TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo percepção do adolescente quanto a gravidez precosse

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.720 Palavras (11 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 11

GRAVIDEZ: QUAL É A PERCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES QUANTO AO RISCO DE ENGRAVIDAR?

Marcos Alencar Gomes

Elizabete Souza Costa

Resumo: A adolescência é a fase onde há reconhecimento de comportamentos e afirmação da personalidade, é a fase onde se tem a decisão da sexualidade e busca das realizações pessoais, fazendo com que o individuo fique mais vulnerável a adquirir doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. Os enfermeiros devem ser capacitados para homogeneizar este estouro de hormônios que ocorre nessa fase da vida, providenciando o ao adolescente uma chegada para a vida adulta sem transtornos. Nesta pesquisa foi analisada a percepção que o adolescente tem diante de uma gravidez não planejada. Refere-se a um estudo observacional descritivo qualitativo perspectivo, que foi buscado em artigos objetivos sobre o tema, visando a consciência do adolescente em relação à trajetória da sua vida sexual.

Palavra-chave: Gravidez precoce; Adolescência.

Abstract: Adolescence is the stage where there is recognition of behaviors and affirmation of the personality is the stage where you have the decision of sexuality and for the personal achievements, causing the individual to become more vulnerable to sexually transmitted diseases and unwanted pregnancies. Nurses should be trained to homogenize this burst of hormones that occurs in this phase of life, providing the adolescents an arrival into adulthood without disorders. This research analyzed the perception that the teen is faced with an unplanned pregnancy. It refers to a qualitative descriptive observational study perspectival, which was sought on objective articles on this issue to the teenager's awareness of the history of their sex lives.

Keywords: Early pregnancy; Adolescence.

Introdução:

A adolescência significa crescer e se desenvolver, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que define adolescência como uma etapa que vai dos 10 aos 19 anos. (SILVA et al 2013).  É um período de transição da fase de criança passando para a fase adulta, onde ocorrem mudanças no corpo na mente e também em seu convívio social, que muitas vezes ocorre ao inicio de sua vida sexual. (MENDONÇA RCM et al  2011).

 Nos últimos anos ocorreram muitas transformações em relação ao comportamento das pessoas principalmente no que se declara ao crescimento da atividade sexual entre os adolescentes, levando ao crescimento de gravidez muitas vezes não planejada (FERREIRA MBL et al 2013).

A organização mundial da saúde (OMS) conceitua a adolescência como a segunda década da vida, ou seja, dos 15 aos 24 anos. Conforme determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nessa etapa está incluída os indivíduos de 12 a 18 anos de idade incompletos. (BUENDGENS BB & ZAMPIERI MFM 2012).

Com varias mudanças de comportamento nessa etapa de vida, os adolescentes estão mais vulneráveis ao risco de envolver-se com drogas, uso de álcool, inicio de uma atividade sexual imatura e acarretando dessa maneira, o aumento do risco de contrair uma doença sexualmente transmissível e também a ocorrência de uma gravidez indesejada. (FERREIRA CL et al 2015).

 O conceito mais atual refere-se que a gravidez não planejada é um fator decorrente da desinformação sobre os métodos contraceptivos e que quanto mais desconhecido esses métodos, maior é a iniciação sexual e a concepção estará mais susceptível as adolescentes. Este conceito parece ser um acordo unânime entre os estudiosos do tema. Da mesma maneira, percebe-se que quanto maior o grau de escolaridade dos adolescentes que praticam o ato sexual, maiores são as chances de uso do preservativo. (TABORDA J A et al   2014). A ocorrência de uma gravidez imatura pode ocasionar riscos obstétricos tanto para mãe como para o bebê. As adolescentes podem apresentar alto índice de aborto espontâneo, diabetes gestacional, hipertensão, prematuridade, pré-eclâmpsia, sofrimento para o feto, crescimento uterino inadequado. (TABORDA J A, et al  2014).   Também pode gerar resultados imediatos no emocional dos jovens envolvidos, como: medos, riscos, desconsolação, sentimento de isolamento, principalmente no momento da descoberta da gravidez. Esses sentimentos têm sido constantemente contados como um fator pertencente à ocorrência da gravidez na adolescência, na direção de que as classes econômicas pouco favorecidas vêm apresentando alta incidência deste evento.  (ARRUDA  2014).

A ocorrência de uma gravidez na adolescência é vista como um evento de risco, sendo uma situação de vulnerabilidade física, emocional e social para a saúde da adolescente, representando um problema de saúde pública, resultando em desestruturação social e familiar, tendo como decorrência a evasão escolar, elevado nível de pobreza e, em muito dos casos em um abandono da família, amigos, companheiros, resultando em uma tentativa de aborto. (BUENDGENS B B, ZAMPIERI MFM 2012).        

O enfermeiro precisa estar em contato direto com esses adolescentes, executando ações de educação em saúde, ações que contribuem na tomada de decisões, bem como em escolhas responsáveis que ajudem no autocuidado e visam a sua autonomia como cidadão de direito. Diante deste tema a enfermagem se adentra na escola unindo esforços com os educadores, família, e profissionais de saúde, com o intuito de ajudar o jovem no seu meio de mudanças para a vida adulta. (RODRIGUES M.S.G et al 2010).  

Objetivo:

Identificar e descrever a percepção que os adolescentes têm quanto ao risco de uma gravidez.

Materiais e Métodos:

Esta pesquisa trata-se de um estudo observacional descritivo qualitativo perspectivo, com o objetivo de investigação cientifica utilizado na pesquisa de campo feita através de coleta de dados com a participação direta dos entrevistados onde serão coletadas informações sobre concepções, percepções e opiniões (GODOY, 1995).

A coleta de dados foi realizada durante o período diurno do mês de junho e julho de 2015.  A pesquisa foi alcançada através da aplicação de questionário onde os adolescentes responderam a perguntas contendo (10) questões fechadas após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos seus pais ou responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (259.5 Kb)   docx (128.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com