TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE MERCADO

Exames: ANALISE DE MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 5

ANALISE DE MERCADO

O empreendedorismo tem sido alvo de grandes estudos principalmente no que tende ao Brasil, ou seja, o porquê do aumento deste ramo de atividade aqui no país. Este termo começou a se consolidar em meados dos anos de 1990. Com a competitividade extrema de mercado, a busca de redução de custos, o aumento da robotização nas empresas e conseqüentemente o aumento do desemprego são alguns dos motivos que levaram os brasileiros a se arriscarem na abertura de empreendimentos próprios. A internet também foi um grande fator do aumento de empresas virtuais por todo o mundo.

Em 1990 foram criadas entidades como SEBRAE e Softex, que aumentaram o conhecimento dos empreendedores para a criação de novos negócios. O SEBRAE disponibiliza palestras, cursos entre outras coisas para este ramo e a Softex como uma empresa auxiliadora no que tange a organizações virtuais.

Analisar o mercado é visualizar a maneira de um negócio se concretizar no mercado, considerando os consumidores, a concorrência e os fornecedores. E a forma mais comum de se fazer esta análise é por meio da pesquisa de mercado.

Esta pesquisa consiste na coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor. Quando realizada corretamente, oferece informações consistentes que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor, tornam o processo decisório mais rico e preciso.

Além da pesquisa formal, ações como visitar a concorrência para verificar os pontos fortes e fracos, ouvir reclamações de clientes ou mesmo observar como as pessoas caminham dentro de uma loja são importantes fontes de informações que não devem ser desprezadas por novos e antigos empresários. A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto à empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua. A análise do mercado permite ainda se conhecer e perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produto se localiza, pela concorrência e pelo perfil do consumidor.

A definição do mercado leva em conta:

• Análise da Indústria/Setor

• Descrição do Segmento de Mercado

• Análise SWOT do produto/serviço

• Análise da Concorrência

A análise da indústria deve apresentar as informações a respeito do tamanho, crescimento e estrutura da indústria/setor em que sua organização está inserida. Inicia-se com a coleta de informação do setor ao qual pertence o produto/serviço.

Descrição do Segmento de Mercado definido o setor em que atua e seu mercado geral, você também quer e precisa saber identificar e clarificar quais porções particulares, ou segmentos deste mercado é seu alvo.

Análise SWOT do produto/serviço avalie os pontos fortes e fracos dos seus principais concorrentes em relação ao seu produto/serviço. Dessa maneira, será mais fácil para você tentar tornar os pontos fracos deles em oportunidades e melhorar seu produto/serviço de maneira a tentar eliminar as ameaças dos concorrentes e os riscos envolvidos. Resumindo, faça uma análise SWOT do seu produto/serviço.

Análise de Concorrência, a concorrência deve ser avaliada em relação a produtos/serviços e à organização (nesse caso, sua análise já ocorreu na etapa de planejamento estratégico). De que maneira o produto ou serviço pode ser comparado ao do concorrente? De que maneira ele está organizado?

PLANO DE MARKETING

Muitas pessoas confundem marketing com publicidade e propaganda. Para quem pretende ir além e destacar-se no mercado, conhecer o verdadeiro significado do marketing e sua abrangência é fundamental. Marketing pode ser entendido como todo esforço despendido por um negócio a fim de atrair, atender adequadamente e fidelizar clientes. Pode parecer simples, mas muitos negócios deixam de existir justamente por negligenciar a elaboração de estratégias de marketing, como se tudo se resolvesse naturalmente ou como se qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com