TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Trabalho Universitário: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  7.977 Palavras (32 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 32

1. INTRODUÇÃO

Esta ATPS pretende nos dar uma visão geral de todo conceito estudado na disciplina de Análise de Investimentos, pondo em pratica tudo o que foi visto em sala de aula, com o objetivo de fixar todos os conceitos e a importância do mesmo.

O presente trabalho objetiva evidenciar três métodos de avaliação de investimentos através das projeções de Fluxos de Caixa Futuros, sendo estes os cálculos do Valor Presente Líquido, da Taxa Interna de Retorno e o Playback Descontado. Embasado no pressuposto de que os investimentos são realizados visando criar valor para os investidores, demonstra-se que as avaliações realizadas por estes métodos capacitam o investidor a visualizar se os projetos que estejam à sua disposição são economicamente viáveis ou não, ou seja, se este irá agregar ou perder valor.

Palavras-chave: Avaliação de Investimentos; Valor Presente Líquido; Taxa Interna de Retorno; Playback Descontado.

TIPOS DE INVESTIMENTOS

A forma geral os investimentos podem ser classificada em naturezas distintas:

Investimentos Públicos: Em geral não tem como objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos de investimentos públicos são hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas. Dentre outros.

Investimentos Privados: Esses representam os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos de investimentos privado são fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.

Investimentos mistos: Normalmente estruturam-se na forma de uma empresa de capital misto e temo objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos de investimento misto são a Petrobras e o Banco do Brasil.

Os investimentos têm importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações. Uma economia só pode crescer com o fluxo continuo de investimento.

A análise de investimento no contexto estratégico das organizações possui um plano estratégico, ou seja, uma estratégica formal ou informal, detalhada ou simplificada, de como atingir os seus objetivos. Esse plano estratégico pode ser formalizado em documentos ou simplesmente estar presente na mente do proprietário ou presidente da empresa, contudo, a sua realização está intimamente ligada a analise dos investimentos necessários a sua realização.

Vejamos como montar um salão de festas para aluguel e começar a lucrar com o negócio. Hoje em dia é cada vez mais comum que as pessoas deixem de fazer festas em casa para partir para um segundo espaço, um local que as livre do incomodo de sujar a sua casa e de quebra ainda dá a possibilidade de trazer mais gente, pois a residência pode ser um espaço bem limitado para fazer festas, sejam eles apenas para a família ou sociais. O ideal é ter uma área ampla e com boas acomodações. São neste ponto que entram os salões de festa para aluguel, espaços privados com a única finalidade de abrigar festas de diversos populares hoje no Brasil, principalmente, pela falta de espaços públicos proporcionando uma boa possibilidade de organização de festas. Fazer um evento em casa limita bastante o número de convidados. Por isso, os salões de festa estão se tornando tão populares no Brasil.

Os donos de salão de festa costumam informar dados bem positivos sobre este empreendimento. Estima-se que em cada local como este sejam realizados 150 eventos ao ano. A maioria dos espaços não possui mais que uma boa estrutura de salão, banheiros e cozinha, além de energia e água, mas podem ser agregados serviços para aumentar as opções como iluminação diferenciada, serviço de áudio, Buffet, entre outros. Vamos primeiro tratar dos passos obrigatórios para quem quer aprender a como montar um salão de festas para aluguel.

Publico alvo: Este tipo de empreendimento não possui um público-alvo padrão, sendo bem amplo e diverso. É seu público-alvo pessoas de baixa, média e alta renda. Vale informar aqui que muitas famílias costumam poupar um alto valor para realizar um grande evento de casamento e por isso, podem procurar um salão de festas para alugar, dando uma amplitude maior ainda a seu nicho de clientes. Também fazem parte da lista de clientes de um salão de festas as empresas, um público bem interessante de se “conquistar”, já que eventualmente realiza eventos de confraternização em diferentes épocas do ano como festas juninas, páscoa, Natal, carnaval, entre outras. Estruturas de um salão de fastas infelizmente não dá para economizar, caso a intenção. Salões de festa são espaços construídos especificamente para a realização de eventos em geral. O mais comum é que sejam locados para aniversários, formaturas e casamentos, mas podem ser também usados para eventos empresariais, confraternizações, reuniões de negócios, entre outros fins. São muito seja montar um bom salão de festas para aluguel, pois a estrutura é a grande arma deste negócio. Os principais pontos a serem construídos são o salão de festas em si, onde irá ficar as mesas, um pequeno palco para apresentações de bandas, shows e palestras, que também poderá servir de altar em caso de casamentos, banheiros e cozinha, obrigatória mesmo não servindo comida no ambiente. O salão é o ponto chave, com bom piso e excelente iluminação, sendo não apenas o responsável pelo sucesso da festa como também o sucesso do empresário, uma vez que ele será seu maior cartão de visita. Se os convidados gostarem bastante do ambiente, não vão pensar duas vezes antes de alugar o seu local para evento. Banheiros também são bem importantes, pois mostram um apreço pelo visitante e não podem faltar em qualquer festa. Invista bastante na construção de um banheiro de luxo e com pequenos mimos como sofá, iluminação direta e um espelho de corpo inteiro para o banheiro feminino, pois afinal, estarão todos em uma festa e retocar a maquiagem é crucial. Não se esqueça de investir também em uma boa cozinha, tanto para um Buffet próprio como para serviços contratados. Ela deve ser ampla e ter como artigos apenas um ou dois freezers, uma mesa grande, sem cadeiras e resistente e um fogão industrial. Este é o local onde irão ficar os garçons e organizadores dos comes e bebes que serão servidos aos convidados. A melhor pedida é transformar uma casa residencial em um Buffet. Caso possa, comece do zero derrubando tudo e fazendo um novo espaço. Esta é a melhor maneira, pois poderá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.5 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com