TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceirizxação Dos Processos Logisticos

Artigo: Terceirizxação Dos Processos Logisticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  4.998 Palavras (20 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 20

TERCEIRIZAÇÃO DOS PROCESSOS LOGISTICOS:

Um estudo de caso

Biagio Ferreira dos Santos1

Gislene de Macedo Bispo2

RESUMO

A atividade logística vem crescendo muito rapidamente nas empresas brasileiras. A prática de terceirização das atividades logísticas vem acompanhando o desenvolvimento da logística no país. As grandes empresas industriais brasileiras já atingiram um alto índice de terceirização logística, algo em torno de 54% motivadas pela redução de custos, aumento da eficiência. Os objetivos da pesquisa de analisar os resultados obtidos do processo de terceirização e identificar os motivos da terceirização apresentando resultados da terceirização são bem satisfatórios com 57% dos casos apresentando redução de custos, 61% apresentando melhoria no nível de serviço.

Palavras-chave: Logística; Terceirização.

ABSTRACT

The logistics activity has been growing very rapidly in Brazilian companies. The practice of outsourcing logistics activities has accompanied the development of logistics in the country. Large industrial companies have reached a high level of logistics outsourcing, something around 54% motivated by cost reduction, increased efficiency. The objectives of the research to analyze the results of the sourcing process and identify the reasons for outsourcing by presenting results of outsourcing are quite satisfactory with 57% of cases a reduction of costs, 61% had improvement in the level of service.

Keywords: Logistics, Outsourcing.

1 MBA em Cadeia de Supply Chain Management e Tecnólogo em Transportes Pela FATEC

2 MBA em Cadeia de Supply Chain Management e Tecnólogo em Transportes Pela UNIP

2

1. INTRODUÇÃO

No panorama atual de intensas transformações acarretadas pelos avanços tecnológicos empregados nas diversas áreas do conhecimento, as integrações comerciais e financeiras e a acirrada concorrência mundial, a logística vem se tornando uma das áreas centrais para as organizações.

O setor logístico vem assumindo vital importância no bom desempeno das instituições apresentando-se como instrumento diferencial a competitividade, de tal forma a que as instituições gastam mais de 9%3 do faturamento no custeio das atividades logísticas, de modo que só no Brasil a logística respondendo por um negócio estimado em mais de R$ 225 bilhões ao ano (Cel/Coppead).

E é com o objetivo de elevar sua competitividade no setor logístico que diversas instituições estão se utilizando da terceirização como ferramenta de desenvolvimento para agregar valor para seus clientes.

A terceirização de processos logísticos é um fenômeno que se inicia na década de 80 e já alcança 54% em média nas operações de grandes instituições brasileiras segundo levantamentos da (Cel/Coppead).

Este processo de reestruturação apresenta diferentes percentuais a depender da complexidade das atividades desenvolvidas pela instituição externa que no Brasil a terceirização esta concentrada em atividades básicas como armazenagem, estocagem e transporte.

Devido à dificuldade das empresas se adaptarem a mercado as empresas utilizavam os serviços de pelo menos um provedor de serviços logísticos para o planejamento, o gerenciamento ou a operação de suas atividades logísticas somasse a isso a necessidade de capital para investimentos e a incidência de custos fixos operacionais podem tornar alguns projetos inviáveis economicamente sem a participação de um provedor de serviços logísticos.

3 Panorama CEL/Coppead. Custos Logísticos no Brasil. Centro de Estudos em Logística – Coppead / UFRJ, 2006

3

1.1 Objetivos

O Objetivo geral da pesquisa é analisar os resultados obtidos do processo de terceirização. Identificar os motivos da terceirização.

Delinear o fluxo dos processos internos na logística.

1.1 Procedimentos Metodológicos

A metodologia do processo será literária e comparativa

1.2 Problemática

Neste cenário da terceirização dos processos logísticos de armazenagem quais são os reais resultados obtidos deste processo?

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.3 Logística

Entre os vários conceitos de logística encontrados no meio acadêmico o mais conhecido possa ser o de Ballou (1993) onde Logística trata das atividades e processos de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos durante doca a cadeia de suprimentos, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento. No entanto a definição mais amplamente aceita entre acadêmicos e profissionais da área seria a de instituto CSCMP (Council of Supply Chain Managemet Professsional).

“ Logística é parte do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenagem eficiente, eficaz direto e reverso de bens e serviços e as informações relacionadas entre o ponto de origem e o ponto de consumo, com o propósito de atender os requisitos dos clientes.” (CSCMP, 2011)

1.2 Terceirização

Terceirização é a contratação de terceiros, por parte de uma instituição, para realizar atividades gerenciais não essenciais, geralmente com o objetivo de: racionalização de custos, economia de recursos e desburocratização administrativa (Houaiss, 2004). Constituindo uma transferência para terceiros de responsabilidade por atividade que até então estavam sendo desempenhada pela instituição, transferência esta que implica em repassar não só a responsabilidade mas também a autoridade na tomada de decisões gerenciais.

A terceirização é uma ferramenta que trás oportunidades de gestão inovadora, capaz de trazer mudanças favoráveis, através de uma boa implantação, que traga soluções a necessidade real do processo refletindo numa eficácia bem considerável. (GIOSA, 2003)

E assim como em outros setores na logística em muitas empresas, a terceirização das atividades logísticas tem sido adotada apenas em função da tentativa de redução de custos e para atividades que possuam um baixo risco de ruptura nos processos.

5

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com