TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE INVESTIMESNTOS

Trabalho Universitário: ANÁLISE DE INVESTIMESNTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  5.016 Palavras (21 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 21

Introdução

O QUE É UM INVESTIMENTO?

Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é o ato ou efeito de investir, na derivação por extensão de sentido é aquilo que se adquire, porque permite realizar determinado trabalho a custo mais baixo ou mais eficientemente, ou porque se valorizará com o tempo.

Na derivação no sentido figurado é a aplicação de recursos, tempo, esforço, etc. a fim de se obter algo.

Na economia é o ato de investir, numa empresa, capitais destinados a seu equipamento, à aquisição de meios de produção etc.

Existem diversas situações que são igualmente tratadas, de forma genérica, como investimento:

- Comprar uma casa;

- Comprar um carro;

- Fazer uma aplicação financeira;

- Guardar dinheiro na caderneta de poupança;

- Comprar dólares e guardar em casa;

- Abrir uma empresa;

- Construir uma fábrica;

- Cursar uma faculdade;

- Estudar inglês.

Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar recursos no futuro.

Dessa forma, abrir uma empresa e cursar uma faculdade, atos aparentemente sem relação nenhuma, podem ser entendidos como investimentos, uma vez que, neles, renuncia-se a recursos no presente em prol de mais recursos no futuro.

O proprietário de uma empresa, ao constituí-la, teria outras opções para utilizar os recursos gastos na compra de equipamentos, instalações, com treinamento, ou seja, desembolsos no presente, contudo, esse proprietário investe, renuncia por certo tempo ao uso desses recursos, na expectativa de obter mais recurso no futuro com o lucro da empresa, multiplicando o valor que foi gasto no presente. O mesmo raciocínio é valido para cursar uma faculdade. O aluno,

ao longo de quatro ou cinco anos, gasta recursos monetários no presente, de tempo e dedicação, com a expectativa de que esse investimento trará maior nível salarial e melhores oportunidades de carreira no futuro, ou seja, a renúncia a recursos no presente em prol de mais recursos no futuro.

Generalizando, então, de forma simples, um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro.

TIPOS DE INVESTIMENTOS

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem.

Vejamos os seguintes tipos básicos de investimento:

Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem - estar social. Os investimentos públicos em geral não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Ex: hospitais, escolas, pavimentações de ruas, etc.

Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Ex: fábricas particulares, lojas de varejo, shopping centers, etc.

Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Ex: Petrobrás e Banco do Brasil.

Os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia, quantos para as organizações. A economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos. No jornal Bom Dia de segunda –feira, 12/03/2012, saiu uma matéria: Guia para investir em 2012, com muitas opções de investimentos. Segundo o jornal os indicativos são de ano bom para construtoras, concessionárias rodoviárias, empresas de infraestrutura e empresas voltadas para o consumo interno, como bancos e varejistas. A poupança também é o investimento mais simples, está livre de impostos, como o de renda e o IOF. E tem os fundos de Renda Fixa, Títulos públicos, etc.

Os investimentos também são fundamentais para as organizações, pois influencia a sobrevivência das organizações em pelo menos dois aspectos: A expansão das organizações, e na reposição do capital.

Assim sendo, para obter recursos, a organização necessita investir. O administrador deve analisar os investimentos de forma racional, para escolher as melhores opções. Para tanto, faz-se três considerações que influenciam a decisão: a econômica, a financeira e a de ambiente empresarial. A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos, com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.

A ANÁLISE DE INVESTIMENTOS NO CONTEXTO ESTRATÉGICO

Toda organização possui um plano estratégico, ou seja, uma estratégica formal ou informal, detalhada ou simplificada, de como atingir seus objetivos. Para atingir o novo patamar esperado, é necessário mensurar os resultados obtidos com as ações implementadas pela Administração, para avaliar se a estratégia estabelecida está sendo bem sucedida e definir ações corretivas, se necessário.

Exemplos de investimentos financeiros e não financeiros.

Algumas aplicações financeiras disponíveis no Brasil:

* CDB/RDB;

* Caderneta de Poupança;

* Debêntures;

* Ações de empresas;

* Fundos de investimentos;

* Títulos públicos;

* Imóveis;

* Ações de empresas;

* Ouro;

* Câmbio;

Esses investimentos podem ser classificados em renda fixa ou renda variável, ou mesmo mistos de renda fixa e variável.

Exemplos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com