TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Ensaios: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  4.479 Palavras (18 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 18

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS

Prof ª. EAD: Ivonete Melo de Carvalho

Tutor Presencial: Eneias Andrade

MANAUS-AM

2013

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 5º Período – 2013/5

Polo: Manaus-Am.

Equipe:

FLÁVIO DA SILVA MAIA JÚNIOR RA: 285424

HINGLYD TILLY CASTRO MOTA MARQUES RA: 292933

IZABEL ELANE DOS SANTOS SANTIAGO RA: 286830

JUSSARA OLIVEIRA DE LIMA RA: 303579

Trabalho apresentado na disciplina Análise de Investimentos do Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera-Uniderp, para obtenção de nota parcial, sob a orientação do tutor presencial Eneias Andrade no curso de Ciências Contábeis, 5º período.

MANAUS – AM

2013

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

1 - TIPOS DE INVESTIMENTO

Investimento é algo comum em nossas atividades cotidianas. Deparamos-nos com essa palavra em vários aspectos de nossa vida.

O simples fato de economizar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa entre outros são tratados como investimento.

Mas essas várias circunstâncias não são relacionadas como investimento por mera coincidência, o conceito de investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro. Então, os exemplos já citados, mesmo sendo tão diversos são denominados de investimento por terem a mesma dinâmica, ou seja, o alcance de um objetivo, a renúncia de um recurso no presente para um maior retorno de recursos no futuro.

Como mencionado, a forma genérica do significado de investimento “é qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro”. Mas existem três grandes grupos de diferentes investimentos:

1) Investimentos públicos: Estes são investimentos feitos por pessoas jurídicas de direito publico. E é valido ressaltar que, em geral, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito público não são com o intuito de retorno financeiro, mais sim de melhorias a sociedade, como é o caso da construção de escolas e hospitais.

2) Investimentos privados: Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de gerar retorno financeiro.

3) Investimentos mistos: São recursos que são disponibilizados por pessoas jurídicas de direito publico e pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado. Tal investimento tem, geralmente, a finalidade de trazer melhorias a sociedade e também retorno financeiro.

Investimentos têm uma grande importância para a economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações. Investimentos ajudam no aumento do PIB e pelo menos em dois aspectos nas organizações, expansão e reposição de capital.

É muito vasto o rol de opções para investir, com alguns oferecendo mais riscos e outros menos. Cabendo ao administrador de forma racional analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. O administrador deve levar em consideração três aspectos:

1) Econômico: É considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Sobre esse aspecto deve o administrador escolher a opção com menos risco para a organização e de maior retorno.

2) Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.

3) Ambiente empresarial: São considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimento.

O investimento pelo qual o grupo optou foi uma loja de roupas e acessórios femininos, localizada em uma avenida movimentada com outros tipos de comércio, pelo fato de possuir um grande movimento de pessoas e pelo fato do público feminino ser mais consumidor, formando um segmento de consumo com grande potencial.

A ideia da abertura da loja feminina baseia-se no fato de que as mulheres sempre estão consumindo e por se tratar de uma avenida movimentada com bancos, restaurantes, outras lojas de vários segmentos, nossas clientes poderão ser estas mulheres que trabalham perto e os clientes destes outros segmentos.

Encontramos muitos fatores que contaram para deduzir o possível retorno que o projeto trará no futuro, alguns pontos serão tratados abaixo:

* Público-alvo com potencial econômico.

* Produtos com grande saída no local em que se encontra o estabelecimento.

* Produtos que serão comercializados são de ordem não perecível podendo ser estocados por período indeterminado de tempo.

* Pequena possibilidade de perda de mercadoria evitando prejuízos.

A análise primária do grupo em relação à manutenção do empreendimento foi considerada relativamente baixa. Alguns pontos destacados abaixo foram considerados para exemplificar o motivo de haver uma pequena taxa de manutenção:

* Funcionários contratados serão moradores próximos ao estabelecimento, não sendo necessário o pagamento de vale transporte.

* Pequeno numero

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com