TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO CODIGO DE ETICA DO ADMINISTRADOR

Artigo: ANALISE DO CODIGO DE ETICA DO ADMINISTRADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  1.239 Visualizações

Página 1 de 2

São Luís - MA

18/6/2012

"O Código de Ética Profissional do Administrador é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado num conceito de ética voltado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o profissional da Administração amplie sua capacidade de pensar de forma alternativa, visualize um novo papel para si próprio e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade e em atendimento a ela." (Código de Ética Profissional do Administrador, Preâmbulo, item VI)

A organização é a união das forças entre indivíduos para realizar algum objetivo comum. Ele diz que ela consegue fazer aquilo que uma pessoa por si só não conseguiria.

Considerando que a maioria das empresas contrata pessoas para trabalharem, pode-se dizer que a ética é uma condição sine qua non2. O Código de Ética Profissional do Administrador, então, aparece com a finalidade de propor princípios éticos para a conduta do administrador dentro das companhias onde trabalham.

De acordo com o Preâmbulo do documento, a ética é "a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca de sua realização individual"3. Assim, seus autores conceituam que o propósito da ética é a busca da satisfação individual, e que este conduz ao desenvolvimento, formando um binômio entre ética e desenvolvimento.

A partir desses conceitos, o documento lança nos próximos três capítulos os deveres, as proibições e os direitos do administrador. Vale lembrar que os deveres do administrador são muitos (26 itens), enquanto que os direitos somam menos da metade dos deveres (11 itens). Infere-se apenas desse detalhe que o indivíduo responsável por tal cargo precisa tomar muito cuidado com seus atos, pois muitas coisas lhe são vedadas pela preservação de sua classe (administrador) e de seus clientes. É inclusive recomendável que o administrador deixe seu cargo se por acaso tomar conhecimento que o cliente teve algum tipo de desconfiança de seu trabalho (art 1°, item 17).

O capítulo IV estabelece os honorários da profissão. Nele são encontrados os elementos que serão cruciais na hora do cálculo do salário do administrador, como a competência do profissional, a disponibilidade deste realizar trabalhos paralelos etc. Todavia, o colaborador não pode "receber remuneração vil ou extorsiva pela prestação de serviços"4, assim como deve "deixar de se conduzir com moderação na fixação de seus honorários, devendo considerar as limitações econômico-financeiras do cliente"5 e também "oferecer ou disputar serviços profissionais, mediante aviltamento de honorários em concorrência desleal" 6.

Os dois capítulos seguintes relacionam os deveres exclusivos do administrador em relação aos seus colegas e com a sua classe. O penúltimo capítulo diz respeito às sanções disciplinares. "O exercício da profissão de Administrador implica no compromisso moral com o indivíduo, com o cliente, com a organização e com a sociedade e impõe deveres e responsabilidades indelegáveis"7, e o aplicador das sanções é o Conselho Regional de Administração pela Comissão de Ética. O último

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com