TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE EMPRESARIAL

Trabalho Universitário: AMBIENTE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.846 Palavras (12 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................12

REFERENCIAS..........................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Com a velocidade que ocorrem as mudanças dificultam cada vez mais a tomada de decisão. Assim um indivíduo se vê em dificuldades tentando assimilar todos os elementos que devem ser considerados em cada decisão.

É claro que a realidade atual dinâmica e possui todas as características já descritas, e também deveria estar claro que são exatamente essas características que impedem que se tenha um quadro definido das circunstancias.

As organizações precisam de flexibilidade no planejamento, precisam considerar a constante reavaliação das decisões e dos processos. Seria a resposta mais certa para as circunstâncias atuais: tratar problemas dinâmicos com soluções dinâmicas.

Outra questão é a amplitude de foco para tratar as questões organizacionais, ter profundo conhecimento sobre uma organização sua estrutura, sua cultura, suas relações seus problemas e seus desafios o que não é uma tarefa simples. O interesse pelo ambiente organizacional em todos os seus níveis, é fundamental para a formação de uma base de conhecimento que permite ao gestor lidar com os problemas de sua organização.

2 DESENVOLVIMENTO

O Registro do funcionário é um direito do trabalhador, mais que obrigatório garantindo seus direitos. E quase toda área organizacional existe questões de relacionamento interpessoal, a tensão no trabalho levado ao stress, às empresas podem ajudar com sessões de treinamentos.

ROTINAS TRABALHISTAS

Registrar o funcionário na carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS), as anotações referentes ao registro do empregado deverão ser efetuadas no momento em que o mesmo começa a prestar serviço. Sendo expressamente proibido ao empregador manter empregado sem registro ainda que por um único dia. Também fazer exame médico adimensional pedido pelo empregador ao empregado, com avaliação clínica feita pelo médico do trabalho.

TIPOS DE AVISO PRÉVIO

Quanto ao contrato de experiência, é a espécie de contrato de trabalho a prazo determinado mais utilizado nas empresas. Sua duração é no máximo de 90 dias podendo ser prorrogado por uma única vez dentro desse prazo, sob pena de se transformar em contrato indeterminado.

SEM JUSTA CAUSA

Na recisão de contrato de experiência por extinção automática fim do prazo estipulado o empregado tem direito: saldo salário; 13º salário proporcional, férias proporcionais mais 1/3 constitucional; FGTS do mês e da recisão e salário família.

COM JUSTA CAUSA

Quando a recisão é por culpa do empregado somente recebe saldo salário; 13º salário proporcional e salário família, chamado justa causa pela quebra de confiança como abandono de emprego, insubordinação, indisciplina, ofensa ao empregador ou a outros funcionários.

Já o empregado que trabalhou até um ano em regime CLT tem direito a 30 dias de aviso prévio. A cada ano adicional no local, é necessário acrescentar 3 dias até o limite de 3 meses, quando não á acréscimos.

FGTS NA RECISÃO

Cumprido o aviso prévio deve-se pagar saldo salário, férias proporcionais aquele ano acrescido de um terço desse valor, 13º salário proporcional, eventuais horas extras e se houver, férias vencidas, acrescidas de um terço desse valor. Quando o aviso prévio for pago, deve ser acrescentado a essa lista o equivalente a um salário, em ambos os casos paga-se multa de 40% sobre o FGTS.

AS TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

As principais causas do stress no ambiente organizacional são as questões de relacionamento interpessoal, sobrecarga de trabalho e frustração pessoal em relação às funções exercidas na profissão. Para identificar o excesso de stress no trabalho é necessário prestar atenção aos funcionários, por exemplo, quando há faltas com licenças médica e alta rotatividades, podem ser sinais do stress dos funcionários. Outra maneira de visualizar a situação de tensão é pesquisar o clima onde os próprios trabalhadores possam se expressar sobre o nível de pressão que recebem.

TODO STRESS É RUIM?

Temos dois exemplos de stress:

Stress Positivo

Ao contrário do que geralmente se imagina o stress também é um fator positivo no ambiente de trabalho. O stress positivo é a tensão mínima de que precisamos para realizar nossas atividades no dia-dia, ela nos dá motivação e vigor para criar e produzir no ambiente de trabalho. Quando essa tensão se torna negativa quando não se sabe administrar corretamente o cúmulo de atividades. Por fazer parte da condição natural humana, a tensão deve ser administrada e não eliminada, o stress faz parte da vida. O stress nada mais é que uma reação natural do ser humano diante de uma situação de perigo, se estressar de vez em quando também tira o sistema imunológico, entre tanto o stress só é bom se durar de minutos a alguns dias.

STRESS RUIM

Quando o stress é ruim a sensação após determinado episódio é de opressão, nunca de excitação, e leva a um descontrole que gera desde fugas emocionais até reações agressivas.

O motivo para tanto stress, reclamam de excesso de tarefas, medo de demissões, muita responsabilidade pouca autonomia para tomar decisões e desequilíbrio de esforço e gratificação. O efeito prolongado desse tipo de estresse é devastador, podendo levar ao efeito inverso do stress positivo.

QUANDO UMA ORGANIZAÇÃO DEVE ADMINISTRAR O ESTRESSE

As empresas podem ajudar os funcionários gerir a tensão oferecendo seminários gratuitos ou de baixo custo e de autoajuda em serviços de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com