mostra o subsistema desenvolvido como unidade separada.

2. Modelo dinamico que mostra como o sistema organiza processos em tempo de execução.

3. Um modelo que mostre o subsistema por meio de suas interfaces públicas.

4. Um modelo que mostre o relacionamento do fluxo de dados, entre os subsistemas.

5. Um modelo que mostre como os subsitemas podem ser distribuídos pelos computadores.

11.2 Organização de sistema

A organização de sistema é um ponto chave para a construção do mesmo, ela podera refletir mais para frente, apresentado erros caso a organização não fosse bem feita antes, é normal que se tenha um mapeamento simples dos subsistemas para a estrutura organizacional, pois as empresas não ligam para essa aréa que é de grande importancia.

11.2.1 O modelo de repositorio

Os subsistemas que constituem um sistema devem trocar informações de modo que possam trabalhar juntos eficientemente. Existem duas modos de se fazer isso:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com