TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALTERNATIVAS PARA AS PUNIÇÕES RESTRITIVAS E PRIVATIVAS DE LIBERDADE: UMA PROPOSTA

Por:   •  3/4/2017  •  Artigo  •  6.890 Palavras (28 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 28

ALTERNATIVAS PARA AS PUNIÇÕES DISCIPLINARES MILITARES RESTRITIVAS E PRIVATIVAS DE LIBERDADE: UMA PROPOSTA

Wanderley da Silva Castro1

castrows@gmail.com

João de Paula Carneiro Filho2

jpcarneirofilho@gmail.com

RESUMO

O presente artigo tem por finalidade apresentar alternativas possíveis e factíveis, para as punições disciplinares restritivas e privativas de liberdade no âmbito das Instituições Militares Estaduais (IME) do Estado do Paraná. Para a elaboração da proposta é apresentada a evolução das punições disciplinares militares, são revistos os poderes da administração: poder vinculado e poder discricionário; poder regulamentar; poder de polícia; poder hierárquico; e poder disciplinar. Faz-se uma breve exposição dos conceitos de hierarquia e disciplina. Fala-se sobre a punição disciplinar e neste contexto são apresentadas normas que ditam quais são as punições disciplinares nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais e Pará. Traz-se à discussão a proposta de alteração do artigo 18 do Decreto Federal nº 667/69, que rege as Instituições Militares Estaduais, e que foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 1º de outubro de 2015, e na mesma data foi encaminhado para apreciação do Senado Federal, e ao final apresentam-se as alternativas propostas.

Palavras-chave: Punição. Disciplinar. Restritivas. Privativas. Liberdade.

1 Maj. QOPM da Polícia Militar do Paraná, bacharel e pós-graduado em Segurança Pública e bacharel em Direito, aluno do Curso Superior de Polícia da Academia Policial-Militar do Guatupê.

2 Tenente-Coronel QOPM, Especialista em Gestão Estratégica de Segurança Pública CSP-2013 e Bacharel em Direito.

2

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, o reclame quanto à rigidez dos regulamentos disciplinares aplicados aos militares estaduais, como visto na pesquisa: Opinião dos policiais brasileiros sobre reformas e modernização da segurança pública (LIMA; BUENO; SANTOS, 2015), realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV DIREITO SP) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em que 83,2% pedem a Modernização dos regimentos e códigos disciplinares de modo a adequá-los à CF de 1988, tem levado as associações ligadas às praças destas corporações (APRA-PR, 2014) a se manifestarem, pedindo a extinção da punição mais gravosa (prisão disciplinar).

Tais manifestações encontraram apoio no Congresso Nacional, onde foi apresentado um projeto de lei, que se aprovado extinguirá as punições disciplinares restritivas e privativas de liberdade.

São comuns as reclamações quanto a punições disciplinares e as alegações de que estas privações da liberdade equiparam o agente da lei ao infrator dela. Desta forma, a opinião pública tem sido manejada para que se busque o fim da militarização das Instituições Militares Estaduais e o abrandamento, ou mesmo o afrouxamento da disciplina parece ser apenas o primeiro passo nessa direção.

Para entender a situação, descreve-se, ainda que brevemente, a evolução das punições disciplinares no Brasil, com o enfoque na Polícia Militar do Paraná.

Serão abordados os poderes da administração: poder vinculado e poder discricionário; poder regulamentar; poder de polícia; poder hierárquico; e poder disciplinar que detém a administração pública. Poderes inerentes à administração militar estadual para o pleno exercício de suas ações, dentre elas corrigir os desvios de conduta de seus integrantes, inclusive punindo internamente os faltosos.

A hierarquia e a disciplina serão tratadas com enfoque na visão da sociedade civil, passando pela sua aplicação no âmbito militar, buscando as normas constitucionais e infraconstitucionais aplicáveis aos militares dos estados.

Ao falar da punição disciplinar será tratado da validade das punições restritivas e privativas de liberdade.

3

Outro fator que deve ser levado em consideração é o caráter educativo da punição disciplinar que está se perdendo, pois, a demora entre o cometimento da infração e uma eventual punição disciplinar acaba por incentivar o cometimento de outras infrações, não só pelo infrator como por aqueles que percebem a dificuldade encontrada pela administração militar em fazer cumprir os seus regulamentos com mais celeridade.

Após a Constituição Federal de 1988, muitos procedimentos que deveriam ser sumários passaram a exigir a elaboração de incontáveis documentos e de prazos cada vez mais amplos para se garantir o contraditório e a ampla defesa. Assim, mesmo as transgressões mais simples, deixaram de ser corrigidas rapidamente, gerando com isso uma sensação de impunidade, que acaba por aumentar a incidência de transgressões, principalmente pela ideia de que por serem infrações leves estas deveriam ser relevadas, estimulando a sensação de que não dá nada e se der é muito pouco.

É importante que as Polícias e Corpos de Bombeiros Militares encontrem uma alternativa eficaz para punir o infrator disciplinar, pautando que, uma vez sendo extintas as punições restritivas e privativas de liberdade, não haveria uma dosimetria de meio termo, ou seja, aplica-se uma punição leve ou vai o extremo da exclusão. Uma das formas seria a aplicação de penas pecuniárias, já que as penas restritivas e privativas de liberdade têm encontrado no seio da tropa e da sociedade grande repulsa.

O aumento do debate em torno da aplicação de penas disciplinares restritivas e privativas de liberdade, aos militares estaduais, por vezes dá a impressão que as autoridades da área da segurança pública estão inertes e insensíveis aos reclames da tropa e da sociedade. O tema explorado visa demonstrar os benefícios, os prejuízos e a possibilidade prática de se substituir as punições restritivas e privativas de liberdade previstas, no Regulamento Disciplinar do Exército (RDE) e aplicadas aos militares do Estado do Paraná.

O ponto central deste trabalho é apresentar alternativas viáveis para serem implantadas em um regulamento disciplinar próprio, que viessem a atender aos interesses da disciplina militar, respeitando a integridade física e moral dos integrantes das IME.

4

Para tanto, serão apreciadas as punições disciplinares aplicadas em outros estados da federação, com especial atenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.3 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com