TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS LOGÍSTICOS

Seminário: PROCESSOS LOGÍSTICOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Seminário  •  2.780 Palavras (12 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 12

ETAPA 01 – PASSO 01

PROCESSOS LOGÍSTICOS

Através do procedimento que baseia em processos, as empresas começam a reconhecer a importância de gerenciar a sua produção, e não apenas as suas funções hierárquicas. Gerando valor ao cliente por meio dos movimentos internos.

Existem três procedimentos básicos na logística, são eles:

1. Logística de abastecimento: Tem por finalidade armazenar os materiais e componentes disponíveis a produção ou distribuição, utilizando técnicas de armazenagem, movimentação e estocagem. Este processo compreende as relações com o ambiente, no que diz respeito à obtenção de insumos, envolvendo as atividades realizadas, desde o ponto de origem (fornecedores) até o seu destino (empresa).

2. Logística de planta, interna ou operativa: A logística de planta envolve todas as atividades no suporte logístico no qual são liberados ao setor de produção ou montagem conforme suas necessidades através de uma RM (requisição de materiais).

3. Logística de distribuição: A distribuição é uma parte do composto de marketing (produto, preço, promoção e praça (distribuição)) e que busca agregar cada vez mais valor ao cliente, bastante significativa em empresas comerciais e industriais, seu processo inicial é o de armazenagem, recebendo e estocando os produtos acabados até o processamento dos pedidos aos clientes que é determinante em três fases primordiais:

a. Ainda na área de vendas/ marketing, recebe a solicitação do pedido e o integra a um sistema de informação que verifica o estoque do produto, caso este não tenha estoque disponível o sistema realiza a programação de produção. É o credito que o cliente tem com a empresa vendedora.

b. Envolve as atividades de emissão das etiquetas de identificação do cliente e o código de barras dos produtos a serem separados, ou seja, inicia-se o processo de separação, conferência, embalagem, emissão do conhecimento do frete, faturamento, consolidação de carga e expedição.

c. É o subprocesso de transporte que é o carregamento dos produtos, transporte até o centro de distribuição regional, transferência Cross Docking (armazéns centrais, que agem como coordenadores no processo de suprimentos, assim como ponto de transbordos) fazendo com que o produto chegue ate o cliente final em um bom estado de conservação.

Os três processos descritos devem atuar juntos visando à diminuição dos custos acumulados em um processo, e que podem acarretar uma elevação compensatória em outro.

No que diz respeito aos produtos acabados e peças de reposição, estes são transferidos das plantas para um centro de distribuição, que por sua vez distribui para varejistas nacionais e no exterior.

Os processos de abastecimento de materiais e peças nacionais envolvem atividades de recebimento e administração de materiais. Toda logística dos materiais e peças importadas é de responsabilidade da área de logística internacional.

Quanto a logística da planta, a área de planejamento e administração de materiais realiza a gestão dos estoques de produtos em processo. A armazenagem desses itens é realizada nas próprias unidades fabris. O Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) faz toda a programação e controle da produção.

As exportações incluem produtos acabados, peças de reposição e os itens CKD (são conjuntos de partes criados geralmente pela fábrica matriz ou pelo seu centro de produção para exportação e posterior montagem de produtos nos países receptores destes kits, geralmente fábricas menores ou com produção reduzida) para montagem no exterior.

A partir deste exemplo, conclui-se que as operações logísticas na indústria, independentemente de seu segmento, ocorrem de acordo com os processos estabelecidos, para basicamente mover, estocar, transportar e entregar materiais e produtos a quem deles necessita e de acordo com suas normas e especificações.

Todos os processos logísticos geram custos como consequências de suas atividades, que necessitam ser identificados e informados aos seus gestores para serem tomadas as medidas e correções necessárias.

Para isso, na gestão dos processos logísticos, é fundamental o conhecimento e o tratamento das diversas atividades existentes, como também suas inter agilidades com outras atividades da empresa, agregando cada vez mais valor a seus funcionários, clientes e acionistas.

ETAPA 01 – PASSO 02

Como vimos na Etapa anterior, em relação à logística empresarial, existem diversos custos que são gerados, para que seja feito um bom trabalho, são os custos de armazenagem e movimentação:

Custos com armazenagem: É toda atividade operacional realizada para manter o estoque de uma empresa, no qual envolvem questões que se refere à localização, o tamanho da área, a forma de organizar o estoque, o local em que se encontram os produtos estocados, entre diversas outras atividades.

Custos de Armazenagem

Embalagens

Projetos de melhorias (ex: carga e descarga)

Empilhadeiras e maquinários em geral

Tecnologias para movimentação interna

Mão de Obra

Aluguel de galpões

Agua

Energia Elétrica

Manutenção dos equipamentos

Custos de movimentação: Envolve a movimentação de produtos desde o fornecedor até a empresa, e da empresa até o cliente, e isso inclui desde produtos semiacabados, produtos acabados, e até mesmo as peças de reposição. Os custos com movimentação envolve um valor elevado, pois existem os gastos com pedágios, combustíveis, independente do modal a ser utilizado.

Para um melhor custeio no transporte e movimentação e necessário que se avalie o melhor modal a ser utilizado, pois às vezes, se escolher o mais barato e com um tempo de entrega maior poderá resultar em um custo mais elevado na manutenção de inventários, além de correr o risco de descumprir os prazos de entrega acordados com os clientes.

Custos de Movimentação/Transporte

Frete

Pedágio

Seguros em geral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com