TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLÓGIA ÉTICA E CULTURA

Pesquisas Acadêmicas: ANTROPOLÓGIA ÉTICA E CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 3

1) Com base nas leituras realizadas, elabore uma dissertação de, no mínimo duas páginas, apresentando a conceituação de humano e suas mudanças ao longo do tempo.

A ética é uma reflexão sobre a conduta humana considerando os seus dois aspectos social e particular, entendemos que o aspecto particular é o caráter do ser humano e o social é o meio em que vive, o costume o habito ou seja aquilo que é trazido de casa, e faz parte do homem a capacidade de decidir de agir com autonomia e responsabilidade, o homem é capaz de distinguir entre o bem e o mal, claro tudo dentro de uma critério que é identificado pela sua consciência. No mundo globalizado em que vivemos existe uma multiplicidade de concepção moral.

Os pensadores da Ética na Idade Media propunham uma Moral que dependia da palavra de Deus, e na Grécia Antiga estava baseada em normas de validez objetiva ou seja aquilo que é trazido de casa e já na ética medieval propunha uma moral universal, na idade moderna o ser humano era o centro das atenções.

O homem é pessoa e a comunidade é formada por pessoas e o ser humano contém na sua natureza a dimensão de pessoa, mas é um ser que não nasce perfeito, mas vai apreendendo durante sua jornada, vai se aperfeiçoando mediante suas ações. A realização da moral é um fato individual, porém a moral responde aos interesses da sociedade, formada pelos indivíduos e sua vida econômica, política, espiritual e social.

A liberdade ética é o que caracteriza a pessoa humana, podendo assim agir em conformidade com assuntos externos ou não, um ser de responsabilidade é um sujeito ético pois a responsabilidade tem relação com a capacidade humana de exercer reflexivamente os atos, ponderando as consequências (boas ou más) dos mesmos.

Atuar com responsabilidade e equilíbrio equivale a crescer em direção ao bem (ao ser) no sentido de um crescimento individual e comunitário, traduzido como humanização.

Um homem livre tem a reflexão ética e o comportamento moral faz parte da sua consciência do eu que leva o individuo a perceber-se distinto dos outros seres criados.

Conforme o ser humano vai enriquecendo a vida moral vem junto um aumento de responsabilidade individual, e isso depende da liberdade e da responsabilidade humana. Quem não tem liberdade não pode jamais ser responsável pelo seus atos.

Os atos morais são feitos de forma voluntaria, podendo escolher fazê-lo ou não, para que exista o ato moral temos que ser responsável pelo mesmo, e a liberdade é essencial sem ela estaríamos ao mesmo nível de um animal.

Conforme vou lendo percebo que sempre que o grau de liberdade e responsabilidade que os membro de uma comunidade tem maiores são o seu desenvolvimento moral.

Sociedade é uma união de homens livres que com suas relações a constroem, a sociedade não existe sem os indivíduos e estes também não existem fora do social.

As pessoas que compõe a sociedade aceitam de livre e espontânea vontade os valores e as normas que distinguem a moral, pois ela esta para garantir a ordem e a harmonia da sociedade e regulamenta a conduta entre os homens.

O ser humano é um ser de responsabilidade, porque a dimensão racional lhe possibilita escolher com liberdade, se posiciona diante da realidade com determinação e toma as suas decisões e atitudes dentro das circunstâncias da vida a partir de critérios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com