TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio 4° semestre Unopar ADS

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.401 Palavras (14 Páginas)  •  2.086 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Assis – SP[pic 8]

2016

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

                [pic 16]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        Objetivo        5

2        Desenvolvimento        6

2.1        Análise Orientada a Objetos        6

2.1.1        Diagrama de Caso de Uso        6

2.1.2        Diagrama de Classe        8

2.2        Projeto de banco de dados        9

2.2.1        Modelo Conceitual        11

2.2.2        Modelo Lógico        12

2.3        Liguagem de programação        13

2.4        A Pequena Empresa e o Uso da Tecnologia        22

2.4.1        Impacto da Tecnologia        22

2.4.2        Custos com a tecnologia        23

2.4.3        Vantagens        24

3 Conclusão        25

REFERÊNCIAS        26



INTRODUÇÃO

O assunto abordado traz questões relacionadas a processos de automação em um negócio ou empresa afim de obter um maior controle sobre o processo de entregas de marmitas.

Veremos no decorrer deste trabalho conceitos introdutórios necessários para entender o funcionamento básico de uma programação, seu desenvolvimento e a forma de aplicação, baseado em estudo de caso de uso como parte desse trabalho e pesquisas sobre linguagem de programação.


  1. Objetivo[a]

O presente trabalho apresenta um sistema que visa basicamente agilizar o processo de entregas de marmitas. O objetivo é cadastrar os clientes, efetuar os pedidos escolhido e realizar as entregas. Além disto o sistema provê módulos para consultas diversas e geração de relatórios, para uma melhor visualização das informações. As classes do sistema são de fácil operação visando uma melhor interação com o usuário.

Para o desenvolvimento do mesmo serão seguidas algumas etapas, como modelagem do projeto de sistema, mapeamento relacional das classes e modelo físico do banco de dados.

A definição destas etapas é um assunto que tem sido tratado em sala de aula entre professores e alunos nessa disciplina, e nota-se uma grande diversidade de opiniões. De maneira geral são basicamente quatro as etapas mais importantes: diagrama de caso de uso, modelo conceitual e logico, estrutura de dados e a vantagens e desvantagens dessa implementação. A primeira etapa foi executada através de entrevistas com o cliente, sendo os requisitos levantados especificados através de diagramas de use-case ou casos de uso. No decorrer desse trabalho iremos demonstrar técnicas que podem ser utilizadas em uma programação de alto nível, definindo o conceito lógico, dinâmico e estático de uma programação estruturada nos processos de trabalho da empresa em questão.

Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um protótipo de software que automatize o processo de gerenciamento de entregas de marmitas, fundamentado nos resultados obtidos com o estudo dirigido realizado durante o curso. O desenvolvimento deste protótipo de sistema permitirá colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação, com relação a Análise de Dados, Documentação de Sistemas, Desenvolvimento de Software e Manipulação de Banco de Dados.


  1. Desenvolvimento

  1. Análise Orientada a Objetos

Os métodos para desenvolvimento de software têm mudado significativamente conforme a evolução dos computadores. A principal razão para esta ocorrência se teve pelo aumento da complexidade dos programas, e consequentemente a busca por novas formas e ferramentas de desenvolvimento.

“A análise de sistemas consiste nos métodos e técnicas de investigação e especificação da solução de problemas, a partir dos requisitos levantados, para criação e implementação de software em algum meio que o suporte”

(TONSIG, 2000, pg.19)

.

A análise de projeto orientado a objetos possibilita conseguir uma maior reusabilidade de classes de objeto trazendo uma melhora na qualidade geral do software e reduzindo os custos de manutenção e de produção.

De maneira mais específica, Pressman (1995) explica que os métodos utilizados para fazer o levantamento dos requisitos, para o desenvolvimento do software orientado a objetos, permitem que o desenvolvedor modele um problema através de classes, objetos, atributos e operações.

Por meio da análise orientada a objetos, modela-se a realidade para os tipos de objetos e aquilo que ocorre a eles, levando a projetar e programar sistemas de forma orientada a objetos. Sua utilização oferece vários benefícios: os modelos gerados por meio da análise refletem o mundo real de maneira aproximada, proporcionando facilidade no entendimento: a realização de mudanças nos requisitos se torna mais fácil: permite a reutilização de código: a manutenção do protótipo se torna mais fácil e o projeto possui qualidade mais elevada, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (682.6 Kb)   docx (595 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com