TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGV Desenho Técnico

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Projeto Final Desenho Técnico

Veículo Guiado Automaticamente

Bruno Rodrigo Marchi Rumich

Eduardo Marschall

Maximo Silva Pacheco

2014

SUMÁRIO

01 – INTRODUÇÃO 03

02 - FUNCIONAMENTO BÁSICO DE UM AGV 03

03 – ESTRUTURA BÁSICA 03

04 – PRINCIPAIS MODELOS DE AGVs 04

05 – REFERÊNCIAS 06

01 – INTRODUÇÃO

        Este documento te por objetivo mostrar a estrutura e o funcionamento básico de um veículo guiado automaticamente (AGV), assim como seus principais modelos.

02 – FUNCIONAMENTO BÁSICO DE UM AGV

AGV (Automatic Guided Vehicle) são veículos projetados para movimentar mercadorias e produtos dentro de um estabelecimento, conectando diversas máquinas dentro da área do armazém cuja função é poupar tempo, energia e espaço na logística empresarial. Veículos automáticos AGV foram integrados nos processos produtivos e são utilizados para o transporte, transferência e armazenamento de produtos.

AGV se movimenta de uma forma autônoma e automática e prescinde da presença de um operador e de obras fixas no chão; a soma destes fatores garante um grau elevadíssimo de flexibilidade no momento em que for preciso ampliar a rede.

Geralmente, o trajeto do AGV já é pré-definido pelo programador, assim como a capacidade de mudar de direção ou parar, em caso de haver obstáculos pelo caminho.

03 – ESTRUTURA BÁSICA

        Um veículo guiado automaticamente deve possuir algumas estruturas básicas para conseguir realizar o trabalho desejado. Além de elementos como uma estrutura que possibilita a locomoção (como baterias e rodas). Os principais componentes de um AGV são:

  • Painel de controle para receber, armazenar e transmitir todas as informações programadas, recebidas e percebidas, como trajeto, obstáculos e pontos de chegada e saída;
  • Unidade de direção, responsável por guiar o veículo através da interpretação dos sensores e dos dados do painel de controle;
  • Sensores: podem ser de luz, ultrassônicos ou magnéticos. Os dois primeiros utilizam-se de leituras constantes do ambiente para detectar obstáculos ou os principais locais de seu trajeto. Os sensores magnéticos necessitam de pontos magnéticos pré-determinados e posicionados para utilizá-los como referência.

04 – PRINCIPAIS MODELOS DE AGVs

  • Veículos rebocadores: São os mais baratos e simples. Eles são usados em locais onde há um caminho fixo, parando apenas nos locais fixos de carga e descarga (imagem 01);
  • Veículo Empilhadeira: São os mais utilizados em depósitos. Normalmente possuem garfos para poder pegar ou depositar a carga em locais mais altos ou de difícil alcance (imagem 02).
  • Veículos para carga unitizada: São utilizados para carregar paletes. Possuem vários tamanhos e capacidades. Podem ser equipados com elevadores para pegar cargas de baixo para cima (imagem 03).

[pic 1]

Imagem 01

Disponível em < http://www.berzan.com.br/agv.htm > Acesso em 11/07/2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (207.7 Kb)   docx (120.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com