TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO VÍDEO: BMW VERMELHA

Artigos Científicos: ANÁLISE DO VÍDEO: BMW VERMELHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Análisé do Filme Bmw Vermelha............................................................................5

3 Conclusão.................................................................................................................6

REFERENCIAS............................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

Este texto tem como objetivo contribuir para a compreensão do processo de constituição e desenvolvimento das Políticas Sociais na sociedade capitalista contemporânea particularizando, o caso brasileiro e as políticas de natureza sócio-assistencial, que impulsionadas pela constituição de 1988 vem alcançando centralidade na agenda social do país.

A Constituição de 1988 instituiu o arcabouço jurídico que permitiu a consolidação do regime democrático no Brasil. Um conjunto de direitos sociais foi ali estabelecido como resultado de um longo e conflituoso processo de mobilizações sociais e políticas que marcaram os anos 70 e 80. Nessa trajetória, buscou-se ampliar o envolvimento dos atores sociais nos processos de decisão e implementação das políticas sociais, respondendo a demanda em torno da descentralização e da democratização do Estado brasileiro.

A participação social passou a representar, em suas diversas modalidades, um elemento estrutura do Sistema Brasileiro de Proteção Social (SBPS). Sua análise oferece elementos relevantes para o debate atual sobre políticas públicas, seja no que se refere à sua institucionalização e execução seja quanto ao enfrentamento das questões sociais. Para efeitos deste trabalho, a participação social no campo da políticas sociais será analisada a partir de suas dimensões, ambas definidas pela constituição de 1988.

Desta forma este texto tem como objetivo abordar o processo de participação da sociedade, no âmbito das políticas sociais, no que tange à formulação, gestão e implementação e controle das políticas sociais, apontando características, potencialidades e tensões, com base no filme BMW Vermelha.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ANÁLISES DO FILME BMW VERMELHA

Essa inversão de valores no qual o status fica em primeiro plano, deixa de lado as necessidades básicas de um ser humano, os supérfluos são mais importantes que a alimentação, vestuário e moradia.

No filme, a família fica iludida através da repercussão que o automóvel trás, e entram nesse mundo surreal, chegando a vender sua própria casa e passando a viver dentro do automóvel. Eles não faziam idéia do que era um BMW, mas quando viu a festa da entrega do prêmio e a atitude da comunidade perante o automóvel, ele passou a acreditar que aquele carro era importante, trazia consigo o poder e a admiração.

Mas essas atitudes irracionais não só acontece com as famílias brasileiras, mas também com empresas e governos, que investem em obras faraônicas, apenas para impressionar e que depois ficam inacabadas ou abandonadas, no caso das empresas ocorrem muitas vezes às falências e desemprego e no caso do governo falta de verbas para setores importantes como educação e saúde, deixando a população á mercê de gastos irrisórios.

A própria mídia introduz nas pessoas o consumo exagerado e necessidades que na maioria das vezes não são prioritárias. No filme isso é representado através do sorteio, que provavelmente teve um anúncio chamativo e que levaram pessoas simples á participarem, deixando quase que invisível os regulamentos.

A desigualdade social anda junto com a desigualdade cultural, vemos que eles nem sabiam o nome do veículo e tão pouco o seu valor. E que após saberem do valor, a atitudes deles era de vender o veículo para melhoras à vida deles, pois tinha uma moradia precária e desprovida de conforto, saneamento básico e até mesmo moravam em uma rua sem asfalto. E eles apenas queriam suprir as necessidades básicas, mas os organizadores introduzem a essa família o poder que o status trás, e vemos isso claramente no regulamento que obriga a família a ficar com o carro.

Nos dias de hoje vemos muitas histórias parecidas com a do filme. Pessoas estão mais preocupadas com as aparências, que isso vai torná-las bem vistas perante a sociedade, quando de fato isso é sugado pelas dívidas que assumem e nas maiorias das vezes não conseguem sair.

Pessoas trabalhadoras passam ter como prioridades objetos irrelevantes para sua sobrevivência. Roupas de marcas, aparelhos eletrônicos de última geração, veículos novos e passeios caros, sobrepondo as necessidades básicas, deixando-as para última escolha. Como todo ato tem sua consequência, essas situações não podiam deixar de ser diferente, o aumento de inadimplência e do crime, uma vez que uma parcela da população que para manter certos luxos entram no mundo do crime para manter o status.

A mídia é a principal máquina de iludir as pessoas, através de suas propagandas, novelas, jornais, entre outros, mostrando uma realidade diferente do brasileiro e esse iludido entra na ilusão que a mídia impõe á ele para poder ganhar dinheiro e poder, firmando a ideia que o consumismo é necessário.

Empresas e governos também entram nessa era consumista. No caso das empresas, são construídos lojas ou prédios onde a grandiosidade e o luxo prevalecem e que muitas vezes não conseguem dar continuidade a obra ou após o término não consegue sequer manter o estabelecimento, obrigando as mesmas decretarem falência e gerando assim dívidas e desemprego, formando um ciclo na comunidade, pois isso afeta dezenas de famílias, comércios e afins. Isso mostra que no caso de empresas o ato consumista não atinge somente os donos, mas á todos que acercam dela, tornando isso mais grave.

Na situação dos governos a situação é mais crítica, pois governantes que querem impressionar a população ou até mesmo outros governos e ou superfaturar em as obras para os governantes se enriquecerem, utilizam recursos públicos para construção ou realização de projetos faraônicos e nem sempre de uso prioritário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com